UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DE AULAS POR LICENCIANDAS DE QUÍMICA AO LONGO DE UM PROCESSO DE REFLEXÃO ORIENTADA

Autores

  • Rita de Cássia Suart Departamento de Química Universidade Federal de Lavras - CEP 37200-000 - Lavras - MG
  • Camila Marra Abras Departamento de Química Universidade Federal de Lavras - CEP 37200-000 - Lavras - MG
  • Débora da S. Maculan Departamento de Química Universidade Federal de Lavras - CEP 37200-000 - Lavras - MG
  • Jackeline Rafaela Pedroso Departamento de Química Universidade Federal de Lavras - CEP 37200-000 - Lavras - MG
  • Lívia Maria Ribeiro Rosa Departamento de Química Universidade Federal de Lavras - CEP 37200-000 - Lavras - MG
  • Mayara de S. Miranda Departamento de Química Universidade Federal de Lavras - CEP 37200-000 - Lavras - MG
  • Rodrigo Antônio Bernardo Departamento de Química Universidade Federal de Lavras - CEP 37200-000 - Lavras - MG
  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes Instituto de Química – IQ - USP - São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p186

Palavras-chave:

Reflexão orientada, formação inicial de professores, ensino de Química

Resumo

O Processo de Reflexão Orientada (PRO) é uma iniciativa que visa promover momentos em que os licenciandos possam refletir acerca do desenvolvimento de planos de aula, elaboração e realização de atividades de intervenções no ensino de Química. Sabendo que hoje o professor assume um papel de mediador da construção do conhecimento, cabe a ele propor atividades investigativas que proporcionem ao aluno desenvolver habilidades necessárias para a compreensão do mundo que os cercam. Assim, este trabalho tem por finalidade analisar a evolução e a relação de níveis investigativos, alfabetização científica e níveis cognitivos presentes em quatro propostas de ensino, que compõem uma sequência de aulas, elaboradas por duas licenciandas de uma universidade pública, para um conteúdo específico, a partir de encontros realizados durante um processo de reflexão orientada. Os resultados mostram que as propostas apresentaram evoluções na maioria dos tópicos avaliados, o que pode ser justificado através de reflexões realizadas entre licenciandas, mediadora e integrantes do grupo, a partir de reuniões individuais e coletivas.

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Publicado

2016-06-02

Como Citar

Suart, R. de C., Abras, C. M., Maculan, D. da S., Pedroso, J. R., Rosa, L. M. R., Miranda, M. de S., Bernardo, R. A., & Marcondes, M. E. R. (2016). UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DE AULAS POR LICENCIANDAS DE QUÍMICA AO LONGO DE UM PROCESSO DE REFLEXÃO ORIENTADA. Investigações Em Ensino De Ciências, 20(2), 186–208. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p186

Edição

Seção

Artigos