BOTÂNICA GERAL DE ANGIOSPERMAS NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Lucas Cardoso Marinho Universidade Estadual de Feira de Santana, Avenida Transnordestina, Novo Horizonte, 44036-900, Feira de Santana, Bahia, Brasil.
  • Francisco Antonio Rodrigues Setúval Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Estrada do Bem-Querer, Km 4, Bairro Universitário, 45083-900, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.
  • Cecília Oliveira de Azevedo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Estrada do Bem-Querer, Km 4, Bairro Universitário, 45083-900, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n3p237

Palavras-chave:

Botânica Geral, Ensino de Biologia, Manuais escolares

Resumo

Muito do conteúdo dos livros didáticos no Brasil tem relação com o período histórico vivido. Com o avanço no campo das pesquisas científicas, os livros-texto tornaram-se peças-chave na transferência/adaptação deste conhecimento para os níveis básicos da Educação, influenciando positiva ou negativamente na abordagem e apresentação dos conteúdos. O objetivo deste trabalho foi analisar comparativamente como o conteúdo de Botânica Geral de Angiospermas é abordado em três livros didáticos de Biologia do Ensino Médio (1974, 1999 e 2011). O livro de 1974 traz longos textos que contemplam uma abordagem bem elaborada, ainda assim, há uma tendência à simplificação do conteúdo. O livro de 1999 apresenta os conteúdos na forma de conceitos diretos e pontuais divididos em capítulos distintos. Nesta obra, a forma reduzida do conteúdo compromete a discussão, abrindo mão de temas que enriqueceriam o estudo. A obra de 2011 separa o conteúdo em capítulos diferentes e mantém a redução do mesmo, porém, sem perder a qualidade e clareza nas suas informações. Ao longo dos anos, a partir da melhor compreensão dos objetivos dos livros didáticos e da pesquisa científica envolvendo estes documentos, percebe-se que o livro mais atual é mais atrativo e menos denso, contribuindo para desconstruir a ideia de uma Botânica entediante e decorativa.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Marinho, L. C., Setúval, F. A. R., & de Azevedo, C. O. (2015). BOTÂNICA GERAL DE ANGIOSPERMAS NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE LIVROS DIDÁTICOS. Investigações Em Ensino De Ciências, 20(3), 237–258. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n3p237

Edição

Seção

Artigos