A Complexificação do Conceito de “Prova Científica” em um Contexto de Formação de Professores de Ciências

Autores/as

  • João Otavio Garcia Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) https://orcid.org/0000-0003-0087-9046
  • Juliano Camillo Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) https://orcid.org/0000-0002-3169-0572

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p138

Palabras clave:

problema da demarcação, prova científica, natureza da ciência, história e filosofia da ciência, teoria da atividade

Resumen

Discutimos a complexificação do objeto “prova científica” no desenvolvimento das atividades realizadas em uma pesquisa de mestrado no contexto da Licenciatura em Educação do Campo (Ciências da Natureza e Matemática). Para tratar dessa complexificação, apontamos algumas contradições presentes na perspectiva do ensino em e sobre ciências, principalmente nas suas relações com a visão consensual sobre Natureza da Ciência e como essas relações, ao não tratarem a natureza contraditória com a qual se constroem consensos, acaba por reforçar e propagar, na Educação em Ciências, uma tendência consensualista. Essa tendência consensualista pode manifestar-se de diversas formas, sendo uma delas na redução da discussão sobre “prova científica” ao “problema da demarcação”, o que configura um reducionismo apenas à dimensão puramente epistêmica desse problema. Para o desenvolvimento da complexificação do objeto “prova científica”, nos apoiamos na Teoria da Atividade e utilizamos cinco textos sobre a temática que, articulados nas atividades de intervenção no contexto da formação de professores das escolas do campo, permitiram analisar como a dinâmica dessas atividades com licenciandos promoveu essa complexificação, de modo que discutiremos a importância desta na superação da tendência consensualista e no desenvolvimento da Educação em Ciências como ferramenta para o desenvolvimento de possibilidades concretas de emancipação humana.

Biografía del autor/a

  • João Otavio Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT)
    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem das Ciências. Sou Mestre (2020) pelo mesmo programa e Licenciado em Ciências da Natureza com Habilitação em Física (2016) pelo Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Jaraguá do Sul - Centro. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar CEUCI (CNPq) do Centro de Ciências da Educação (CED/UFSC) nas linhas de pesquisa de Epistemologias e Educação e Filosofias e Ciências e do Grupo de Estudos de Práticas Curriculares, Narrativas e Agência Docentes (GEPraNA) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente atuo como editor assistente do periódico Outlines Critical Practice Studies (Copenhagen). Áreas de pesquisa: Teoria da Atividade Cultural-Histórica, Pedagogia Freireana, Perspectiva Bakhtiniana, História e Filosofia da Ciência, Natureza da Ciência e Filosofia do Ensino de Física
  • Juliano Camillo, Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
    Atualmente sou professor do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). De jun/2015 a mar/2023 fui professor do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (MEN/CED/UFSC). Atuo também no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC). Entre 2018 e 2020 fui coordenador do Núcleo de Pesquisa e Avaliação do Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC/CED/UFSC) e entre 2020 e 2022 fui coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC). Atuo como editor adjunto dos periódicos Caderno Brasileiro de Ensino de Ensino de Física e Outlines Critical Practice Studies. Além disso, tenho servido como parecerista de diversos periódicos nacionais e internacionais. Tenho Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e sou mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - Modalidade Física da Universidade de São Paulo (USP). Áreas de pesquisa: Linguagem e Cognição, Teoria da Atividade, Educação em Ciências e Desenvolvimento Humano e Filosofia da Educação em Ciências

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Publicado

2025-05-01

Cómo citar

Garcia, J. O., & Camillo, J. (2025). A Complexificação do Conceito de “Prova Científica” em um Contexto de Formação de Professores de Ciências. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 30(1), 138-167. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p138