A NÃO TRANSPARÊNCIA DE IMAGENS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: AS ESPECIFICIDADES NOS MODOS DE VER, PENSAR E AGIR

Autores

  • Fábio André Sangiogo Universidade Federal de Pelotas Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos Campus Universitário Capão do Leão s/n. CEP: 96160-000 - Capão do Leão-RS – Brasil, CP: 354
  • Carlos Alberto Marques Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Metodologia de Ensino CEP 88040-970 - Florianópolis-SC – Brasil, CP: 476

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p57

Palavras-chave:

O texto objetiva discutir a não transparência de imagens a partir de uma pesquisa conduzida em aulas de Química desenvolvidas e analisadas por um professor/pesquisador. Com base na perspectiva histórico-cultural, as discussões reportam para a especificida

Resumo

O texto objetiva discutir a não transparência de imagens a partir de uma pesquisa conduzida em aulas de Química desenvolvidas e analisadas por um professor/pesquisador. Com base na perspectiva histórico-cultural, as discussões reportam para a especificidade nos modos de ver, pensar e agir de diferentes sujeitos para os processos de mediação didática que remetem, por exemplo, à importância de trabalhar a leitura de imagens, de valorizar a historicidade dos processos de constituição social dos sujeitos e os significados produzidos sobre imagens, com o intuito de propiciar interações que potencializem os processos inter e intrapsíquicos que permeiam as aulas de Ciências/Química. 

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Publicado

2016-06-02

Como Citar

Sangiogo, F. A., & Marques, C. A. (2016). A NÃO TRANSPARÊNCIA DE IMAGENS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: AS ESPECIFICIDADES NOS MODOS DE VER, PENSAR E AGIR. Investigações Em Ensino De Ciências, 20(2), 57–75. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p57

Edição

Seção

Artigos

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