Investigações em Ensino de Ciências https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci <p>A<strong> Investigações em Ensino de Ciências (IENCI)</strong> é uma revista internacional de publicação quadrimestral, indexada, voltada exclusivamente para a pesquisa na área de ensino/aprendizagem de ciências (Física, Química, Biologia ou Ciências Naturais, quando enfocadas de maneira integrada).</p> <p>Este periódico tem como objetivo principal a divulgação aberta de trabalhos relevantes e originais em pesquisa em ensino de Ciências para a comunidade internacional de pesquisadores, em especial, da América Latina e península Ibérica.</p> <p><strong>ISSN:</strong> 1518-8795</p> pt-BR <p>A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da <em>Budapest Open Access Initiative (BOAI)</em>, ou seja, <strong>os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.</strong></p><p>O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.</p><p>Todos os artigos são publicados com a licença <a title="Creative Commons" href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/" target="_blank">Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional</a>. 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Nosso percurso analítico começa a partir do contexto mais amplo possível, o ocidental, identificando os principais fatores que corroboraram para o surgimento da educação não formal, tais como: crise educacional, reconstrução das nações no pós-guerra e Guerra Fria. A partir desse pano de fundo, afunilamos a análise, avançando para as conjunturas latino-americana e brasileira, reconhecendo movimentos de aparelhamento da educação não formal por parte das classes opressoras e, igualmente, movimentos de resistência por parte dos oprimidos, revelando o caráter contraditório e dialético dessa atividade humana. Por fim, traçamos um panorama geral da distribuição e acesso dos espaços culturais e científico-culturais no Brasil, buscando compreender como a história e as contradições do processo de constituição da educação não formal brasileira se materializam atualmente, revelando a distribuição e acesso desiguais desses equipamentos culturais, ficando concentrados nos estados do Sudeste e mais visitados pela população mais rica e escolarizada.</p> Rodolfo Zampieri Bezzon, Alessandra Bizerra Copyright (c) 2024 Rodolfo Zampieri Bezzon, Alessandra Bizerra http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3187 Sat, 04 May 2024 00:00:00 +0000 UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A TEORIA CRÍTICA DA RAÇA NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3277 <p>A Teoria Crítica da Raça (TCR) desempenha um papel fundamental ao ajudar a compreender a dinâmica das relações raciais no país. Este trabalho consiste em uma revisão da literatura sobre a articulação e a utilização da TCR na educação científica. O objetivo principal foi mapear, identificar e analisar a produção acadêmica na área da educação científica que adotou a TCR como referencial teórico e/ou metodológico, no período de 1995 a 2021, a fim de compreender os debates no campo da pesquisa e do ensino da Educação em Ciências, tanto no contexto brasileiro quanto internacional. A pesquisa foi realizada por meio da consulta de artigos nas bases de dados eletrônicas ERIC (Educational Resource Information Centre), Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e SciELO (Scientific Electronic Library Online). O resultado da busca foi de 40 artigos, publicados em 24 periódicos internacionais. Após a seleção, leitura e análise dos artigos, os trabalhos foram organizados em três categorias: (i) Compromisso da educação científica com as questões raciais; (ii) Educação de jovens na perspectiva da raça; (iii) Percepção docente na formação centrada na raça. A pesquisa destaca a necessidade de mais estudos e esforços de pesquisa em relação à TCR no contexto brasileiro, especialmente na Educação em Ciências e nas ciências físicas, onde ainda é pouco difundida.</p> Anderson Castro de Oliveira, Alan Alves-Brito, Katemari Diogo Rosa Copyright (c) 2024 Anderson Castro de Oliveira, Alan Alves-Brito, Katemari Diogo Rosa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3277 Sat, 04 May 2024 00:00:00 +0000 COMPREENDENDO A POLISSEMIA DO CONCEITO DARWINISTA DE ADAPTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3318 <p>O presente trabalho tem como objetivo analisar a polissemia do conceito darwinista de adaptação em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2015. Como ferramenta teórico-metodológica, foi utilizada uma matriz semântica contendo dimensões ontológicas e epistemológicas que forneceram as bases para a proposição de zonas de um modelo de Perfil Conceitual do conceito de adaptação. As análises mostraram que o uso frequente do conceito de adaptação na abordagem de conteúdos de Zoologia, Botânica, Paleontologia e Fisiologia reforçou o papel integrador e central da Evolução no discurso escolar. Prevaleceu entre as unidades de registro uma noção utilitarista da adaptação como estado de ser ou para referir-se a características dos seres-vivos, nas quais a funcionalidade aparece como condição suficiente para defini-las como adaptações, independentemente de sua origem por seleção natural. Esse modo de apresentar as adaptações pode levar os estudantes a relegarem o papel da seleção natural em sua explicação a um segundo plano, ou mesmo a desconsiderá-lo inteiramente, ou a compreendê-la como um processo que atua necessariamente para produzir traços adequados às condições atuais do meio. Diversas abordagens envolvendo o conceito de adaptação enfatizaram as noções de objetivo e propósito, desde uma perspectiva teleológica. O uso recorrente dessas explicações teleológicas pode estar associado ao fato de que esse modo de pensar é bastante comum nas atividades cognitivas, de tal maneira que seu uso seria justificado pela expectativa de que uma linguagem baseada nele poderia apresentar valor heurístico na evolução conceitual dos estudantes. Há, contudo, uma necessidade de fundamentar essas explicações apropriadamente, desde uma abordagem evolutiva e/ou organizacional dos sistemas vivos, de tal maneira que modos de pensar incompatíveis com o entendimento científico na biologia contemporânea não sejam promovidos. Isso traz dificuldades que são de enfrentamento potencialmente complicado no ensino médio, especialmente se considerarmos a ausência na formação de professores, em geral, de uma fundamentação apropriada de explicações teleológicas válidas à luz do pensamento biológico contemporâneo.</p> Tasso Meneses Lima, Cláudia de Alencar Serra e Sepulveda, Charbel Niño El-Hani Copyright (c) 2024 Tasso Meneses Lima, Cláudia de Alencar Serra e Sepulveda, Charbel Niño El-Hani http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3318 Sat, 04 May 2024 00:00:00 +0000 UNCOVERING THE ORIGINS OF MENTAL IMAGES ABOUT THE CONCEPT OF LIGHT: THE DIFFERENCE BETWEEN NOVICE AND EXPERT MEDIATION LEVELS PROFILE https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3363 <p>This study investigates the mental imagery formed by two Physics undergraduates following their interaction with a mobile application analyzing emission and absorption light spectra. The tool, an instance of extracerebral cognitive processing, served to illuminate the internal cognitive mechanisms the students employed to understand novel knowledge. Guided by the Cognitive Networks Mediation Theory (CNMT), which underscores the significance of external tools in facilitating cognition, and drawing upon Bachelard's Epistemological Profile and Mortimer's Conceptual Profile, a novel 'Mediation Level' Profile is proposed. This profile represents the preferred type of mediation each student employed to elucidate their observations and understandings. The research utilized the Report Aloud Protocol to analyze students' verbal and gestural communications, revealing a complex pattern of various mental images developed through interaction with external objects via different levels of mediation. Notably, the psychophysical and hypercultural mediation levels stood out among the students. The implications of these findings for Physics education and future research directions are discussed, underscoring the utility of mobile applications as a supplementary tool in laboratory settings and the complexity of mental imagery in understanding physical phenomena.</p> Juliana Rodrigues Anjos, Agostinho Serrano de Andrade Neto Copyright (c) 2024 Juliana Rodrigues Anjos, Agostinho Serrano de Andrade Neto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3363 Sat, 04 May 2024 00:00:00 +0000 ATIVIDADE COM PAIS NO COMPUTADOR “NANOAPC”: CONTRIBUTOS PARA A APRENDIZAGEM DA NANOTECNOLOGIA NO CONTEXTO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3402 <p>As Atividades com Pais no Computador são tarefas pedagógicas baseadas em conteúdos disciplinares socialmente relevantes com o objetivo de estabelecer a conexão escola-casa e a colaboração entre pais e alunos, para promover a literacia digital e a literacia de um domínio específico. Este artigo aborda um estudo que teve como objetivo investigar o contributo da Atividade com Pais no Computador “NanoAPC”, quer para o desenvolvimento de conhecimento dos alunos do 8.º ano sobre a área da nanotecnologia, quer para sensibilizar os pais/encarregados de educação para a referida área. As atividades foram propostas num ambiente formal de aprendizagem, a escola, mas foram realizadas em casa pelo aluno e por um dos pais ou o encarregado de educação. A NanoAPC pretendeu auxiliar os alunos a aprender conteúdos de Química contextualizados com os avanços e com as aplicações da nanotecnologia na sociedade, numa perspetiva sociocientífica. Um plano de investigação quasi-experimental foi implementado, tendo como participantes 58 alunos e 58 pais/encarregados. Os alunos foram divididos por duas condições experimentais que foram testadas: os grupos 1 e 2, sujeitos à NanoAPC, mas com uma intervenção inicial diferente e o grupo 3, sujeito a uma ficha de atividades. Todos os grupos foram sujeitos a um questionário como pré-teste e pós-teste, respetivamente antes e depois da intervenção. Os resultados, decorrentes na análise dos pré-teste e pós-teste e das respostas dadas nas respetivas fichas de atividades, mostram que os alunos dos grupos 1 e 2 evidenciaram uma melhoria significativa no conhecimento de nanotecnologia comparativamente aos do grupo 3. Concluímos que o recurso digital NanoAPC é útil para os professores que mostrem interesse em abordar a nanotecnologia, mas que tenham limitações de tempo devido à gestão do currículo. Além do mais, promove a triangulação pais – alunos – computador e, consequentemente, sensibiliza os pais para esta área.</p> Natália Relvão da Silva, João Carlos de Matos Paiva, Carla Susana Lopes Morais Copyright (c) 2024 Natália Relvão da Silva, João Carlos de Matos Paiva, Carla Susana Lopes Morais http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3402 Sat, 04 May 2024 00:00:00 +0000 O ENSINO DE GENÉTICA NO BRASIL: UM ESTUDO MÉTRICO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3452 <p>As pesquisas desenvolvidas na área de Ensino de Biologia estão em pleno crescimento, entretanto, as investigações em Ensino de Genética não acompanharam essa tendência de aumento. Sendo assim, o estudo objetivou <em>analisar metricamente o perfil da produção científica relacionada à subárea “Ensino de Genética” nos periódicos de Ensino de Ciências do Brasil nos anos de 2011 a 2020. Para tal, nos baseamos em uma análise prioritariamente quantitativa fundamentada nos princípios </em>teóricos-metodológicos adaptados dos estudos métricos no campo da bibliometria. Foram consultados todos os artigos publicados entre 2011 e 2020 em cinco periódicos brasileiros da referida área, selecionando aqueles que focalizavam o Ensino de Genética em seus conteúdos. Com esse levantamento, analisamos os indicadores gerais, de autoria-produção, de conteúdo e referências. O perfil obtido com base nesses indicadores nos proporcionou alguns indicativos para compreensão das tendências da produção científica na área, tais como: incipiência nas pesquisas sobre o Ensino de Genética, mulheres entre os autores-pesquisadores mais colaborativos e citados, periódicos e documentos governamentais entre os tipos de materiais bibliográficos mais referenciados, dentre outros. Sendo assim, esperamos com esse trabalho proporcionar direcionamentos para futuras investigações.</p> Christian dos Santos Fonseca, Juvenal Cordeiro Silva Junior, Alaércio Moura Peixoto de Jesus Copyright (c) 2024 Christian dos Santos Fonseca, Juvenal Cordeiro Silva Junior, Alaércio Moura Peixoto de Jesus http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3452 Sat, 04 May 2024 00:00:00 +0000 A PRÁTICA DOCENTE E O DIÁLOGO ENTRE SABERES NO ENSINO DE BOTÂNICA https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3490 <p>Um dos desafios na educação do Brasil tem sido desenvolver práticas pedagógicas que contextualizem o ensino e façam acontecer o diálogo entre os diferentes tipos de conhecimento em sala de aula. No presente artigo, buscamos identificar as concepções dos professores de Biologia sobre o conteúdo de botânica, e responder as seguintes perguntas: a) Como se dá a prática docente nas aulas de botânica do Ensino Médio? b) Quais os desafios da prática docente no ensino de botânica? c) Qual a importância das aulas práticas para o ensino de botânica de acordo com a concepção dos professores? d) Como o conhecimento local dos estudantes é compreendido e utilizado pelos professores nas aulas de botânica? A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa. O lócus da pesquisa foram quatro escolas públicas da rede Estadual de ensino de Nazaré da Mata (PE) e os sujeitos professores que lecionam biologia no 2º ano do Ensino Médio. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observações de aulas de botânica e encontros com os professores para discutir ponto a ponto sobre a temática do estudo. Observamos que a prática docente sobre o conteúdo de botânica se baseia no ensino tradicional com viés unilateral. De acordo com os docentes, os principais desafios para ministrar as aulas são o pouco tempo disponível para as aulas, a priorização dos conteúdos voltados para as avaliações externas e a falta de estrutura nas escolas. Os professores relatam sentir dificuldade para ministrar os conteúdos, e associam essa dificuldade à própria formação. Além disso, observamos que o diálogo entre saberes não estava presente nas aulas, havendo desconhecimento da maioria dos professores a respeito dos diferentes tipos de conhecimento e das formas de abordá-los em sala de aula.</p> Natália Maria da Silva, Thiago Braz Barbosa de Sousa, Marcelo Alves Ramos Copyright (c) 2024 Natália Maria da Silva, Thiago Braz Barbosa de Sousa, Marcelo Alves Ramos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3490 Sat, 04 May 2024 00:00:00 +0000 DEVELOPMENTAL PATHS OF TEACHER PROFESSIONAL KNOWLEDGE IN MODELING-BASED TEACHING: ANALYSIS FROM A LONGITUDINAL SOCIO-HISTORICAL PERSPECTIVE https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3506 <p>This study seeks to understand the development of teacher professional knowledge about models and modeling of a Chemistry Education associate professor, experienced and specialized in modeling-based teaching from a longitudinal socio-historical perspective. To do so, we analyzed her statements about her life history in terms of school and academic education, as well as professional practices for the last 18 years. Data were constructed from the transcription of those statements and interpreted according to theoretical-methodological procedures based on both a microgenetic analysis, promoting the decontextualization of contexts, and a macrogenetic analysis, from the recontextualization of contexts. This made it possible to trace her experiences from the student context at the secondary school to the experiences as university professor about to teach a course on models and modeling to a class of future teachers. The data analysis showed that, in her teaching history, various educational situations and contexts involving modeling-based teaching influenced her teacher professional knowledge about models and modeling, as well as how some turning points influenced and took part of the development of such knowledge. This study favors an understanding of the constitution of the subject (the associate professor) as it allows entering into her life contexts in which developmental paths of her teacher professional knowledge were identified and characterized. Furthermore, it contributes to the understanding of how science teachers can develop such knowledge from a longitudinal socio-historical perspective, which may have implications for teachers education.</p> Leandro Oliveira, Rosária Justi Copyright (c) 2024 Leandro Oliveira, Rosária Justi http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3506 Sat, 04 May 2024 00:00:00 +0000 AGÊNCIA EPISTÊMICA COMO UM CONSTRUTO DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUESTÕES TEÓRICAS E PROPOSIÇÕES ANALÍTICAS https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3511 <p>Um dos desafios emergentes do ensino de ciências envolve o compartilhamento de responsabilidades epistêmicas entre professores e estudantes nos processos de construção do conhecimento. Nesse contexto, o constructo agência epistêmica tem sido mobilizado como uma proposta promissora entre pesquisadores da área de Educação em Ciências. Com o propósito de discutir os significados do conceito para a área, abordamos a maneira pela qual pesquisadores têm interpretado e investigado a agência epistêmica, dando enfoque aos significados atribuídos aos dois componentes do construto: "agência" e "epistêmico". Para isso, buscamos situar a noção de agência no campo educacional mais amplo, considerando aquelas pesquisas que buscam relações entre agência, como construto mais amplo e interseccional, e aprendizagem. De modo articulado, discutimos aspectos epistêmicos comumente considerados nas análises da agência epistêmica. Por fim, discutimos relações entre agência epistêmica e poder, o que nos parece particularmente relevante para os avanços no campo, considerando as discussões já consolidadas sobre o papel ativo do estudante na aprendizagem. Defendemos que as pesquisas sobre agência epistêmica se beneficiariam de uma fundamentação mais sólida em teorias de poder, o que permitiria: <em>i</em>) situar os aspectos considerados relevantes nas análises, <em>ii)</em> operacionalizar conceitos próprios de teorias de poder para análise; <em>iii) </em>articular proposições teóricas sobre poder a noções de aprendizagem de ciências usadas no campo; <em>iv) </em>avançar na compreensão sobre transformações de contextos de aprendizagem.</p> Thalita Oliveira Carneiro, Ana Paula Souto Silva Teles, Santer Alvares de Matos, Luiz Gustavo Franco Copyright (c) 2024 Thalita Oliveira Carneiro, Ana Paula Souto Silva Teles, Santer Alvares de Matos, Luiz Gustavo Franco http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3511 Sat, 04 May 2024 00:00:00 +0000 EVALUACIÓN DE UN MATERIAL EDUCATIVO SOBRE EL CONSUMO SUSTENTABLE https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3517 <p>Reflexionar y tomar conciencia de nuestras prácticas de consumo de alimentos es una necesidad actual, dadas las problemáticas socioambientales que enfrentamos como humanidad. La literatura reporta que los procesos implicados en la producción de la carne de res impactan negativamente al ambiente. De modo que, hablar sobre esta en la escuela resulta relevante para contribuir al desarrollo de prácticas de consumo sustentable. No obstante, los materiales específicos para abordar esta temática son escasos. Lo anterior, nos movilizó a producir un material educativo, que sometimos a evaluación utilizando el método Delphi para identificar áreas de oportunidad que mejoren su diseño. Realizamos 3 rondas de evaluación en las que participó un panel de 5 expertos, cuyas opiniones fueron categorizadas en ocho dimensiones utilizando el análisis de contenido. En la ronda 3 logramos la estabilidad de las opiniones, y en todo el proceso identificamos 34 áreas de oportunidad, principalmente relacionadas con la dimensión <em>Diseño de las actividades</em>. La experiencia de evaluación por expertos nos confirmó que este es un mecanismo que contribuye en la calidad de los materiales educativos.</p> Isabel Lara Espinosa, Tatiana Iveth Salazar López Copyright (c) 2024 Isabel Lara Espinosa, Tatiana Iveth Salazar López http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3517 Sat, 04 May 2024 00:00:00 +0000 INDICADORES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM INVESTIGAÇÕES REALIZADAS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3519 <p>Mobilizar cognitiva, afetiva e comunicativamente estudantes da Educação Básica em torno de atividades que os instiguem a produzir trabalhos de natureza científica é uma experiência pedagógica que pode potencializar a sua iniciação científica. A partir desse pressuposto e tendo como cenário a cultura gaúcha, a pesquisa relatada neste artigo buscou responder o seguinte problema: Quais as contribuições de uma Oficina com ênfase em etnomodelos da cultura gaúcha para o desenvolvimento de competências de iniciação científica em estudantes do Ensino Fundamental? Para tanto, foram formulados sete indicadores de iniciação científica baseados em uma revisão de trabalhos acadêmico-científicos que discutem a educação voltada para a pesquisa e a produção autoral. Esses sete indicadores foram empregados para analisar os dados reunidos durante uma oficina ofertada, de forma remota para estudantes e professores dos anos finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de instigar a elaboração de projetos investigativos e autorais para apresentação em Feiras de Ciências. Os dados reunidos nesta pesquisa foram analisados usando a Teoria da Triangulação. Os resultados mostram a contribuição da Oficina como propulsora da iniciação científica dos estudantes, que elaboraram trabalhos de natureza investigativa sobre temáticas relativas à cultura gaúcha. Os professores, por sua vez, relataram terem passado a orientar seus alunos na realização de projetos para Feiras de Ciências ao invés de apenas lhes propor trabalhos previamente. A pesquisa e a realização da Oficina confirmam a importância de promover a iniciação científica de estudantes da Educação Básica, pois é por meio dessa iniciação que eles desenvolvem competências investigativas, argumentativas e comunicativas.</p> Jeruza Quintana Petrarca de Freitas, Angela Maria Hartmann Copyright (c) 2024 Jeruza Quintana Petrarca de Freitas, Angela Maria Hartmann http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3519 Sat, 04 May 2024 00:00:00 +0000 O CONCEITO DE ELÉTRON E A NARRATIVA DE ALICE NO PAÍS NO QUANTUM: UMA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS PELA ICONICIDADE DE SIGNOS https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3532 <p>A relação Ciência-Literatura, na Educação Científica, tem apontado às potencialidades educativas da literatura fantástica, por exemplo, para a aprendizagem de conceitos abstratos. No entanto, não se tem explorado o papel dos elementos ficcionais no processo de aprendizagem e como eles são retomados em situações de ensino. Neste estudo, realizamos uma oficina sobre o conceito de elétron e a Mecânica Quântica com estudantes de um curso de licenciatura em Química, para investigar como a narrativa de Alice no País do Quantum poderia influenciar na aprendizagem. Ao analisar os dados das discussões e questionários, a partir da Teoria da Iconicidade Verbal (TIV), identificamos a manipulação de níveis de iconicidade pelos estudantes ao relacionarem elementos ficcionais com suas compreensões sobre o elétron em uma realidade microscópica. Nossos achados apontam como a narrativa do livro foi importante na (re)significação por parte dos estudantes, sendo representada pela manipulação dos níveis de iconicidade propostos pela TIV.</p> Marília dos Santos Marinho, João Roberto Ratis Tenório da Silva Copyright (c) 2024 Marília dos Santos Marinho, João Roberto Ratis Tenório da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3532 Sat, 04 May 2024 00:00:00 +0000 HISTÓRIA E CONHECIMENTO EXPERIENCIAL DE PESSOAS NEGRAS NA FÍSICA E NAS CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3541 <p>Este artigo traz uma revisão da literatura centrando-se nas trajetórias, histórias e experiências de cientistas e estudantes negros na Física e nas Ciências Naturais. Com base na Teoria Crítica da Raça e na Perspectiva Decolonial, o estudo problematiza as estruturas eurocêntricas, coloniais, racistas e patriarcais da ciência contemporânea, bem como a sub-representação da população negra, especialmente mulheres negras, nas Ciências Naturais e Físicas. A revisão teve o objetivo de investigar e analisar de que maneira histórias e conhecimentos experienciais de pessoas negras têm sido discutidos na área de pesquisa em Ensino de Física/Ciências. Foi definido o período 2003-2021 para busca dos artigos. A pesquisa, decorrente de uma dissertação de mestrado, classificou os achados em cinco categorias temáticas por meio da metodologia Análise Documental. A categoria temática escolhida para ser abordada neste artigo diz respeito às <em>trajetórias e experiências de cientistas e estudantes negros e negras na Física e nas Ciências</em>, e reuniu 11 artigos. A literatura aponta uma lacuna de pesquisa dessa problemática, principalmente na literatura nacional. Os artigos trazem as contribuições científicas africanas, as narrativas de mulheres negras nos Estados Unidos e os desafios enfrentados por estudantes negros e negras, apontando para a necessidade de descolonização epistêmica e inclusão equitativa no ensino de Física/Ciências. Os resultados mostram que pessoas negras na universidade sofrem com barreiras históricas na área, e mulheres negras têm desafios particulares que interseccionam raça e gênero. Alguns dos obstáculos relatados por estudantes negros e negras foram: falta de pertencimento ou sentimentos de isolamento, redução da autoeficácia, pouca representatividade de pessoas negras nas Ciências e reprodução de estereótipos de gênero e de raça. Destaca-se que o enfrentamento ao racismo e às demais opressões na academia deve envolver a valorização, o acolhimento, a inclusão, o incentivo e a divulgação dos trabalhos de cientistas e estudantes negros/negras na História da Ciência. A literatura também destaca a necessidade do combate sistêmico às desigualdades por meio de um processo de descolonização epistêmica no Ensino de Física/Ciências, colocando o conhecimento experiencial de pessoas negras no centro da discussão para que as estruturas opressivas possam ser compreendidas criticamente.</p> Isadora Santos da Silva, Neusa Teresinha Massoni, Alan Alves-Brito Copyright (c) 2024 Isadora Santos da Silva, Neusa Teresinha Massoni, Alan Alves-Brito http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3541 Sat, 04 May 2024 00:00:00 +0000 DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO YOUTUBE: A NATUREZA DAS PERGUNTAS PRESENTES NOS COMENTÁRIOS DE UM VÍDEO DO CANAL NERDOLOGIA https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3545 <p>Este artigo apresenta o processo de identificação, análise e caracterização de perguntas feitas por internautas nos comentários do vídeo “Alquimia e como fazer ouro”, do canal Nerdologia do <em>YouTube</em>. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza como método o levantamento de dados <em>online</em>. Foram consideradas todas as perguntas realizadas desde a inserção do material na plataforma até março de 2023. Entre as 316 perguntas identificadas, 140 foram analisadas por terem relação com o vídeo e sua produção. A classificação das questões levou em conta dois aspectos, denominados pressuposto e demanda. O sistema de categorização dos pressupostos, estabelecido <em>a posteriori</em>, identificou 11 temas distintos, sendo Geoquímica o mais abordado nas perguntas. Entre as demandas, propostas <em>a priori</em> nos referenciais teóricos que embasaram o estudo, houve predomínio da categoria informativa. Ao mesmo tempo, as perguntas investigativas do tipo predição representaram quase um terço do total analisado. Tais resultados indicam que o vídeo de divulgação científica analisado tem potencial para suscitar questões simples e diretas, porém importantes na fundamentação do conhecimento sobre ciências, assim como para provocar interrogações que demandam maior ordem cognitiva do indagador. Ademais, a proposta de análise apresentada neste artigo viabilizou a classificação da natureza das perguntas relacionadas a um vídeo de divulgação científica que segue o modelo de edutenimento.</p> Rafael da Costa Brito, Mateus Aguiar Ferreira, Camila Greff Passos, Carla Sirtori, Nathália Marcolin Simon Copyright (c) 2024 Rafael da Costa Brito, Mateus Aguiar Ferreira, Camila Greff Passos, Carla Sirtori, Nathália Marcolin Simon http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3545 Sat, 04 May 2024 00:00:00 +0000 APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO CRÍTICO Y LA ENSEÑANZA DE LA RELATIVIDAD GENERAL: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3557 <p>El aprendizaje significativo y crítico de la relatividad general por parte de los estudiantes es una necesidad inminente gracias a los nuevos descubrimientos en el área de la astrofísica y por su impacto en el ámbito social y tecnológico. El objetivo de este trabajo es analizar la incorporación de los principios de la Teoría del Aprendizaje Significativo Crítico en la educación básica y media, y valorar la posibilidad de implementar estos principios en la enseñanza de la relatividad general. Se aplica el protocolo PRISMA en una revisión sistemática de artículos científicos entre los años 2012 y 2023, proporcionados por bases de datos como Web of Science, Scopus, Dialnet y Google Scholar. Se eligieron artículos en español, inglés y portugués que dieran cuenta de propuestas de intervención en las que se abordaran los principios del aprendizaje significativo crítico para la formación de estudiantes de la educación básica y media. Se analizaron 23 estudios en los que se consideró la implementación de los principios de esta teoría en el aprendizaje de conceptos de ciencias naturales y matemáticas. Se concluye, tras el análisis, que hay un interés en abordar los principios del conocimiento previo, interacción social y del cuestionamiento y la no utilización de la pizarra en estos niveles educativos. En relación con la enseñanza de la relatividad general, su contexto histórico y revolución conceptual permite abordar principios como el desaprendizaje, el conocimiento como lenguaje y la incertidumbre del conocimiento.</p> Edwar Castañeda Zapata, Sonia Yaneth López Ríos, Jaime Alberto Osorio Vélez Copyright (c) 2024 Edwar Castañeda Zapata, Sonia Yaneth López Ríos, Jaime Alberto Osorio Vélez http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3557 Sat, 04 May 2024 00:00:00 +0000 NA TRILHA DO COLTAN: UMA CONTROVÉRSIA CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL EM TORNO DAS ENTRANHAS DOS SMARTPHONES https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3571 <p>O uso de telefones inteligentes ou smartphones (em inglês) como recurso didático-pedagógico para o ensino está se tornando cada vez mais presente nos diferentes níveis educacionais. No entanto, há pouca discussão nas escolas sobre este dispositivo tecnológico em si. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que, adotando como referencial teórico-metodológico noções da Análise de Discurso em sua vertente iniciada por Pêcheux, visa compreender de que modo um grupo de professores de química em formação inicial, participantes na implementação de uma unidade de ensino estruturada na forma de controvérsia científica ao redor do coltan e desenvolvida com a mediação da Narrativa Transmídia (NT) como recurso didático, produzem Discurso Digital Escolar relativo à Química (DDErQ), analisando os possíveis efeitos dessa mediação nos seus processos formativos. A unidade de ensino implementou-se na sua integridade de maneira virtual ao longo de seis semanas com duas turmas de professores em formação que cursavam disciplinas que compõem a grade curricular da Licenciatura Integrada em Química e Física e da Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A coleta de informações foi realizada através de questionários escritos, gravações de áudio e vídeo das oficinas síncronas e das narrativas construídas ao redor da temática selecionada disponibilizadas pelos participantes através de diferentes plataformas tecnológicas. A partir desta experiência, os resultados desvendam cinco condições relevantes para compreender os modos de produção do DDErQ e, com base nas reflexões dos participantes, permitem inferir alguns indícios de relações entre as condições de produção discursiva, a unidade de ensino e a mediação da NT como recurso didático em seus processos de formação inicial. Apontam também para a necessidade de mobilizar novos modos de leitura das tecnologias e do digital em sala de aula. Por fim, as análises sustentam a tese de que tais elementos representam subsídios potenciais no intuito de traçar novos percursos que contribuam à reinterpretação e à ressignificação de suas práticas escolares futuras no contexto de ensino de química.</p> Néstor Alexander Zambrano-González, Pedro da Cunha Pinto-Neto Copyright (c) 2024 Néstor Alexander Zambrano-González, Pedro da Cunha Pinto-Neto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3571 Sat, 04 May 2024 00:00:00 +0000 PRÁCTICAS EDUCATIVAS EN CIENCIAS CON PERSPECTIVA DE GÉNERO: TENDENCIAS DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN CIENTÍFICA https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3581 <p> El propósito de este estudio es caracterizar el estado del arte de prácticas educativas que incorporan la perspectiva de género en la educación científica e identificar sus avances y desafíos en torno a la investigación. El método fue una revisión sistemática de la literatura que considera el análisis de investigaciones empíricas producidas entre el periodo 2013-2022. Se consultaron bases de datos Scopus, Scielo y Web of Science, aplicando criterios de inclusión y exclusión para obtener la máxima información posible. De la estrategia de búsqueda prediseñada resultaron 23 artículos para el análisis. Los resultados muestran que las principales prácticas son las de utilización de preguntas científicas y talleres de aula, y la mayor productividad científica se desarrolla en América del Norte y Europa. Los hallazgos más significativos en torno a las visiones de ciencia contemporáneas que incorporan la perspectiva de género. Esta investigación describe los desafíos relacionados con las metodologías implementadas para incentivar prácticas educativas desde miradas de equidad y pluralidad en la educación científica, alcance geográfico y las visiones de ciencia y género presentes en los estudios. Por ello, pretende ser de valor para el profesorado de ciencias y comunidad investigativa en educación científica interesados en la inclusión de la perspectiva de género en la enseñanza.</p> Carolina Martínez-Galaz, Pamela Palomera-Rojas, Natalia Jara Colicoy, Javiera Gutiérrez-López, Susan Morales-Garcés Copyright (c) 2024 Carolina Martínez-Galaz, Pamela Palomera-Rojas, Natalia Jara Colicoy, Javiera Gutiérrez-López, Susan Morales-Garcés http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3581 Sat, 04 May 2024 00:00:00 +0000 CURRÍCULO PODEROSO DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SUPERAÇÃO E EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL, CULTURAL E SOCIAL AOS ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3585 <p>A presente investigação analisa os prejuízos curriculares sobre a disciplina de biologia impetrados pelas atuais reformas educativas, consolidadas no pacote composto pela Base Nacional Comum Curricular, Novo Ensino Médio e, pela Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. No enfrentamento dessa crise, buscamos o apoio teórico da Pedagogia Histórico-Crítica, do conceito de conhecimento poderoso e, das ideias fundamentais. Os pressupostos metodológicos, por sua vez, estão assentados na pesquisa qualitativa descritiva com ênfase no materialismo histórico e dialético, por permitir as análises e os aprofundamentos necessários, diante da complexidade imposta. Busca-se, portanto, a proposição de um currículo de biologia que respeite as especificidades disciplinar e epistemológica dessa disciplina escolar, que fomente o conhecimento poderoso, e garanta o direito ao acesso do saber objetivo pelos estudantes das escolas públicas. Entende-se que apenas um currículo que proporcione esse acesso seja capaz de garantir equidade educativa a todos os estudantes, independentemente de suas classes sociais. Nesse contexto, as ideias fundamentais de biologia são utilizadas como proposições metodológicas e construtivas de conteúdos essenciais para um currículo que proporcione aos estudantes sua emancipação intelectual. Conclui-se que as reformas educacionais contemporâneas aprofundam a desigualdade escolar e social. Enquanto, a proposta curricular de biologia apresentada aponta para essa diminuição, contribuindo para a compreensão do mundo e superação do senso comum presente na aparência fenomênica do cotidiano discente.</p> Luís Gomes de Lima, Tiago Venturi Copyright (c) 2024 Luís Gomes de Lima, Tiago Venturi http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3585 Sat, 04 May 2024 00:00:00 +0000 ¿AYUDAN LAS TIC A UNA ENSEÑANZA MÁS CENTRADA EN EL ESTUDIANTE EN LAS MATERIAS STEM? https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3609 <p>Las TIC son algo más que un soporte de la información. Pueden ayudar a promover cambios importantes en la enseñanza. Aprovechando el uso obligatorio de estas herramientas en la pandemia, hemos realizado un análisis de las actividades llevadas a cabo por profesores de materias STEM (Matemáticas, Ciencias y Tecnología) en educación secundaria, mediante dos estudios, El primero se realizó mediante un cuestionario Likert diseñado a tal efecto sobre la frecuencia de realización de tareas, al que se aplicaron análisis de varianza. El segundo analizó una actividad seleccionada por los propios profesores mediante un sistema de categorías (SATA). Los resultados muestran un predominio de actividades reproductivas, gestionadas por el profesor y en definitiva un uso de las TIC como soporte.</p> María Puy Pérez Echeverría, Juan Ignacio Pozo, Beatriz Cabellos Copyright (c) 2024 María Puy Pérez Echeverría, Juan Ignacio Pozo, Beatriz Cabellos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3609 Sat, 04 May 2024 00:00:00 +0000 A MÚSICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NOS ANAIS DO ENPEC E EM PERIÓDICOS QUALIS CAPES A1 E A2 https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3668 <p>O campo de Ensino de Ciências (EC) busca diferentes alternativas para potencializar suas práticas em sala de aula. Nesse contexto, a utilização da música no processo didático surge como uma possibilidade. A pesquisa bibliográfica aqui apresentada buscou nos anais dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências realizados de 2011 a 2021 e em revistas da área de Educação em Ciências no estrato QUALIS A1 ou A2 trabalhos que abordassem essa temática, a fim de traçar um panorama acerca da maneira pela qual pesquisadores do campo exploram a relação entre música e EC. Foram encontrados 33 trabalhos que se subdividiram em três grandes categorias, construídas a partir da recorrência temática observada: exploração de conceitos científicos; criação e utilização de paródias e análise das letras das canções de temáticas científicas, nos quais foram identificadas 11 motivações diferentes como justificativa para a utilização. Os trabalhos que utilizaram letras das canções foram subdivididos em relação ao tipo de abordagem da composição. Por fim, a análise dos autores recorrentes e que trabalharam letras de canções foi realizada com o intuito de verificar recorrências e ausências de gêneros musicais, na tentativa de compreender acerca da utilização da música como instrumento ou objeto cultural. Destacou-se a ausência do gênero samba-enredo e a tendência à utilização da música como um instrumento de ensino e, não, como um objeto cultural.</p> João Gabriel Costa de França Souza, Andreia Guerra de Moraes, Sheila Cristina Ribeiro Rego Copyright (c) 2024 João Gabriel Costa de França Souza, Andreia Guerra de Moraes, Sheila Cristina Ribeiro Rego http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3668 Sat, 04 May 2024 00:00:00 +0000 ANÁLISE LOCAL, PENSAMENTO GLOBAL: ESTRUTURA E DINÂMICA DE RELAÇÕES COLABORATIVAS NA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3670 <p>Este artigo se fundamenta na perspectiva estrutural de redes sociais para explicitamente endereçar lacunas na pesquisa em Ensino de Ciências. Primeiro, avalia-se a estrutura e a evolução da rede de coautoria na pesquisa em Ensino de Ciências em espaços não formais em 40 anos de investigação. Destaca-se a fragmentação e a propriedade de um modelo de mundo-pequeno, com pesquisadores que criam novos laços de coautoria formando agrupamentos localmente conectados, e pesquisadores que cruzam fronteiras. As implicações dessas constatações para a atividade de pesquisa na área são então discutidas. Com isso, é ampliada a discussão para outras temáticas na área de pesquisa em Ensino de Ciências, sugerindo que a múltipla atuação em diferentes temáticas é um eixo organizador das relações de colaboração que resultam em coautoria. Empiricamente, constata-se que os trabalhos com dois ou três autores e altos índices de fragmentação constituem o padrão nas temáticas da área. Além disso, há indicativos que a especificidade de um tema na área de pesquisa em Ensino de Ciências não o torna mais colaborativo. Por fim, discutimos as limitações e propomos encaminhamentos para futuros trabalhos. Conclui-se que a superação de desafios metodológicos na construção de um banco de dados consolidado é mais um passo importante na maturidade da área de pesquisa em Ensino de Ciências.</p> Daniel Trugillo Martins Fontes, André Machado Rodrigues Copyright (c) 2024 Daniel Trugillo Martins Fontes, André Machado Rodrigues http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3670 Sat, 04 May 2024 00:00:00 +0000