A PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA DE JAMES PRESCOTT JOULE: UMA LEITURA A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK

Autores

  • Wellington Pereira de Queirós Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru), Faculdade de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Bairro Vargem Limpa Bauru, São Paulo.
  • Roberto Nardi Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru), Faculdade de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Bairro Vargem Limpa Bauru, São Paulo.
  • Demétrio Delizoicov Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Campus Universitário Trindade-Florianópolis, Santa Catarina.

Palavras-chave:

Ensino de Física, Filosofia, História e Sociologia da Ciência, Ludwik Fleck, James Prescott Joule

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar epistemologicamente a tentativa de James Prescott Joule em substituir o motor a vapor pelo elétrico. Nesta análise histórica, utilizamos as categorias epistemológicas: estilo de pensamento, coletivo de pensamento, circulação intercoletiva de idéias e práticas e as conexões ativas e passivas de Ludwik Fleck. Joule e os demais técnicos de Manchester receberam incentivos financeiros de governos e industriais para substituírem o motor a vapor pelo elétrico, uma vez que havia em Manchester, naquela época, uma cultura da técnica e da busca da exatidão e precisão, na qual Joule estava imerso, o que nos permitiu identificar, inicialmente, estilos de pensamento tecnicista e de eficiência experimental. Entretanto, Joule não conseguiu substituir o motor a vapor pelo elétrico; e a consciência dos problemas enfrentados por ele, na tentativa de fazer tal substituição, levou-o a buscar, por meio da circulação intercoletiva de ideias e práticas, como o estudo dos trabalhos de Faraday e de Jacobi, uma reorientação de suas pesquisas. A partir de nossa análise, o que ocorreu foi uma mudança de estilo de pensamento do tecnicista para o científico. Nesse sentido, Joule passou a investigar questões de cunho científico, como o efeito Joule e o equivalente mecânico do calor, que contribuiu significativamente para o estabelecimento do princípio da conservação da energia. Apontamos, aqui, as contribuições desta análise epistemológica para a discussão de questões da natureza da ciência no ensino básico e na formação de professores de Física.

Downloads

Publicado

2016-06-04

Como Citar

de Queirós, W. P., Nardi, R., & Delizoicov, D. (2016). A PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA DE JAMES PRESCOTT JOULE: UMA LEITURA A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK. Investigações Em Ensino De Ciências, 19(1), 99–116. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/98

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>