A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA-CULTURAL COMO FORMA DE SUPERAR O ENCAPSULAMENTO ESCOLAR: UMA INTERVENÇÃO COM BASE NA TEORIA DA ATIVIDADE PARA O CASO DO ENSINO DAS FASES DA LUA

Autores

  • Leonardo Goncalves Lago University of Cambridge http://orcid.org/0000-0002-3143-1757
  • José Luis Nami Adum Ortega Programa Interunidades em Ensino de Ciências - Universidade de São Paulo
  • Cristiano Rodrigues Mattos Instituto de Física - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p239

Palavras-chave:

fases da Lua, teoria da atividade, ensino investigativo, ensino de ciências

Resumo

O artigo traz contribuições da Teoria da Atividade para o ensino investigativo de ciências ao propor o planejamento de um contexto de aprendizagem em que os estudantes têm a oportunidade de analisar as expressões de certo tema científico, não só na Ciência, mas também nos outros espaços por onde eles circulam: cultura popular, cotidiano, cultura escolar e outras disciplinas. Como concretização dessa proposta, descrevemos e analisamos a aplicação de uma sequência investigativa sobre as fases da Lua desenvolvida para alunos dos anos finais do ensino fundamental. Nossos resultados mostram que, ao longo das dez atividades, além dos estudantes elaborarem um modelo adequado para o fenômeno estudado: fases lunares, eles também desenvolveram sentidos que ultrapassaram a ciência escolar ao mobilizarem os conceitos, por exemplo, na discussão e apreciação de obras de arte e astrofotografias, ao entrevistarem seus familiares e corrigirem livros didáticos. Ainda, houve reflexos inesperados que permearam o sistema de atividades da escola, como a emergência de atividades em outras disciplinas e contextos.

Biografia do Autor

Leonardo Goncalves Lago, University of Cambridge

Doutorando em Educação (Faculdade de Educação, Universidade de Cambridge)Mestre em Ensino de Ciências (Programa Interunidade em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo)Mestre em Astrofísica (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Universidade de São Paulo)Bacharel e Licendiado em Física (Instituto de Física, Universidade de São Paulo)

José Luis Nami Adum Ortega, Programa Interunidades em Ensino de Ciências - Universidade de São Paulo

Doutorando em Ensino de Ciências (Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo)Mestre em Ensino de Ciências (Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo)Licenciado em Física (Instituto de Física, Universidade de São Paulo)Bacharel em Ciências Sociais (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo)

Cristiano Rodrigues Mattos, Instituto de Física - Universidade de São Paulo

Professor Doutor II (Instituto de Física, Universidade de São Paulo)Doutor em Física (Instituto de Física, Universidade de São Paulo)Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Complexidade (Ecco)

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

Lago, L. G., Ortega, J. L. N. A., & Mattos, C. R. (2019). A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA-CULTURAL COMO FORMA DE SUPERAR O ENCAPSULAMENTO ESCOLAR: UMA INTERVENÇÃO COM BASE NA TEORIA DA ATIVIDADE PARA O CASO DO ENSINO DAS FASES DA LUA. Investigações Em Ensino De Ciências, 24(1), 239–260. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p239

Edição

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Artigos