ONDAS SEMÂNTICAS E A DIMENSÃO EPISTÊMICA DO DISCURSO NA SALA DE AULA DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p62

Palavras-chave:

Ondas semânticas, Relações pedagógicas, Dimensão epistêmica, Discurso de sala de aula, Ensino de Química

Resumo

Este artigo apresenta uma ferramenta analítica para o estudo da dimensão epistêmica no discurso de sala de aula de Química. Baseada no conceito de ondas semânticas derivado da Teoria de Legitimação dos Códigos e na noção das relações pedagógicas, a ferramenta analítica busca explorar as formas e a organização do conhecimento químico no discurso instrucional. No modelo de análise empregado na construção dos perfis semânticos incluímos os diferentes níveis do conhecimento químico e noções da linguística sistêmica em relação à contextualização/descontextualização no discurso acadêmico. A ferramenta desenvolvida foi empregada na análise ilustrativa de dois episódios de sala de aula de dois professores de Química em escolas do Ensino Médio. A análise revelou diferentes variações nos perfis semânticos entre os professores, cujos movimentos foram associados à presença das relações pedagógicas. A ferramenta demonstrou potencial para diferenciar as formas de conhecimento químico presentes no discurso de professores em sala de aula e a discussão dos resultados relaciona a variação e distribuição dessas formas com a segmentação e a construção do conhecimento científico.

Biografia do Autor

Bruno Ferreira dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

PROFESSOR TITULAR DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS, DOUTOR EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, MESTRE E BACHAREL EM QUÍMICA

Referências

Alexandre, M. S. F. (2012). Representação e legitimação do conhecimento científico e suas áreas de especialidade: análise crítica de entrevistas com cientistas portugueses. (Tese de doutorado). Faculdade de Letras, área de Literaturas, Artes e Culturas, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. Recuperado de: http://www.legitimationcodetheory.com/pdf/2012Alexandre_PhD.pdf

Bernstein, B. (1998). Pedagogía, control simbólico e identidad. Teoría, investigación y crítica. Madrid, España: Morata.

Bernstein, B. (1999). Vertical and horizontal discourse: an essay. British Journal of Sociology of Education, 20(2), 157-173. http://doi.org/10.1080/01425699995380

Bernstein, B. (2001). La estructura del discurso pedagógico. Clases, códigos y control (Vol. IV), (4a ed.) Madrid, España: Morata.

Blackie, M. A. L. (2014). Creating semantic waves: using Legitimation Code Theory as a tool to aid the teaching of Chemistry. Chemistry Education Research and Practice, 15, 462-469. Recuperado de http://pubs.rsc.org/en/content/getauthorversionpdf/C4RP00147H

Bucat, B., & Mocerino, M. (2009). Learning at the submicro level: sctructural representations. In J. K. Gilbert & D. Treagust (Eds.) Multiple representations in chemical education (pp. 11-29). Dordrecht, Netherlands: Springer.

Chevallard, Y. (2005). La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. (3a ed.) Buenos Aires, Argentina: Aique.

Cloran, C. (2006). Contexts for learning. In Christie, F. (Ed.). Pedagogy and the shaping of consciousness. Linguistic and social processes (pp. 31-64). New York, United States of America: Continuum.

Gilbert, J. K., & Treagust, D. (2009). Introduction: macro, submicro and symbolic representations and the relationship between them: key models in chemical education. In J. K. Gilbert & D. Treagust (Eds.). Multiple representations in chemical education (pp. 1-8). Dordrecht, Netherland: Springer.

Hasan, R. (2001). The ontogenesis of decontextualized language: some achievements of classification and framing. In A. Morais, A., I. Neves, I., B. Davies, & H. Daniels (Eds.). Towards a sociology of pedagogy: the contribution of Basil Bernstein to research (pp. 47-79). New York, United States of America: Peter Lang.

Johnstone, A. (1982). Macro- and micro-chemistry. School Science Review, 64(227), 377-379.

Jiménez, J. P. C., Melo, G., Bacigalupo, F., & Manghi, D. (2016). Olas de significado en la interaction profesor-alumno: análisis de dos clases de ciencias naturales de um 6to. de primaria. Ciência & Educação (Bauru), 22(2), 335-350. http://doi.org/10.1590/1516-731320160020005

Leach, J., & Scott, P. (2002). Designing and evaluating science teaching sequences: An approach drawing upon the concept of learning demand and a social constructivist perspective on learning. Studies in Science Education, 38(1), 115–142. http://doi.org/10.1080/03057260208560189

Machado, A. H., & Mortimer, E. F. (2007). Química para o Ensino Médio: fundamentos, pressupostos e o fazer cotidiano. In L. B. Zanon & O. A. Maldaner (Orgs.). Fundamentos e propostas de ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. (pp. 21-41). Ijuí, RS: Unijuí.

Maton, K. (2000). Languages of legitimation: the structuring significance for intelectual fields of strategic knowledge claims. British Journal of Sociology of Education, 21(2), 147-167. http://doi.org/10.1080/713655351

Maton, K. (2008). Knowledge-knower structures in intellectual and educational fields. In F. Christie & J. R. Martin (Eds.). Language, knowledge and pedagogy. Functional linguistics and sociological perspectives (pp. 87-108). London, England: Continuum.

Maton, K. (2011). Segmentalism: The problem of building knowledge and creating knowers. In D. Frandji & P. Vitali (Eds.). Knowledge, pedagogy and society. International Perspective on Basil Bernstein´s sociology of education (pp.126-139). New York, United States of America: Routledge.

Maton, K. (2013). Making semantic waves: a key to cumulative knowledge-building. Linguistics and Education. 24(1), 8-22. http://doi.org/10.1016/j.linged.2012.11.005

Maton, K. (2014). Building powerful knowledge: the significance of semantic waves. In E. Rata & B. Barrett (Eds.). The future of knowledge and curriculum. International studies on social realism (pp. 181-212). London, England: Palgrave Macmillan.

Maton, K. (2016). Legitimation code theory: building knowledge about knowledge-building. In K. Maton S. Hood, & S. Shay (Eds.). Knowledge-building: educational studies in legitimation code theory (pp. 1-22). New York, United States of America: Routledge.

Maton, K., & Doran, Y. J. (2017). Semantic density: a translation device for revealing complexity of knowledge practices in discourse, part 1 – wording. Onomazéin, n. especial, LSF y TCL sobre educación y conocimiento (pp. 47-76).

Moore, R., & Maton, K. Founding the sociology of knowledge: Basil Bernstein, intelectual fields, and the epistemic device. In A. Morais, I. Neves, B. Davies, & H. Daniels (Eds.). Towards a sociology of pedagogy: the contribution of Basil Bernstein to research (pp. 153-182). New York, United States of America: Peter Lang.

Mortimer, E. F., Machado, A. H., & Romanelli, L. I. (2000). A proposta curricular de Química no estado de Minas Gerais. Fundamentos e pressupostos. Química Nova, 23(2), 273-283. Recuperado de http://quimicanova.sbq.org.br/imagebank/pdf/Vol23No2_273_V23_n2_%2821%29.pdf

Mortimer, E. F., & Scott, P. H. (2003). Meaning making in secondary science classrooms: A framework for analysing meaning making interactions. Maidenhead, England: Open University Press.

Pinzón-Jácome, L. M., Lozano-Jaimes, C. A., & Dueñas-Angulo, L. C. (2016). From feedback to follow-up in the third turn of IRE sequences: a challenge to promote genuine interaction in EFL clases. Rastros Rostros, 18(33), 71-81. http://doi.org/10.16925/ra.v18i33.1846

Santos, B.F. (2014). Contribuições da sociologia de Basil Bernstein para a pesquisa sobre a linguagem e interações discursivas nas aulas de Ciências. In B. F. Santos & L. P. Sá. Linguagem e ensino de Ciências: ensaios e investigações (pp. 55-66). Ijuí, RS: Unijuí.

Scott, P., Mortimer, E. F., & Amettler, J. (2011). Pedagogical link-making: a fundamental aspect of teaching and learning scientific conceptual knowledge. Studies in Science Education, 47(1), 3-36. http://doi.org/10.1080/03057267.2011.549619

Scott, P., Mortimer, E. F., & Aguiar, O. (2006). The tension between authoritative and dialogic discourse: a fundamental characteristic of meaning making interactions in High School science lessons. Science Education, 90(4), 605-631. http://doi.org/10.1002/sce.20131

Silva, A. C. T., & Mortimer, E. F. (2010). Caracterizando estratégias enunciativas em uma sala de aula de Química: aspectos teóricos e metodológicos em direção à configuração de um gênero do discurso. Investigações em Ensino de Ciências, 15(1), 121-153. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/318/205

Shulman, L. (1986). Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Research, 15(2), 4-14.

Souza, K. A. F. D. (2012). Estratégias de comunicação em Química como índices epistemológicos: análise semiótica das ilustrações presentes em livros didáticos ao longo do século XX. (Tese de doutorado). Instituto de Química, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Recuperado de: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46136/tde-08052013-095035/pt-br.php

Talanquer, V. (2010). Macro, submicro and symbolic: the many faces of the Chemistry “triplet”. International Journal of Science Education, 33(2), 179-195. http://doi.org/10.1080/09500690903386435

Van Berkel, B., Pilot, A., & Bulte, A. M. W. (2009). Micro-macro thinking in chemical education: why and how to escape. In J. K. Gilbert & D. Treagust (Eds.). Multiple representations in chemical education (pp. 41-54). Dordrecht, Netherlands: Springer.

Vrikki, M., Wheatley, L, Howe C., Hennessy, S., & Mercer, N. (2018). Dialogic practices in primary school classrooms. Language and Education. http://doi.org/10.1080/09500782.2018.1509988

Wertsch, J. V. (1985). Vygotsky and social formation of mind. Cambridge, United States of America: Harvard University Press.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

dos Santos, B. F., & Mortimer, E. F. (2019). ONDAS SEMÂNTICAS E A DIMENSÃO EPISTÊMICA DO DISCURSO NA SALA DE AULA DE QUÍMICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 24(1), 62–80. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p62

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)