UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A TEORIA CRÍTICA DA RAÇA NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n1p23Palavras-chave:
Teoria Crítica da Raça, Educação em Ciências, Racismo, ERERResumo
A Teoria Crítica da Raça (TCR) desempenha um papel fundamental ao ajudar a compreender a dinâmica das relações raciais no país. Este trabalho consiste em uma revisão da literatura sobre a articulação e a utilização da TCR na educação científica. O objetivo principal foi mapear, identificar e analisar a produção acadêmica na área da educação científica que adotou a TCR como referencial teórico e/ou metodológico, no período de 1995 a 2021, a fim de compreender os debates no campo da pesquisa e do ensino da Educação em Ciências, tanto no contexto brasileiro quanto internacional. A pesquisa foi realizada por meio da consulta de artigos nas bases de dados eletrônicas ERIC (Educational Resource Information Centre), Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e SciELO (Scientific Electronic Library Online). O resultado da busca foi de 40 artigos, publicados em 24 periódicos internacionais. Após a seleção, leitura e análise dos artigos, os trabalhos foram organizados em três categorias: (i) Compromisso da educação científica com as questões raciais; (ii) Educação de jovens na perspectiva da raça; (iii) Percepção docente na formação centrada na raça. A pesquisa destaca a necessidade de mais estudos e esforços de pesquisa em relação à TCR no contexto brasileiro, especialmente na Educação em Ciências e nas ciências físicas, onde ainda é pouco difundida.Referências
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