O MODELO FRACTAL DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS EM UM PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v9n2p32

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Paulo Freire, Três Momentos Pedagógicos, Fractais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar a presença e a contribuição do modelo fractal dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) em um processo formativo de professores, baseado na obtenção de Temas Geradores. Metodologicamente, esta pesquisa foi organizada a partir da realização de um processo formativo de professores do ensino de Ciências e Matemática, em uma escola pública de Ensino Médio, situada no município Ilhéus-BA. As informações foram obtidas por meio de videogravações dos encontros do processo formativo e analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, na qual foram sistematizadas duas categorias: i) A Estrutura em fractais dos 3MPs no processo formativo de professores; ii) A influência dos fractais dos 3MPs no planejamento de atividades didático pedagógicas. Dentre os resultados, destaca-se que o modelo fractal dos 3MPs contribuiu para o desenvolvimento da Investigação Temática, permitido uma melhor estruturação em suas etapas e dialogicidade em todo o processo. Além disso, possibilitou que um professor elaborasse uma atividade baseada na estrutura dos 3MPs, mesmo sem que essa dinâmica estivesse sido mencionada teoricamente, evidenciando o potencial dessa proposta teórico-metodológica na implementação da práxis escolar. Por fim, as ações político-pedagógicas realizadas no contexto do ensino de Ciências apontam caminhos promissores na promoção da formação permanente dos professores e para a compreensão de problemas oriundos da realidade dos estudantes, bem como na sua transposição para contexto da sala de aula, possibilitando uma formação crítica.

Biografia do Autor

Patrícia de Jesus Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática –PPGECM Universidade Estadual de Santa Cruz –UESC Rodovia Jorge Amado, km 16, Salobrinho –Ilhéus, Bahia, Brasil

Simoni Tormöhlen Gehlen, Universidade Estadual de Santa Cruz –UESC

Departamento de Ciências Exatas–DCEX  Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática –PPGECM Universidade Estadual de Santa Cruz –UESC Rodovia Jorge Amado, km 16, Salobrinho –Ilhéus, Bahia, Brasil

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https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u10691098

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Publicado

2024-09-10

Como Citar

de Jesus dos Santos, A., de Jesus Santos, P., Guilhermino de Archanjo Junior, M., & Tormöhlen Gehlen, S. (2024). O MODELO FRACTAL DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS EM UM PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 29(2), 32–56. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v9n2p32

Edição

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Artigos