Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Acervo
Sobre
Sobre a Revista
Submissão
Corpo Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Registrar-se
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 23 n. 2 (2018): Agosto de 2018
v. 23 n. 2 (2018): Agosto de 2018
Publicado:
2018-08-30
A IDENTIDADE DOCENTE E AS RELAÇÕES COM O SABER EM SALA DE AULA: UM ESTUDO REALIZADO COM ESTUDANTES DE UMA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Sergio de Mello Arruda, Roberta Negrão de Araújo, Marinez Meneghello Passos
01-17
PDF
EDUCAÇÃO CTS NO ITINERÁRIO FORMATIVO DO PIBID: POTENCIALIDADES DE UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO “A HISTÓRIA DAS COISAS”
Tiago Clarimundo Ramos, Marcos Fernandes Sobrinho, Karolina Martins Almeida e Silva, Paulo Alexandre de Castro, Wildson Luiz Pereira dos Santos
18-48
PDF
A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA A SURDOS
Emanuela Pinheiro Nogueira, Maria Cleide da Silva Barroso, Caroline de Goes Sampaio
49-64
PDF
O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: VIVÊNCIAS E PRÁTICAS REFLEXIVAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
André Luis de Oliveira, Ana Tiyomi Obara
65-87
PDF
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENDÊNCIAS DE PESQUISA
Alessandra M. Cavichia Atanazio, Álvaro Emílio Leite
88-103
PDF
INVESTIGANDO A SIGNIFICAÇÃO DE PROBLEMAS EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVA
Ana Paula Solino, Lúcia Helena Sasseron
104-129
PDF
A IMAGEM DO CIENTISTA: IMPACTO DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA FOCALIZADA NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Gabriel Ribeiro, José Luís de Jesus Coelho da Silva
130-158
PDF
USO DE DESENHOS COMO FERRAMENTA PARA INVESTIGAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES AGRICULTORES SOBRE A RELAÇÃO INSETO-PLANTA E DIÁLOGO INTERCULTURAL
Jairo Robles-Piñeros, Geilsa Costa Santos Baptista, Eraldo Medeiros Costa-Neto
159-171
PDF
ABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA PRODUÇÕES RELACIONADAS À EDUCAÇÃO DO CAMPO
Karine Raquiel Halmenschlager, Carolina Dos Santos Fernandes, Juliano Camillo, Elizandro Maurício Brick
172-189
PDF
AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO SUBPROJETO DE BIOLOGIA DA UFES PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE DE SEUS BOLSISTAS E FORMAÇÃO CONTINUADA DO COORDENADOR DE ÁREA
Daniely Bollis Rabelo, Geide Rosa Coelho
190-210
PDF
ANÁLISE ESTRUTURAL DE REDES SEMÂNTICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS RELAÇÕES ENTRE REPRESENTAÇÕES PROPOSICIONAIS E EVOLUÇÃO CONCEITUAL EM UM TÓPICO DA FÍSICA
Ernani Vassoler Rodrigues, Giuseppi Gava Camiletti
211-227
PDF
RELIGIÃO E CIÊNCIA: O QUE AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS NOS MOSTRAM SOBRE OS DESAFIOS DE UM ENSINO DE BIOLOGIA DIALÓGICO
Priscila Silva de Figueiredo, Claudia de Alencar Serra e Sepulveda
228-255
PDF
ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ANÁLISE SOBRE O PAPEL DO CIENTISTA E A NATUREZA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA
Geraldo W. Rocha Fernandes, António M. Rodrigues, Carlos Alberto Ferreira
256-290
PDF
DECLARAÇÕES DE MONITORES E EX-MONITORES DO OBSERVATÓRIO DO ALTO DA SÉ SOBRE A ATIVIDADE DE MONITORIA: DESDOBRAMENTOS PARA A FUTURA AÇÃO DOCENTE
Romulo André Vicente, Antônio Carlos da silva Miranda, Suzane Bezerra França, Helaine Sivini Ferreira
291-310
PDF
AÇÕES DOCENTES FAVORÁVEIS AO ENSINO ENVOLVENDO ARGUMENTAÇÃO: ESTUDO DA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA
Stefannie de Sá Ibraim, Rosária Justi
311-330
PDF
MILTON SANTOS E PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: A FORMA-CONTEÚDO EXPRESSA NO TEMA GERADOR
Kamilla Nunes Fonseca, Júlio Cesar Lemos Milli, Ana Paula Solino, Simoni Tormohlen Gehlen
331-351
PDF
DIFICULDADES E AVANÇOS NO DOMÍNIO DO CAMPO CONCEITUAL DA MODELAGEM DIDÁTICO-CIENTÍFICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICA EXPERIMENTAL
Leonardo Albuquerque Heidemann, Ives Solano Araujo, Eliane Angela Veit
352-382
PDF
OBSTÁCULOS COGNITIVO-EPISTEMOLÓGICOS E MODELOS EXPLICATIVOS NO ESTUDO SOBRE A ESTRUTURA DA MATÉRIA NAS AULAS DE FÍSICA
Márlon Pessanha
383-405
PDF
REPRESENTAÇÕES NÃO LINGUÍSTICAS E JOGOS COOPERATIVOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA BIOLOGIA CELULAR
Gabriel Mathias Carneiro Leão, André Andrian Padial, Marco Antonio Ferreira Randi
406-423
PDF
A LINGUAGEM LATEX E O ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Julio Cesar Queiroz de Carvalho, Sheila Gonçalves do Couto, Eder Pires de Camargo
424-438
PDF
Idioma
English
Español
Português