EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E OS ESTUDANTES BRASILEIROS: CONHECIMENTO E ACEITAÇÃO

Autores

  • Graciela da Silva Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Biociências Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Bairro Boa Esperança, Cuiabá - MT - 78060-900.
  • Nelio Bizzo Universidade de São Paulo – USP Faculdade de Educação – Programa de Pós-graduação em Educação/ NAP-USP Edevo-Darwin Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo – 05508-040.

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p161

Palavras-chave:

Aceitação, Conhecimento, Evolução Biológica

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar tópicos da teoria da evolução biológica que os jovens brasileiros autodeclaram conhecer e suas relações com as variáveis: sexo, idade, localização geográfica, aspectos socioeconômicos, religião e ciência. Participaram da pesquisa 2.404 estudantes (55,1% meninas) do Ensino Médio, matriculados em 78 escolas brasileiras. Os dados foram coletados através de questionário e as análises dos dados foram realizadas com auxílio do Software Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 18.0. Os resultados encontrados apontam que o conhecimento de tópicos evolutivos entre os estudantes é baixo e foi influenciado pelas variáveis testadas, e as associações identificadas aconteceram de maneira diversificada, e em menor ou maior intensidade, conforme o contexto estudado.

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Publicado

2016-06-02

Como Citar

Oliveira, G. da S., & Bizzo, N. (2016). EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E OS ESTUDANTES BRASILEIROS: CONHECIMENTO E ACEITAÇÃO. Investigações Em Ensino De Ciências, 20(2), 161–185. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p161

Edição

Seção

Artigos