A PRÁTICA COMO FONTE DE APRENDIZAGEM E O SABER DA EXPERIÊNCIA: O QUE DIZEM PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA

Autores

  • Luciana M. Lunardi Campos Departamento de Educação. Instituto de Biociências. Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Renato Eugênio da Silva Diniz Departamento de Educação . Instituto de Biociências. Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palavras-chave:

professores de Ciências e Biologia, saberes da experiência, prática docente

Resumo

Este artigo apresenta dados de uma investigação sobre possíveis conhecimentos ou saberes que professores de Ciências e Biologia possuem e que seriam decorrentes de sua experiência profissional. Foram investigados 43 professores da rede pública estadual, vinculados à Diretoria de Ensino do município de Botucatu, SP. Nos dados obtidos, os professores apontaram a relevância da experiência profissional no seu desenvolvimento e de suas ações e relataram ter aprendido sobre si, sobre seus alunos, sobre sua formação, sobre métodos e recursos, sobre sua profissão, entre outros aspectos, possibilitando a identificação de três dimensões- pessoal, profissional e pedagógica- e nove campos do saber da experiência. A partir da compreensão do professor como produtor de conhecimentos referentes à sua profissão, da relevância de sua prática e de seu saber da experiência faz-se necessário reconhecer e identificar tal saber para que, a partir dele seja desencadeado o processo reflexivo no professor e se passe de um saber fragmentário e passivo a um saber unitário e ativo.

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Publicado

2016-11-16

Como Citar

Campos, L. M. L., & Diniz, R. E. da S. (2016). A PRÁTICA COMO FONTE DE APRENDIZAGEM E O SABER DA EXPERIÊNCIA: O QUE DIZEM PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA. Investigações Em Ensino De Ciências, 6(1), 79–96. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/587

Edição

Seção

Artigos