A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA A SURDOS

Autores

  • Emanuela Pinheiro Nogueira IFCE Campus Maracanaú
  • Maria Cleide da Silva Barroso IFCE Campus Maracanaú
  • Caroline de Goes Sampaio Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia do Ceará - IFCE

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p49

Palavras-chave:

Língua de sinais, Ensino de Química, Química em Libras, Libras, Surdez

Resumo

A pesquisa tem como tema a importância da LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais para o ensino de química dos surdos. A língua tem um papel imprescindível na formação do ser. Através dela é possível transmitir costumes e conhecimentos, desenvolvendo assim também, novos saberes. A libras consiste na língua de sinais natural dos surdos nascidos no Brasil. Por meio dela os surdos podem se comunicar livremente e compreender assuntos mesmo que complexos, tendo em vista que a capacidade cognitiva do surdo é normal e a Língua de Sinais é uma língua verdadeira. Entretanto, verifica-se que os sinais de química existentes são mínimos se comparados à riqueza do conteúdo químico e a sua presença assídua no nosso cotidiano. O objetivo deste trabalho foi além de analisar a importância e o real significado dos sinais para os surdos, constatar a necessidade de criação de novos sinais químicos e a relevância do ensino de química para os surdos. Para isso, também foi abordado sobre como ocorre a aquisição da linguagem, conceitos relevantes acerca da surdez e do surdo, além do que, a parte de legislação e conhecimentos gerais em libras. A metodologia constituiu-se em um levantamento bibliográfico onde foi utilizado como apoio autores da área de linguagem como Skliar (1997), Moura (2000), Sacks (2010), Goldfeld (1997), Quadros e Karnopp (2004), Quadros e Cruz (2011), Soares (2005), entre outros. Para o mapeamento dos sinais químicos que foi feito, o recurso principal foi o Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira de Capovilla e Raphael (2005). Desta forma, foi possível concluir a importância da língua de sinais para os surdos e para uma sociedade inclusiva. Destacamos que, assim como é direito do surdo receber educação na sua língua natural, deveria também ser reivindicada a expansão de sua língua, para uma ampliação de possibilidades.

Biografia do Autor

Emanuela Pinheiro Nogueira, IFCE Campus Maracanaú

Licenciada em Química pelo IFCE Maracanaú

Maria Cleide da Silva Barroso, IFCE Campus Maracanaú

Doutora e Mestre em Educação, pela UFC. Professora efetiva 40 h/DE, no IFCE Campus Maracanaú

Caroline de Goes Sampaio, Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia do Ceará - IFCE

Doutorado e mestrado em Química, atualmente professora efetiva 40 h/DE, no IFCE Campus Maracanaú. Coordenadora de área do PIBID IFCE

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

Nogueira, E. P., Barroso, M. C. da S., & Sampaio, C. de G. (2018). A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA A SURDOS. Investigações Em Ensino De Ciências, 23(2), 49–64. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p49

Edição

Seção

Artigos