Duas décadas dos PCNEM e PCN+ e uma década das DCN: como os parâmetros e as diretrizes podem atender e nortear a educação científica das juventudes do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p492

Palavras-chave:

PCNEM, DCNEM, Ensino Médio, Juventudes, Formação Integral

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral investigar a adequação das diretrizes educacionais brasileiras, representadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), bem como suas orientações complementares, e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN), aos desafios e demandas formativas e educacionais das juventudes do século XXI, com ênfase na educação científica. A metodologia da pesquisa, caracterizada como qualitativa, aplicada, exploratória, descritiva e bibliográfica, envolveu uma análise abrangente desses documentos, e os resultados indicam ressonâncias positivas entre eles e as demandas educacionais atuais ao revelar a importância dos PCNEM e suas orientações complementares e das DCN em relação à formação científica dos jovens do século XXI, pois ambos destacam pontos fortes como a promoção de competências e habilidades e a ênfase na formação integral dos estudantes. No entanto, identificou-se lacunas como a necessidade de orientações mais específicas sobre a integração das tecnologias digitais e uma maior abordagem da diversidade e inclusão nos currículos. As considerações sugerem a capacitação dos professores em metodologias inovadoras, a inclusão de habilidades digitais no currículo e uma avaliação formativa e contínua que valorize não apenas a capacidade cognitiva, mas também o desenvolvimento integral dos estudantes. 

Biografia do Autor

  • Alisson Romeu de Sousa, IFCE campus Crateús
    Graduando em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE (Campus Crateús). Trabalhou como monitor da disciplina de Introdução à Física e como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC.
  • Jonas Guimarães Paulo Neto, IFCE campus Crateús
    Mestre em Ensino de Física pelo IFCE - Campus Sobral, pós-graduado em Ensino de Física (Prominas) e possui Licenciatura em Física (IFCE/Sobral). É professor EBTT do IFCE - Campus Crateús, atuando nos níveis técnico, superior e na pós-graduação.

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Publicado

2025-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Romeu de Sousa, A., & Guimarães Paulo Neto, J. (2025). Duas décadas dos PCNEM e PCN+ e uma década das DCN: como os parâmetros e as diretrizes podem atender e nortear a educação científica das juventudes do século XXI. Investigações Em Ensino De Ciências, 30(1), 492-532. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p492