Design de Sequências Didáticas e Jogos Educacionais Complexos: proposição de estratégia para mobilização do Modelo de Reconstrução Educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p201

Palavras-chave:

Design Instrucional, Design-Based Research, Educação em Ciências, Pesquisa Social, Potencialidades Pedagógicas

Resumo

O Modelo de Reconstrução Educacional (MRE) tem sido empregado em pesquisas no campo da Educação em Ciências como suporte ao design educacional, especialmente por meio da pesquisa de desenvolvimento. Considerando suas premissas teóricas e metodológicas, buscamos responder à seguinte questão: Como mobilizar os aspectos teóricos e metodológicos do MRE para o design de Sequências Didáticas (SD) e Jogos Educacionais Complexos (JEC)? Para isso, propomos uma Estratégia de Mobilização que articula recursivamente três elementos: características dos ambientes de ensino e aprendizagem; percurso de design; e quadro de potencialidades pedagógicas. Trata-se de um esforço contínuo de instrumentalização do processo de design com base no MRE, oferecendo caminhos promissores para sua aplicação em diferentes tipos de intervenção. Compreendemos, assim, que o MRE pode ser ajustado de acordo com as especificidades da intervenção educacional. No caso dos JEC, por exemplo, é necessária uma fase voltada à pesquisa preliminar lúdica. No entanto, defendemos que, independentemente do tipo de intervenção, a primeira fase do design educacional fundamentado no MRE culmina na identificação das potencialidades pedagógicas. Os próximos passos para o avanço do que aqui foi proposto consistem em aprofundar a compreensão sobre como o MRE pode contribuir para os processos de validação das intervenções educacionais.

Biografia do Autor

  • Michelle Garcia da Silva, Universidade Estadual da Paraíba
    Departamento de biologia, área de ensino

Referências

Bruno, G. S., & Carolei, P. (2018). Contribuições do design para o ensino de Ciências por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(3), 851–878. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183851

Chusinkunawut, K., Henderson, C., Nugultham, K., Wannagatesiri, T., & Fakcharoenphol, W. (2021). Design-based science with communication scaffolding results in productive conversations and improved learning for secondary students. Research in Science Education, 51(4), 1123–1140. https://doi.org/10.1007/s11165-020-09926-w

Conrado, D. M. & Nunes-Neto, N. F. (Orgs.). (2018). Questões sociocientíficas: Fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. EDUFBA. https://books.scielo.org/id/n7g56?utm_source=chatgpt.com

Duit, R. (2006, July 1-19). Science education research – An indispensable prerequisite for improving instructional practice. ESERA Summer School, Braga. https://www.researchgate.net/publication/252061311_Science_Education_Research_-_An_Indispensable_Prerequisite_for_Improving_Instructional_Practice

Duit, R., & Treagust, D. F. (2003). Conceptual change: A powerful framework for improving science teaching and learning. International Journal of Science Education, 25(6), 671–688. https://doi.org/10.1080/09500690305016

Duit, R., Gropengießer, H., Kattmann, U., Komorek, M., & Parchmann, I. (2012). The model of educational reconstruction: A framework for improving teaching and learning science. In Science education research and practice in Europe (pp. 13–37). Brill Sense.

Epaminondas, I. G. P., Smania-Marques, R., & Silva, M. G. (in press). Modelo de reconstrução educacional e o desenvolvimento de sequências didáticas: Relatos de um professor de biologia em formação inicial. Revista em Ensino de Biologia da SBEnBio.

Johann, L., Groß, J., & Rusk, F. (2025). Static compartmentalisation vs. dynamic molecular interaction – On the significance of student conceptions for upper secondary cell membrane biology education. Nordic Studies in Science Education, 21(1), 21–38. https://doi.org/10.5617/nordina.9912

Kattmann, U., Duit, R., Gropengießer, H., & Komorek, M. (1996, April 1-20). Educational reconstruction: Bringing together issues of scientific clarification and students’ conceptions. Annual Meeting of the National Association for Research in Science Teaching (NARST), St. Louis.

Kattmann, U. (2007). Didaktische Rekonstruktion – Eine praktische Theorie. Theorien in der biologiedidaktischen Forschung (pp. 93–104). Springer Netherlands.

Kersting, M., Henriksen, E. K., Bøe, M. V., & Angell, C. (2018). General relativity in upper secondary school: Design and evaluation of an online learning environment using the model of educational reconstruction. Physical Review Physics Education Research, 14(1), 2469-9896. https://doi.org/10.1103/PhysRevPhysEducRes.14.010130

Kishimoto, T. M. (Org.). (2005). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação (8ª ed.). Cortez.

Komorek, M., & Kattmann, U. (2008). The model of educational reconstruction. In S. Mikelskis-Seifert, U. Ute, & M. Brückmann (Eds.), Four decades of research in science education: From curriculum development to quality improvement (pp. 171–188). Waxmann.

Labudde, P. (2008). The role of constructivism in science education: Yesterday, today and tomorrow. In S. Mikelskis-Seifert, U. Ringelband, & M. Brückmann (Eds.), Four decades of research in science education: From curriculum development to quality improvement (pp. 171–188). Waxmann.

Lerner, J. A. (2014). Making democracy fun: How game design can empower citizens and transform politics. MIT Press.

Lie, R., Aranda, M. L., Guzey, S. S., & Moore, J. T. (2021). Students’ views of design in an engineering design-based science curricular unit. Research in Science Education, 51(3), 663–683. https://doi.org/10.1007/s11165-018-9813-9

Lira, F. D., & Smania-Marques, R. (2021). Mais um nada comum dia na escola: Um jogo educacional complexo no estilo RPG de aventura para tratar o tema sexualidade. Investigações em Ensino de Ciências, 26(2), 290–312. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p290

Lira, F. D., Bernardo, M. L., & Smania-Marques, R. (2021). Desenvolvimento e teste de uma ferramenta para avaliação e validação de jogos educacionais do tipo RPG. In J. R. Lima, M. C. A. Oliveira, & N. S. Cardoso (Orgs.), Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia (Vol. 1, pp. 281–290). Editora Realize. https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74661

Méheut, M., & Psillos, D. (2004). Teaching-learning sequences: Aims and tools for science education research. International Journal of Science Education, 26(5), 515–535. https://doi.org/10.1080/09500690310001614762

Mesquita, L., Brockington, G., Testoni, L. A., & Studart, N. (2021). Metodologia do design educacional no desenvolvimento de sequências de ensino e aprendizagem no ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 43, e20200404. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0404

Niebert, K., & Gropengiesser, H. (2013). The model of educational reconstruction: A framework for the design of theory-based, content-specific interventions — The example of climate change. In T. Plomp & N. Nieveen (Eds.), Educational design research – Part B: Illustrative cases (pp. 511–531). SLO.

Plomp, T. (2013). Educational design research: An introduction. In T. Plomp & N. Nieveen (Eds.), Educational design research – Part A: An introduction (pp. 10–51). SLO.

Reinfried, S., Tempelmann, S., Aeschbacher, U., & Krucker, H. (2015). The model of educational reconstruction: A powerful strategy to teach for conceptual development in physical geography—The case of water springs. International Research in Geographical and Environmental Education, 24(3), 237–257. https://doi.org/10.1080/10382046.2015.1041961

Ruthven, K., Laborde, C., Leach, J., & Tiberghien, A. (2009). Design tools in didactical research: Instrumenting the epistemological and cognitive aspects of the design of teaching sequences. Educational Researcher, 38(5), 329–342. https://doi.org/10.3102/0013189X09338513

Sarmento, A. C. de H., Costa, M. J. P., Farias, R. L. P., & Silva, M. F. da. (2013). Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético. Ciência & Educação (Bauru), 19(3), 573–598. https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000300008

Silva, G. M. (2019). O modelo de reconstrução educacional como um aporte teórico e metodológico para o design de uma sequência didática sobre o conceito de biodiversidade em uma perspectiva integral e polissêmica [Tese de doutorado, Universidade Federal Rural de Pernambuco]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8343

Silva, G. M., & Ferreira, H. S. (2020). Modelo de reconstrução educacional como um aporte teórico e metodológico para o design de ambientes de ensino e aprendizagem da ciência. Investigações em Ensino de Ciências, 25(1), 262-281. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p262

Silva, M. G., Smania-Marques, R., & Ferreira, H. S. (2022). Mobilização de aspectos teóricos e metodológicos do Modelo de Reconstrução Educacional para apoiar o processo de design de uma sequência didática sobre biodiversidade. Investigações em Ensino de Ciências, 27, 173–190. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p173

Silva, M. G., & Smania-Marques, R. (2023). Identificação de estratégias para mobilizar aspectos teóricos e metodológicos do Modelo de Reconstrução Educacional: o design de uma sequência didática sobre cadeia alimentar. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Revista ENPEC. https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enpec/2023/TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2075_TB957_09032023155858.pdf

Silva, M. G., Silva, I. C. B., & Smania-Marques, R. (2025). Construindo caminhos para a validação de sequências didáticas: Identificação de indicadores de aprendizagem apoiados teoricamente no Modelo de Reconstrução Educacional. Revista Ponto de Vista, 14(1), 1–20. https://doi.org/10.47328/rpv.v14i1.19590

Smania-Marques, R., Lira, F. D., Vasconcelos, G. B., Bernardo, M. L., & Silva, M. G. (2024). Design de jogos educacionais [recurso eletrônico]: orientações de construção para além das vozes da cabeça. EDUEPB. https://eduepb.uepb.edu.br/e-books/

Tardif, M. (2012). Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes.

Van Den Akker, J. (1999). Principles and methods of development research. In J. van den Akker, R. M. Branch, K. Gustafson, N. Nieveen, & T. Plomp (Eds.), Design approaches and tools in education and training (pp. 1–14). Kluwer Academic.

Vasconcelos, G. B., & Smania-Marques, R. (2021). Construção de um boardgame didático como ferramenta facilitadora dos processos de ensino e aprendizagem de ecologia, zoologia, genética e evolução. In M. J. L. Silva, C. H. G. Meneses, & F. F. Cruz (Orgs.), Rede de Saberes (Vol. 1, pp. 270–297). EDUEPB. http://eduepb.uepb.edu.br/download/rede-de-saberes-vol-ii/?wpdmdl=1541&masterkey=60cba48a72ba4

Zabala, A. (1998). A prática educativa: Como ensinar. Artmed.

Publicado

2025-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

da Silva, M. G., Smania-Marques, R., & Sivini Ferreira, H. (2025). Design de Sequências Didáticas e Jogos Educacionais Complexos: proposição de estratégia para mobilização do Modelo de Reconstrução Educacional. Investigações Em Ensino De Ciências, 30(1), 201-226. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p201