O CENÁRIO DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA PROGRESSISTA

Autores

  • Wélica Patrícia Souza de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Wellington Pereira de Queirós Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p154

Palavras-chave:

Estado da arte, Formação de Professores, Perspectiva Progressista, Modelos Formativos, Análise Textual Discursiva

Resumo

O presente trabalho é um estudo do estado da arte sobre pesquisas que tratam da Formação de Professores (FP), numa abordagem das perspectivas progressistas. O levantamento foi realizado em periódicos brasileiros com qualis B1, A2 e A1 e anais de eventos científicos, no período de 2007 a 2016. A pesquisa tem caráter qualitativo e a metodologia de análise empregada ancorou-se na Análise Textual Discursiva (ATD). Desta análise, emergiram 527 unidades de significado, 8 categorias iniciais, 5 categorias intermediárias e 3 categorias finais, intituladas: 1) A inserção de abordagens progressistas na Formação de Professores, como instrumento para construir uma comunidade aprendente. 2) O repensar sobre algumas produções curriculares no ensino de ciências: potencialidades, a partir da formação de professores e 3) A aproximação universidade-escola: o professor como pesquisador-progressista, que busca elementos teóricos de sua prática pedagógica. A escrita dos metatextos teve como base, principalmente, os referenciais progressistas; e pela ATD, compreendemos a importância da inserção destas perspectivas, que potencializam reflexões de dimensão política e social, em uma formação, que contemple o modelo intelectual crítico transformador e possibilite, ao professor, analisar e reestruturar suas ações pedagógicas, sob um viés de transformação e emancipação social.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

Souza de Freitas, W. P., & Pereira de Queirós, W. (2019). O CENÁRIO DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA PROGRESSISTA. Investigações Em Ensino De Ciências, 24(1), 154–178. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p154

Edição

Seção

Artigos