O MÉTODO DA LEMBRANÇA ESTIMULADA COMO UMA FERRAMENTA DE INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISITA ESCOLAR NO MUSEU DE BIODIVERSIDADE DO CERRADO

Autores

  • Lidiane Martins Oliveira Universidade Federal de Uberlândia - UFU Campus Umuarama- Avenida: Pará, 1720 CEP: 38405-320 - Uberlândia – MG
  • Daniela Franco Carvalho Universidade Federal de Uberlândia - UFU Campus Umuarama- Avenida: Pará, 1720 CEP: 38405-320 - Uberlândia – MG

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n3p151

Palavras-chave:

Lembrança Estimulada, Espaço de educação não formal, Ensino de Ciências

Resumo

Junto com a modernização e o desenvolvimento científico-tecnológico apresentam-se novas exigências de ensino e conhecimentos que integrem o mundo do trabalho, da divulgação científica, e da cidadania. Os museus representam esse espaço integrador, relacionando a dimensão da comunicação com o projeto educativo, e o público passa a ser o foco do estudo, com especial enfoque nas relações que esses espaços proporcionam. Portanto esse artigo apresenta um estudo teórico-metodológico a fim de evidenciar aspectos que foram significativos para os visitantes durante a visita ao Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC) localizado em Uberlândia- MG- Brasil. A pesquisa seguiu os procedimentos e as ferramentas da metodologia da lembrança estimulada de Falcão e Gilbert (2005). Concluímos que os conhecimentos no Museu acontecem por meio da livre interação aluno-exposição e aluno-aluno; que a relação entre Ciências e a visita ao MBC ocorre através da relação que o professor pode estabelecer em suas aulas e que o método da lembrança estimulada foi correspondente como ferramenta metodológica para resgatar conceitos e relembrar momentos importantes da visita ao MBC.                                                        

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

Oliveira, L. M., & Carvalho, D. F. (2015). O MÉTODO DA LEMBRANÇA ESTIMULADA COMO UMA FERRAMENTA DE INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISITA ESCOLAR NO MUSEU DE BIODIVERSIDADE DO CERRADO. Investigações Em Ensino De Ciências, 20(3), 151–163. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n3p151

Edição

Seção

Artigos