DECLARAÇÕES DE MONITORES E EX-MONITORES DO OBSERVATÓRIO DO ALTO DA SÉ SOBRE A ATIVIDADE DE MONITORIA: DESDOBRAMENTOS PARA A FUTURA AÇÃO DOCENTE

Autores

  • Romulo André Vicente UFRPE
  • Antônio Carlos da silva Miranda UFRPE
  • Suzane Bezerra França UFPE
  • Helaine Sivini Ferreira UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p291

Palavras-chave:

Espaços Não Formais de Aprendizagem, Museus de astronomia, Monitoria, Resultados Genéricos da Aprendizagem

Resumo

Esta pesquisa teve como principal objetivo mapear as aprendizagens de monitores e ex-monitores do Observatório Astronômico do Alto da Sé, buscando evidenciar relações entre a sua atividade de monitoria e sua atuação docente. O design metodológico da pesquisa, bem como a estrutura interpretativa foi delineada considerando os Resultados Genéricos de Aprendizagem, um arcabouço teórico metodológico desenvolvido para avaliar as múltiplas aprendizagens em espaços não formais. Para tanto, durante dois meses realizamos um conjunto de observações descritivas com intuito de compreender as especificidades do contexto da investigação. A partir dessas observações o questionário disponibilizado pelo arcabouço foi adaptado para os sujeitos participantes da pesquisa. Os resultados indicam que os monitores valorizam a aquisição de habilidades e têm consciência valor da experiência para o seu próprio desenvolvimento profissional como futuros professores. Já os ex-monitores tem uma percepção mais abrangente, identificando em todas as dimensões dos RGA elementos relevantes para a sua prática docente. Eles vislumbram na atividade de monitoria um aprendizado inspirador e um engajamento personalizado, valorizando essas características, em oposição aos currículos formais que têm resultados específicos de aprendizagem vinculados a padrões e níveis.

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

Vicente, R. A., Miranda, A. C. da silva, França, S. B., & Ferreira, H. S. (2018). DECLARAÇÕES DE MONITORES E EX-MONITORES DO OBSERVATÓRIO DO ALTO DA SÉ SOBRE A ATIVIDADE DE MONITORIA: DESDOBRAMENTOS PARA A FUTURA AÇÃO DOCENTE. Investigações Em Ensino De Ciências, 23(2), 291–310. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p291

Edição

Seção

Artigos