ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA E FORMAÇÃO DE CONCEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS

Autores

  • Ana Célia de Brito Miranda Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - PPGEC, UFRPE
  • Zélia Maria Soares Jófili Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - PPGEC, UFRPE
  • Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - PPGEC, UFRPE
  • Mônica Lins Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - PPGEC, UFRPE

Palavras-chave:

Alfabetização ecológica, Formação de conceitos, Ludicidade

Resumo

Este estudo buscou investigar a formação de conceitos e de atitudes envolvidas no estudo de teia alimentar por meio de atividades lúdicas e utilizando o referencial vygotskiano. A professora-pesquisadora planejou as atividades que foram vivenciadas por um grupo de crianças da Educação Infantil, de ambos os sexos, na faixa etária entre 4-5 anos. A escolha desse conceito específico teve como objetivo contribuir para a alfabetização ecológica das crianças. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como instrumentos o registro videogravado das entrevistas e da participação em atividades lúdicas, a elaboração de desenhos e a realização de tarefas de correspondência. Constatou-se uma influência positiva geral das atividades lúdicas ao despertar a percepção de pertencimento à teia e da importância do cuidado com os seres vivos para preservação da vida, bem como uma evolução dentro das fases propostas por Vygotsky.

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Publicado

2016-08-30

Como Citar

Miranda, A. C. de B., Jófili, Z. M. S., Leão, A. M. dos A. C., & Lins, M. (2016). ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA E FORMAÇÃO DE CONCEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 15(1), 181–200. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/320

Edição

Seção

Artigos