CARACTERIZAÇÃO DOS TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INSERIDOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

Autores

  • Pedro Henrique Ribeiro de Souza Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ Avenida Maracanã, 229 – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ
  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ Avenida Maracanã, 229 – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p126

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Livro Didático, Ensino de Biologia

Resumo

Textos de Divulgação Científica (DC) são utilizados no Ensino de Ciências por contextualizar o conteúdo curricular e relacioná-lo ao cotidiano dos alunos. Os livros didáticos de Ciências apresentam textos de DC, em sua maioria, adaptados, o que pode interferir no seu conteúdo original. Este trabalho identificou os textos de DC em nove coleções didáticas de Biologia do Ensino Médio, aprovadas pelo PNLD/2015. Foram encontrados 398 textos, destacando-se a coleção de Favaretto. A maior parte dos textos eram adaptados e estavam em capítulos de Ecologia, Zoologia e Evolução. Os livros utilizaram textos de fontes diversas, porém destacam-se jornais e revistas de DC, como a Ciência Hoje, o que indica a opção por textos com linguagem mais acessível aos alunos. Atenta-se para a importância de analisar estes textos e entender que alterações foram realizadas na inserção dos mesmos nos livros didáticos.

Downloads

Publicado

2016-06-02

Como Citar

de Souza, P. H. R., & Rocha, M. B. (2016). CARACTERIZAÇÃO DOS TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INSERIDOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA. Investigações Em Ensino De Ciências, 20(2), 126–137. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p126

Edição

Seção

Artigos