Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 23 Núm. 2 (2018): Agosto de 2018
Vol. 23 Núm. 2 (2018): Agosto de 2018
Publicado:
2018-08-30
A IDENTIDADE DOCENTE E AS RELAÇÕES COM O SABER EM SALA DE AULA: UM ESTUDO REALIZADO COM ESTUDANTES DE UMA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Sergio de Mello Arruda, Roberta Negrão de Araújo, Marinez Meneghello Passos
01-17
PDF (Portugués)
EDUCAÇÃO CTS NO ITINERÁRIO FORMATIVO DO PIBID: POTENCIALIDADES DE UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO “A HISTÓRIA DAS COISAS”
Tiago Clarimundo Ramos, Marcos Fernandes Sobrinho, Karolina Martins Almeida e Silva, Paulo Alexandre de Castro, Wildson Luiz Pereira dos Santos
18-48
PDF (Portugués)
A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA A SURDOS
Emanuela Pinheiro Nogueira, Maria Cleide da Silva Barroso, Caroline de Goes Sampaio
49-64
PDF (Portugués)
O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: VIVÊNCIAS E PRÁTICAS REFLEXIVAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
André Luis de Oliveira, Ana Tiyomi Obara
65-87
PDF (Portugués)
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENDÊNCIAS DE PESQUISA
Alessandra M. Cavichia Atanazio, Álvaro Emílio Leite
88-103
PDF (Portugués)
INVESTIGANDO A SIGNIFICAÇÃO DE PROBLEMAS EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVA
Ana Paula Solino, Lúcia Helena Sasseron
104-129
PDF (Portugués)
A IMAGEM DO CIENTISTA: IMPACTO DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA FOCALIZADA NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Gabriel Ribeiro, José Luís de Jesus Coelho da Silva
130-158
PDF (Portugués)
USO DE DESENHOS COMO FERRAMENTA PARA INVESTIGAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES AGRICULTORES SOBRE A RELAÇÃO INSETO-PLANTA E DIÁLOGO INTERCULTURAL
Jairo Robles-Piñeros, Geilsa Costa Santos Baptista, Eraldo Medeiros Costa-Neto
159-171
PDF (Portugués)
ABORDAGEM DE TEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA PRODUÇÕES RELACIONADAS À EDUCAÇÃO DO CAMPO
Karine Raquiel Halmenschlager, Carolina Dos Santos Fernandes, Juliano Camillo, Elizandro Maurício Brick
172-189
PDF (Portugués)
AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO SUBPROJETO DE BIOLOGIA DA UFES PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE DE SEUS BOLSISTAS E FORMAÇÃO CONTINUADA DO COORDENADOR DE ÁREA
Daniely Bollis Rabelo, Geide Rosa Coelho
190-210
PDF (Portugués)
ANÁLISE ESTRUTURAL DE REDES SEMÂNTICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS RELAÇÕES ENTRE REPRESENTAÇÕES PROPOSICIONAIS E EVOLUÇÃO CONCEITUAL EM UM TÓPICO DA FÍSICA
Ernani Vassoler Rodrigues, Giuseppi Gava Camiletti
211-227
PDF (Portugués)
RELIGIÃO E CIÊNCIA: O QUE AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS NOS MOSTRAM SOBRE OS DESAFIOS DE UM ENSINO DE BIOLOGIA DIALÓGICO
Priscila Silva de Figueiredo, Claudia de Alencar Serra e Sepulveda
228-255
PDF (Portugués)
ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ANÁLISE SOBRE O PAPEL DO CIENTISTA E A NATUREZA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA
Geraldo W. Rocha Fernandes, António M. Rodrigues, Carlos Alberto Ferreira
256-290
PDF (Portugués)
DECLARAÇÕES DE MONITORES E EX-MONITORES DO OBSERVATÓRIO DO ALTO DA SÉ SOBRE A ATIVIDADE DE MONITORIA: DESDOBRAMENTOS PARA A FUTURA AÇÃO DOCENTE
Romulo André Vicente, Antônio Carlos da silva Miranda, Suzane Bezerra França, Helaine Sivini Ferreira
291-310
PDF (Portugués)
AÇÕES DOCENTES FAVORÁVEIS AO ENSINO ENVOLVENDO ARGUMENTAÇÃO: ESTUDO DA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA
Stefannie de Sá Ibraim, Rosária Justi
311-330
PDF (Portugués)
MILTON SANTOS E PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: A FORMA-CONTEÚDO EXPRESSA NO TEMA GERADOR
Kamilla Nunes Fonseca, Júlio Cesar Lemos Milli, Ana Paula Solino, Simoni Tormohlen Gehlen
331-351
PDF (Portugués)
DIFICULDADES E AVANÇOS NO DOMÍNIO DO CAMPO CONCEITUAL DA MODELAGEM DIDÁTICO-CIENTÍFICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICA EXPERIMENTAL
Leonardo Albuquerque Heidemann, Ives Solano Araujo, Eliane Angela Veit
352-382
PDF (Portugués)
OBSTÁCULOS COGNITIVO-EPISTEMOLÓGICOS E MODELOS EXPLICATIVOS NO ESTUDO SOBRE A ESTRUTURA DA MATÉRIA NAS AULAS DE FÍSICA
Márlon Pessanha
383-405
PDF (Portugués)
REPRESENTAÇÕES NÃO LINGUÍSTICAS E JOGOS COOPERATIVOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA BIOLOGIA CELULAR
Gabriel Mathias Carneiro Leão, André Andrian Padial, Marco Antonio Ferreira Randi
406-423
PDF (Portugués)
A LINGUAGEM LATEX E O ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Julio Cesar Queiroz de Carvalho, Sheila Gonçalves do Couto, Eder Pires de Camargo
424-438
PDF (Portugués)
Idioma
English
Español
Português