EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS BRASILEIRAS EM TESES E DISSERTAÇÕES

Autores

  • Sirlene Donaiski Motin Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Raquel Maistrovicz Tomé Gonçalves Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Dircelia Maria Soares de Oliveira Cassins Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Daniele Saheb Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p81

Palavras-chave:

Educação ambiental, Formação inicial docente, Licenciaturas

Resumo

Este artigo propõe como objeto de estudo a relação da Educação Ambiental (EA) com a formação inicial docente. Nesse sentido, o estudo, do tipo estado da arte, objetiva analisar as principais características das pesquisas de EA na formação inicial docente, a partir do cenário das produções científicas (teses e dissertações), entre os anos de 2006 e 2016, envolvendo a EA no ensino superior. Para tanto, optou-se pela abordagem qualitativa, com base em pressupostos teórico-reflexivos, a partir do levantamento de dados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Esse tipo de pesquisa é importante para evidenciar as temáticas mais focalizadas e as abordagens metodológicas e procedimentos mais empregados, bem como aponta para possíveis lacunas que ainda precisam ser exploradas. Seu quadro conceitual está baseado nas legislações que norteiam a EA no Brasil (Lei n. 9.795, 1999; MEC, 2012) e em autores que abordam questões sobre a formação inicial. Os principais resultados apontam que o enfoque metodológico descrito nas pesquisas é essencialmente qualitativo e os instrumentos são variados, com destaque para as entrevistas e questionários. Apesar do aumento significativo na amplitude de cursos pesquisados em relação à EA, há desafios, indicados pelas produções, como a fragmentação dos conteúdos, a formação que não promove a criticidade tão necessária à sociedade e a visão dominante ainda antropocêntrica, tradicional, naturalista, conservacionista e preservacionista dentro das universidades.

Biografia do Autor

Sirlene Donaiski Motin, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Mestranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma instituição.

Raquel Maistrovicz Tomé Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora titular - Secretaria de Estado de Educação na disciplina de Física desde 1998.

Dircelia Maria Soares de Oliveira Cassins, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente participa da equipe técnica de Geografia do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

Daniele Saheb, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Professora Titular do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Prática de Ensino - Mestrado Profissional - Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de pesquisa:Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR) e Educação, Meio Ambiente e Sociedade - Universidade Federal do Paraná. DOUTORA em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2013). 

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

Motin, S. D., Maistrovicz Tomé Gonçalves, R., Soares de Oliveira Cassins, D. M., & Saheb, D. (2019). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS BRASILEIRAS EM TESES E DISSERTAÇÕES. Investigações Em Ensino De Ciências, 24(1), 81–102. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p81

Edição

Seção

Artigos