TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENDÊNCIAS DE PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p88Palavras-chave:
TIC, Ensino de Ciências, Formação de professoresResumo
Este artigo corresponde a uma revisão de literatura integrativa sobre as tecnologias da informação e comunicação (TIC) no contexto da formação de professores de Ciências da Natureza. Foi produzido com base na pesquisa em 14 periódicos nacionais de acesso online da área de ensino de Ciências classificados nos estratos da CAPES com Qualis A1 e A2 a partir do ano de 2007, ano em que o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) assumiu o objetivo de acelerar o processo de inclusão digital na educação básica. Os resultados da análise de 34 artigos foram elencados nas categorias “TIC e os cursos de licenciatura”, “TIC e a formação continuada”, “TIC nas concepções e representações dos professores” e “TIC e docência – possibilidades e desafios”. Evidenciou-se que, de modo geral, os trabalhos analisados refletem a necessidade da integração das tecnologias à prática pedagógica. Mas, para que essa integração seja efetiva, contribuindo para uma aprendizagem mais participativa e integrada, ainda é preciso pensar em estratégias que possibilitem aos sujeitos escolares vislumbrar como a tecnologia pode, de fato, contribuir para o processo ensino-aprendizagem.Referências
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