MOBILIZAÇÃO DE ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO MODELO DE RECONSTRUÇÃO EDUCACIONAL PARA APOIAR O PROCESSO DE DESIGN DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE BIODIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p173Palavras-chave:
Sequência Didática, Modelo de Reconstrução Educacional, Pesquisa baseada em DesignResumo
O Modelo de reconstrução Educacional (MRE) é utilizado nas pesquisas da área de Ensino de Ciências para o design de ambientes de ensino e aprendizagem, em especial, de sequências didáticas (SD). A maioria destas pesquisas enfatizam, de forma geral, os aspectos metodológicos do MRE e poucas são aquelas que se debruçam sobre os aspectos teóricos ou sobre a mobilização destes aspectos. Neste trabalho nos propomos a responder a seguinte questão: Como os aspectos teóricos e metodológicos do MRE podem ser mobilizados para o propósito particular de desenvolver SDs? Neste estudo de desenvolvimento, com abordagem predominantemente qualitativa, desenvolvemos uma proposta de mobilização que foi estruturada a partir de quatro elementos: as características dos ambientes de ensino e aprendizagem; as etapas do percurso de design de uma SD a partir do MRE; o quadro das potencialidades pedagógicas; e estruturação do plano da SD. Trata-se, portanto, de uma proposta que torna efetiva a mobilização de aspectos teóricos e metodológicos do MRE para o design de SD, sem precisar fazer um estudo aprofundado das grandes teorias que o fundamentam.Referências
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