A LINGUAGEM LATEX E O ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Julio Cesar Queiroz de Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)
  • Sheila Gonçalves do Couto Universidade Federal de Goiás
  • Eder Pires de Camargo UNESP/ Ilha Solteira

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p424

Palavras-chave:

Linguagem LaTeX, deficiência visual, Ensino de Física, computador, ledores de tela

Resumo

Ao pensarmos o Ensino de Física para alunos com deficiência visual, a linguagem matemática mostra-se desafiadora, pois sua sintaxe bidimensional restringe-a a uma “cultura de videntes”. Com o desenvolvimento dos ledores de tela, tornou-se possível o acesso ao computador por pessoas com deficiência visual. No entanto a linguagem matemática convencional oferece certas barreiras à acessibilidade. Nosso objetivo foi investigar as possibilidades e limitações ao se introduzir a linguagem LaTeX no contexto ativo de leitura e resolução de exercícios de Física por parte de alunos com deficiência visual, por meio de um computador associado a um ledor de tela. À luz do referencial de Vigotski, em que a linguagem tem um papel central tanto do ponto de vista do processo de mediação simbólica quanto no mecanismo de compensação sócio-psicológica de pessoas com deficiência visual, o trabalho foi estruturado sob as bases da pesquisa qualitativa, sendo a interpretação dos dados baseada na Análise do Discurso em Bakhtin. Ao introduzirmos a Linguagem LaTeX no contexto da leitura e resolução de exercícios de Física por um aluno do ensino médio de uma escola pública, a associação entre LaTeX e ledor de tela não somente mostrou-se acessível como compreensível, revelando um potencial na diminuição das barreiras da acessibilidade à textos de Física por meio do computador.

Biografia do Autor

Julio Cesar Queiroz de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)

Escola de Ciências Exatas e da Computação (ECEC)

Sheila Gonçalves do Couto, Universidade Federal de Goiás

Instituto de Física

Eder Pires de Camargo, UNESP/ Ilha Solteira

Departamento de Física e Química

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

Carvalho, J. C. Q. de, Couto, S. G. do, & Camargo, E. P. de. (2018). A LINGUAGEM LATEX E O ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Investigações Em Ensino De Ciências, 23(2), 424–438. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p424

Edição

Seção

Artigos