Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 30 No. 3 (2025): Dezembro de 2025 (em aberto)
Vol. 30 No. 3 (2025): Dezembro de 2025 (em aberto)
Published:
2025-11-24
Este artigo apresenta uma proposta teórica para a Alfabetização Biológica, compreendida como a capacidade dos indivíduos de compreender os princípios e conceitos da Biologia de forma inter-relacionada aos aspectos sociais, históricos, filosóficos, culturais, econômicos e tecnológicos, possibilitando transformar a sociedade e solucionar problemas contemporâneos a partir do conhecimento biológico e de métodos científicos. O modelo, desenvolvido por meio de revisão da literatura e análise documental de diretrizes curriculares, organiza a Alfabetização Biológica em cinco níveis de desenvolvimento: Analfabetismo Biológico, Alfabetização Biológica Nominal, Funcional, Estrutural e Multidimensional, baseando-se nas formulações teóricas de Uno e Bybee (1994). Esses níveis são complementados por sete dimensões: Cognitiva, Natureza da Biologia (NdB), Afetiva, Interdisciplinar, Sustentabilidade, Bioética e Carreiras Relacionadas à Biologia, ampliando as dimensões propostas por Semilarski e Laius (2021). Além disso, propõem-se três domínios: Psicológico, Epistêmico e Social, que estruturam as dimensões e fortalecem a integração da Biologia com outras áreas. O modelo serve como ferramenta flexível e abrangente para a criação de currículos, o desenvolvimento de materiais didáticos e a avaliação da Alfabetização Biológica, promovendo uma formação cidadã crítica, ética e reflexiva.
Adriano Angelo, Adjane da Costa Tourinho e Silva, Marcelo Tadeu Motokane
01-31
PDF (Portuguese)
Overview of Publications on Critical Thinking in Chemistry Education from 2004 to 2024: A Systematic Literature Review
Mariana da Silva Ribeiro, Keila Bossolani Kiill
32-54
PDF (Portuguese)
From Planning to Classroom: Opportunities for Integrating Scientific Knowledge Domains and Engaging in Epistemic Practices in Inquiry-Based Science Teaching
Caique O de Souza, Maíra Batistoni e Silva
55-81
PDF (Portuguese)
Argumentative teaching actions in Chemistry classes in Mozambican higher education
Belém Macie , Sérgio de Mello Arruda, Marinez Passos
82-102
PDF (Portuguese)
Historical and inquiry approaches to teaching the Nature of Science: a systematic review
Oscar Vitor dos Santos Borba, Ronan Moura Franco, Carla Beatriz Spohr
103-128
PDF (Portuguese)
Endosymbiosis versus natural selection: un falso dilema en la educación
Leonardo González Galli, Santiago Ginnobili
129-146
PDF (Spanish)
Robotics in Educational and Teaching Contexts: An Overview of Theses and Dissertations Published in Graduate Programs in Brazil
Marcos Paulo da Silva Santana, Rodrigo Lins Rodrigues, Monica Lopes Folena Araújo
147-166
PDF (Portuguese)
Paulo Freire and Basil Bernstein: The Role of Problematization via Theme Generation and Educational Codes in Natural Science Lessons
Geraldo Wellington Rocha Fernandes, Juliana Alves Torres Gomes, António Rodrigues
167-204
PDF (Portuguese)
Scientific Culture in Initial Teacher Education: What Constitutes It and How Is It Built?
Francisco Javier Perez Rodríguez, Sebastián Donoso Díaz
205-229
PDF (Spanish)
Coloniality and Decoloniality in Science Education and Environmental Education Research: possibilities for fighting for social, racial and educational equality
Madge Bianchi dos Santos, Flavia Rezende, Fernanda Ostermann
230-257
PDF (Portuguese)
Language
English
Español
Português