O MODELO FRACTAL DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS EM UM PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v9n2p32

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Paulo Freire, Três Momentos Pedagógicos, Fractais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar a presença e a contribuição do modelo fractal dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) em um processo formativo de professores, baseado na obtenção de Temas Geradores. Metodologicamente, esta pesquisa foi organizada a partir da realização de um processo formativo de professores do ensino de Ciências e Matemática, em uma escola pública de Ensino Médio, situada no município Ilhéus-BA. As informações foram obtidas por meio de videogravações dos encontros do processo formativo e analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, na qual foram sistematizadas duas categorias: i) A Estrutura em fractais dos 3MPs no processo formativo de professores; ii) A influência dos fractais dos 3MPs no planejamento de atividades didático pedagógicas. Dentre os resultados, destaca-se que o modelo fractal dos 3MPs contribuiu para o desenvolvimento da Investigação Temática, permitido uma melhor estruturação em suas etapas e dialogicidade em todo o processo. Além disso, possibilitou que um professor elaborasse uma atividade baseada na estrutura dos 3MPs, mesmo sem que essa dinâmica estivesse sido mencionada teoricamente, evidenciando o potencial dessa proposta teórico-metodológica na implementação da práxis escolar. Por fim, as ações político-pedagógicas realizadas no contexto do ensino de Ciências apontam caminhos promissores na promoção da formação permanente dos professores e para a compreensão de problemas oriundos da realidade dos estudantes, bem como na sua transposição para contexto da sala de aula, possibilitando uma formação crítica.

Biografia do Autor

  • Patrícia de Jesus Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática –PPGECM Universidade Estadual de Santa Cruz –UESC Rodovia Jorge Amado, km 16, Salobrinho –Ilhéus, Bahia, Brasil
  • Simoni Tormöhlen Gehlen, Universidade Estadual de Santa Cruz –UESC
    Departamento de Ciências Exatas–DCEX  Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática –PPGECM Universidade Estadual de Santa Cruz –UESC Rodovia Jorge Amado, km 16, Salobrinho –Ilhéus, Bahia, Brasil

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https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u10691098

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Publicado

2024-09-10

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Seção

Artigos

Como Citar

de Jesus dos Santos, A., de Jesus Santos, P., Guilhermino de Archanjo Junior, M., & Tormöhlen Gehlen, S. (2024). O MODELO FRACTAL DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS EM UM PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 29(2), 32-56. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v9n2p32