MEDIAÇÃO DIGITAL E REPRESENTAÇÕES MENTAIS: UM ESTUDO SOBRE HIBRIDAÇÃO COGNITIVA NA ARTICULAÇÃO ENTRE HUMANOS E NÃO-HUMANOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p337

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Mediação Cognitiva, Representações Mentais, Tecnologias de Informação e Comunicação, Bruno Latour, Hibridação

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre como a mediação digital no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de Física Moderna e Contemporânea no ensino fundamental estabelece a produção de mecanismos híbridos de cognição entre humanos e não-humanos, à luz da simetria generalizada de Bruno Latour. Para tanto, escolhemos como conteúdo de conhecimento o fenômeno da fusão nuclear, previsto como objeto de conhecimento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Ciências da Natureza. Diante disso, adotamos a articulação de três referenciais teóricos, a Teoria da Mediação Cognitiva em Rede (TMC), responsável por discutir os mecanismos de mediação como processamento externamente ao cérebro humano e suas implicações na estrutura cognitiva dos estudantes, a Teoria dos Modelos Mentais que classifica e categoriza os tipos de representações mentais e a Antropologia Simétrica de Bruno Latour que fornece uma visão sistêmica, reticular e não dicotomizada da construção da realidade. Os resultados iniciais foram obtidos após as análises realizadas dos questionários e das linguagens verbal e gestual dos estudantes. Posteriormente, realizamos a interpretação dos resultados de acordo com os conceitos de hibridação, desvios e traduções do pensamento latouriano. Constatamos que a mediação digital nesse contexto influencia nos mecanismos cognitivos utilizados pelos estudantes e na sofisticação das representações mentais construídas por eles. Por fim, reconhecemos que tanto o processo de ensino-aprendizagem quanto a construção de representações mentais a partir da mediação digital constituem-se em híbridos latourianos, pois os atores envolvidos passam a compartilhar competências humanas e não-humanas.

Biografia do Autor

Ronnie Petter Pereira Zanatta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) e Mestre em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET), ambos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. Graduado em Ciências pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, UNESPAR/FAFIPA. Atua no Ensino de Ciências, com interesses em: 1) Mediação Tecnológica no Ensino de Ciências e as suas relações cognitivas; 2) Princípio da Simetria Generalizada de Bruno Latour e suas derivações no Ensino de Ciências; 3) Ensino de Ciências sob o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Nestor Cortez Saavedra Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Física pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Física pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Associado do Departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Formação Educacional, Científica e Tecnológica (PPGFCET - Ensino de Ciências e Matemática) e do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), da mesma universidade. Líder do Grupo Pesquisa: Interdisciplinaridade, Mediação Tecnológica e Educação para as Ciências da Natureza. Interesses de pesquisa: 1) Mediação Tecnológica no Ensino de Ciências; 2) Recursos Educacionais Abertos no Ensino de Ciências; 3) Sociologia do Conhecimento Científico (Science Studies) e o Ensino de Ciências; 4) Educação em Ciências no Antropoceno; 5) Mobilidade Urbana e suas relações com a Educação Básica; 6) Ensino de Física Moderna e Contemporânea.

Referências

Arntz, Arnoud (2020). A plea for more attention to mental representations. Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry, 67, 1-11. https://doi.org/10.1016/j.jbtep.2019.101510

Bardin, L (2011). Análise de Conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70.

Brockington, Guilherme (2021). Neurociência e Ensino de Física: limites e possibilidades em um campo inexplorado. Revista Brasileira de Ensino de Física, 43(suppl. 1). https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0430

Brynjolfsson, E., & McAfee, A. (2011). Race against the machine: how the digital revolution is accelerating innovation, driving productivity, and irreversibly transforming employment and the economy. Lexington, United States of America: Digital Frontier Press. Recuperado de http://b1ca250e5ed661ccf2f1-da4c182123f5956a3d22aa43eb816232.r10.cf1.rackcdn.com/contentItem-5422867-40675649-ew37tmdujwhnj-or.pdf

Campello de Souza, Bruno (2006). A teoria da mediação cognitiva. In L. Meira & A. Spinillo (Orgs.). Psicologia Cognitiva: cultura, desenvolvimento e aprendizagem. Recife, PE: UFPE.

Campello de Souza, Bruno (2004). A Teoria da Mediação Cognitiva: os impactos cognitivos da hipercultura e da mediação digital. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE. Recuperado de http://www.liber.ufpe.br/teses/arquivo/20040617095205.pdf

Campello de Souza, B., Silva, A. S., Silva, A. M., Roazzi, A., & Carrilho, S. L. S. (2012). Putting the Cognitive Mediation Networks Theory to the test: Evaluation of a framework for understanding the digital age. Computers in Human Behavior, 7, 10.1016. https://doi.org/10.1016/j.chb.2012.07.002

Campos, Luis Antonio (2016). História da Psicologia. Rio de Janeiro, RJ: SESES.

Cardoso, Tarcísio de Sá (2015). A epistemologia da mediação em Latour. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP. Recuperado de https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18191

Cardoso, Tarcísio de Sá (2018). Ontologia dos híbridos na contrarrevolução copernicana de Bruno Latour. In: Lucia Santaella (Org.). Desafios humanos no contemporâneo. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores.

Cardoso, Tarcísio de Sá, & Santaella, Lucia (2021). A relevância da mediação no pensamento de Bruno Latour. In Geane Alazamora, Joana Ziller, & Francisco Ângelo Coutinho (Orgs.). Dossiê Bruno Latour. Belo Horizonte, MG: UFMG.

Eysenck, Michael W., & Keane, Mark T (1994). Psicologia cognitiva: um manual introdutório. Porto Alegre, RS: Artes Médicas.

Fröhlich, Aléxia Birck, & Meggiolaro, Graciela Paz (2021). Utilização do simulador PHET COLORADO para as aulas de química: produtos, reagentes e excessos. Revista Triângulo, 14(3), 113-122. https://doi.org/10.18554/rt.v14i3.5546

Gama Junior, Rosivaldo Carvalho, & Neide, Italo Gabriel, & Moreira, Marco Antonio (2021). Atividades experimentais e computacionais no ensino de física: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 4(1), 348-369. https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i1.11576

Johnson-Laird, Philip N. (1983). Mental Models. Cambridge, United States of America: Harvard University Press.

Johnson-Laird, Philip N. (2010), Mental models and human reasoning. PNAS, 107(43), 18243-18250. https://doi.org/10.1073/pnas.10129331

Latour, Bruno (2017). A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. São Paulo, SP: Unesp.

Latour, Bruno (2011). Ciência em Ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo, SP: Unesp.

Latour, Bruno (1995). Do objects have history? A meeting between Pasteur and Whitehead in a lactic acid bath. História, Ciências, Saúde Manguinhos, 2(1), 7-26. https://doi.org/10.1590/S0104-59701995000200002

Latour, Bruno (2016). Cogitamus: seis cartas sobre as humanidades científicas. São Paulo, SP: Editora 34.

Latour, Bruno (2019a). Jamais Fomos Modernos. São Paulo, SP: Editora 34.

Latour, Bruno (2019b). Investigação sobre os modos de existência: uma antropologia dos Modernos. Petrópolis, RJ: Vozes.

Latour, Bruno (2005). Reassembling the Social: an Introduction to Actor-Network Theory. New York, United States of America: Oxford University Press Inc.

Latour, Bruno, & Woolgar, Steve (1997). A vida de laboratório: A produção dos fatos científicos.( Tradução: Angela Ramalho Vianna). Rio de Janeiro, RJ: Relume Dumará.

Law, John (2021). Teoria ator-rede e semiótica material. In: Geane Alazamora, Joana Ziller, & Francisco Ângelo Coutinho (Orgs.). Dossiê Bruno Latour. Belo Horizonte, MG: UFMG.

Lemos, André (2013). A comunicação das coisas: teoria ator-rede e cibercultura. São Paulo, SP: Annablume.

Meggiolaro, Graciela Paz, & Andrade Neto, Agostinho Serrano de, & Santos, Antônio Vanderlei dos (2021). Uma investigação entre o conceito de campo elétrico e as formas de mediações no ensino de física. ENCITEC Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 11(1), 189-201. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.389

Monaghan, J. M., & Clement, J. J. (1999). Use of a computer simulation to develop mental simulations for understanding relative motion concepts. International Journal of Science Education, 21(9), 921-944. https://doi.org/10.1080/095006999290237

Moreira, Marco Antonio (1996). Modelos mentais. Investigações em Ensino de Ciências, 1(3), 193-232. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/634

Nunes, Emanuelly Torres, Silva, Ivanderson Pereira da, & Mercado, Luis Paulo Leopoldo (2016). Levantamento dos Temas TIC e EAD nos Periódicos Qualis. Informática na Educação: teoria e prática, 19(3), 15-34. https://doi.org/10.22456/1982-1654.62116

Picanço, Lucas Teixeira, Andrade Neto, Agostinho Serrano de, & Geller, Marlise (2022). A mediação cognitiva por meio de recursos digitais de Tecnologia Assistiva para estudantes surdos: realidade, expectativas e possibilidades. Revista Brasileira de Informática na Educação, 30, 50-72. https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2395

Ramos, Adriana de Farias, & Andrade Neto, Agostinho Serrano (2014). Estudo da aprendizagem mediada por computador: as contribuições da modelagem molecular para o ensino de química. RENOTE Revista Novas Tecnologias na Educação, 12(2), 1-10. https://doi.org/10.22456/1679-1916.54003

Santaella, Lucia (2021). Humanos hiper-híbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet. São Paulo, SP: Paulus.

Silva, Luiz Eduardo L da, Mendonça, Raimundo W. F., Leite, Joiane R., Meotti, Euricleia G. Coelho, & Souza, Mayana G. P. de (2019). Chemsketch: uma breve análise do seu impacto no desenvolvimento das habilidades visuoespaciais de alunos do Instituto Federal do Amazonas – IFAM. Scientia Naturalis, 1(4), 39-55. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/2610

Stephens, A. Lynn, & Clement, John J. (2010). Documenting the use of expert scientific reasoning processes by high school physics students. Physical Review Special Topics – Physics Education Research, 6, 1-15. https://doi.org/10.1103/PhysRevSTPER.6.020122

Trevisan, Robson, & Andrade Neto, Agostinho Serrano (2019). Bancadas virtuais e storyboards com ilustrações microscópicas representativas como recursos no estudo da Mecânica Quântica. RBECM, 2(2), 356-387. https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.10055

Trevisan, Robson, & Andrade Neto, Agostinho Serrano (2016). Um estudo da relação entre as imagens mentais utilizadas por estudantes de Mecânica Quântica e seu perfil epistemológico: uma investigação pela metodologia Report Aloud. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, 11(2), 212-227. https://doi.org/10.14483/udistrital.jour.gdla.2016.v11n2.a4

Venturini, T. (2010). Diving in magma: How to explore controversies with actor-network theory. Public Understanding of Science, 19(3), 258-273. https://doi.org/10.1177/0963662509102694

Venturini, T. (2012). Building on faults: How to represent controversies with digital methods. Public Understanding of Science, 21(7), 796-812. https://doi.org/10.1177/0963662510387558

Wolff, Jeferson Fernando de Souza (2015). Qual a mudança na estrutura cognitiva de estudantes após o uso de simulações computacionais? Uma investigação da relação entre representações computacionais internalizadas e aprendizagem significativa de conceitos no campo das colisões mecânicas em Física. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS. Recuperado de http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/234

Zanatta, Ronnie Petter Pereira, & Saavedra Filho, Nestor Cortez (2020). O Ensino de Ciências e a leitura da modernidade e da pós-modernidade por Bruno Latour: reflexões acerca do surgimento de pós-verdades e concepções alternativas no Ensino de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Fundamental II. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(3), 1469-1495. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1469

Zanatta, Ronnie Petter Pereira, & Saavedra Filho, Nestor Cortez (2023). A área de Ciências da Natureza na Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental: uma análise textual discursiva à luz do princípio de simetria generalizado de Bruno Latour. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 40(2), 445-471. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e86452

Downloads

Publicado

2024-09-10

Como Citar

Zanatta, R. P. P., & Saavedra Filho, N. C. (2024). MEDIAÇÃO DIGITAL E REPRESENTAÇÕES MENTAIS: UM ESTUDO SOBRE HIBRIDAÇÃO COGNITIVA NA ARTICULAÇÃO ENTRE HUMANOS E NÃO-HUMANOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Investigações Em Ensino De Ciências, 29(2), 337–364. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p337

Edição

Seção

Artigos