MAIS UM NADA COMUM DIA NA ESCOLA: UM JOGO EDUCACIONAL COMPLEXO NO ESTILO RPG DE AVENTURA PARA TRATAR O TEMA SEXUALIDADE

Autores

  • Fleuriane Dantas Lira LEBio - Laboratório de Ensino de Biologia (UEPB)
  • Roberta Smania-Marques Universidade Estadual da Paraíba - UEPB; Laboratório de Ensino de Biologia - LEBio.

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p290

Palavras-chave:

Sexualidade, Jogos Pedagógicos, Ensino de Ciências, Material Didático

Resumo

Na Educação Básica, a sexualidade é ainda vista como um assunto de difícil abordagem no ensino. Uma estratégia encontrada para aproximar discentes do tema de forma lúdica é o uso de jogos educacionais. Objetivamos apresentar um jogo educacional complexo validado para abordar este tema, através de um trabalho qualitativo exploratório, ancorado na pesquisa de desenvolvimento conforme orientações da Design Research. Utilizamos o construtivismo e a construção de competência como norteadores dos objetivos de aprendizagem. Analisamos o discurso dos feedbacks na validação por pares, que apontou aperfeiçoamentos já implementados para alcançar os objetivos de aprendizagem propostos. O RPG situa-se no segundo ciclo de prototipagem com novos especialistas e grupos do público-alvo para enfim a disponibilização do arquivo, com possível publicação por uma editora universitária.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Lira, F. D., & Smania-Marques, R. (2021). MAIS UM NADA COMUM DIA NA ESCOLA: UM JOGO EDUCACIONAL COMPLEXO NO ESTILO RPG DE AVENTURA PARA TRATAR O TEMA SEXUALIDADE. Investigações Em Ensino De Ciências, 26(2), 290–312. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n2p290

Edição

Seção

Artigos