Design de Sequências Didáticas e Jogos Educacionais Complexos: proposição de estratégia para mobilização do Modelo de Reconstrução Educacional
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p201Palavras-chave:
Design Instrucional, Design-Based Research, Educação em Ciências, Pesquisa Social, Potencialidades PedagógicasResumo
O Modelo de Reconstrução Educacional (MRE) tem sido empregado em pesquisas no campo da Educação em Ciências como suporte ao design educacional, especialmente por meio da pesquisa de desenvolvimento. Considerando suas premissas teóricas e metodológicas, buscamos responder à seguinte questão: Como mobilizar os aspectos teóricos e metodológicos do MRE para o design de Sequências Didáticas (SD) e Jogos Educacionais Complexos (JEC)? Para isso, propomos uma Estratégia de Mobilização que articula recursivamente três elementos: características dos ambientes de ensino e aprendizagem; percurso de design; e quadro de potencialidades pedagógicas. Trata-se de um esforço contínuo de instrumentalização do processo de design com base no MRE, oferecendo caminhos promissores para sua aplicação em diferentes tipos de intervenção. Compreendemos, assim, que o MRE pode ser ajustado de acordo com as especificidades da intervenção educacional. No caso dos JEC, por exemplo, é necessária uma fase voltada à pesquisa preliminar lúdica. No entanto, defendemos que, independentemente do tipo de intervenção, a primeira fase do design educacional fundamentado no MRE culmina na identificação das potencialidades pedagógicas. Os próximos passos para o avanço do que aqui foi proposto consistem em aprofundar a compreensão sobre como o MRE pode contribuir para os processos de validação das intervenções educacionais.Referências
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