Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Acervo
Sobre
Sobre a Revista
Submissão
Corpo Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Registrar-se
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 27 n. 1 (2022): Abril de 2022
v. 27 n. 1 (2022): Abril de 2022
Publicado:
2022-05-01
BASES TEÓRICO-FILOSÓFICAS PARA O DESIGN DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL COMO DIÁLOGO DE SABERES
Charbel N. El-Hani
01-38
PDF
ENSINO DE CIÊNCIAS COMO PRÁTICA SOCIAL: RELAÇÕES ENTRE AS NORMAS SOCIAIS E OS DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO
Fernando César Silva, Luciana Abreu Nascimento, Raquel Sousa Valois, Lúcia Helena Sasseron
39-51
PDF
ETNOBOTÂNICA NAS PESQUISAS EM ENSINO E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO: SABER O QUÊ? SABER DE QUEM? SABER POR QUE? SABER COMO?
Thiago José Jesus Rebello, Rosane Moreira Silva de Meirelles
52-84
PDF
REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Arthur Philipe Cândido de Magalhães, Jesus Angel Meneses Villagrá, Ileana María Greca
85-107
PDF
LITTLE GREEN MEN: O EPISÓDIO DE DETECÇÃO DOS PULSARES E O PROTAGONISMO DE JOCELYN BELL BURNELL
Larissa do Nascimento Pires, Luiz O. Q. Peduzzi
108-136
PDF
FORTALECIENDO EL APRENDIZAJE DE CONCEPTOS BÁSICOS DE LA ASTRONOMÍA EN DOCENTES EN FORMACIÓN A TRAVÉS DE UNA SECUENCIA DIDACTICA POTENCIADA POR LA OBSERVACIÓN DIURNA Y SIMULACIONES TRIDIMENSIONALES
Nidia Danigza Lugo López, Mónica Julieth Bautista López, Johan Nicolás Molina Córdoba
137-159
PDF (Espanhol)
O CONTO “ÓTIMA É A ÁGUA” DE PRIMO LEVI, COMO MOTE PARA O ESTUDO E COMPREENSÃO DO CONCEITO DE VISCOSIDADE
Fábio Eduardo de Assis Gasparetto, Débora Piai Cedran, Marilde Beatriz Zorzi Sá
160-172
PDF
MOBILIZAÇÃO DE ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO MODELO DE RECONSTRUÇÃO EDUCACIONAL PARA APOIAR O PROCESSO DE DESIGN DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE BIODIVERSIDADE
Michelle Garcia da Silva, Roberta Smania-Marques, Helaine Sivini Ferreira
173-190
PDF
ALGUMAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE CIÊNCIAS, PSEUDOCIÊNCIA E MOVIMENTOS ANTICIENTÍFICOS
Mário Lucas Miguel, Leandro José dos Santos, Leonardo Antônio Mendes de Souza
191-222
PDF
DECISIONES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS Y EQUILIBRIOS EN LA CIENCIA Y LA TECNOLOGÍA. UNA PROPUESTA BASADA EN EL DESARROLLO DEL PENSAMIENTO
Vanessa Ortega-Quevedo, Cristina Gil Puente, Cristina Vallés Rapp
223-244
PDF (Espanhol)
AVALIAÇÃO DE TRABALHOS EM GRUPO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO E EMERGENCIAL DE FÍSICA NO NÍVEL MÉDIO
Helder de Figueiredo e Paula, Sérgio Luiz Talim, Cecília Siman Salema, Vinícius Reis Camillo
245-271
PDF
EVASÃO E PERSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Bianca Vasconcelos do Evangelho Franco, Kaluti Rossi de Martini Moraes, Tobias Espinosa, Leonardo Albuquerque Heidemann
272-307
PDF
ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP): ASSERÇÕES PRAXIOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS AO ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS
Marcello Ferreira, André Luis Silva da Silva, Olavo Leopoldino da Silva Filho, Khalil Oliveira Portugal
308-322
PDF
A MODELAGEM ESTATÍSTICA NA ANÁLISE DE ELEMENTOS DA CULTURA CIENTÍFICA DE ESTUDANTES INGRESSANTES EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: MODELOS DE MODERAÇÃO
Helga Gabriela Aleme, Raquel Roberta Bertoldo, Marcelo Giordan
323-348
PDF (Inglês)
PDF
FUNÇÕES EPISTÊMICAS DE MODELOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CITOGENÉTICA: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Paula Cristina Cardoso Mendonça, Denise Suzane de Oliveira Cláudio, Luiz Gustavo Franco
349-366
PDF
PDF (Inglês)
A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A TEORIA DOS CAPITAIS DE BOURDIEU: UMA REVISÃO CRÍTICA DO CONCEITO DE SCIENCE CAPITAL
Carlos Henrique Aparecido Alves Moris, Luciana Massi, Matheus Monteiro Nascimento
367-387
PDF
ACTIONS THAT CONTRIBUTE TO SCIENCE TEACHING INVOLVING ARGUMENTATION AND THEIR RELATIONSHIPS WITH PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE
Stefannie de Sá Ibraim, Rosária Justi
388-414
PDF (Inglês)
APRENDER SOBRE SÍNTESIS DE PROTEÍNAS: LA LÓGICA DE LOS ESTUDIANTES AL REPRESENTAR MODÉLICAMENTE
Susana Beatriz Castronuovo, Laura Cecilia Acevedo
415-434
PDF (Espanhol)
QUAL CIÊNCIA É NEGADA NAS REDES SOCIAIS? REFLEXÕES DE UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA EM UMA COMUNIDADE VIRTUAL NEGACIONISTA
Gabriela Fasolo Pivaro, Gildo Girotto Jr
435-458
PDF
ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E DA MATEMÁTICA: DESAFIOS ENFRENTADOS
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Inés Prieto Schmidt Sauerwein
459-477
PDF
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ITINERANTE E OS EDITAIS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: ANÁLISE DE PROJETOS SUBMETIDOS AO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ) (2003-2015)
Willian Vieira de Abreu, Jessica Norberto Rocha, Luisa Massarani, Carolina Chaves Peçanha
478-502
PDF
CONSTRUINDO CONHECIMENTO SOBRE A BIOLOGIA EVOLUTIVA NO ENSINO MÉDIO: A OPERAÇÃO, A ASSIMILAÇÃO E A INTERAÇÃO LÚDICA EM UM JOGO PEDAGÓGICO
Fernando Aparecido de Moraes, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
503-525
PDF
Idioma
English
Español
Português