ENSINO DE CIÊNCIAS COMO PRÁTICA SOCIAL: RELAÇÕES ENTRE AS NORMAS SOCIAIS E OS DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO

Autores

  • Fernando César Silva Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luciana Abreu Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Poços de Caldas
  • Raquel Sousa Valois Universidade Federal do Piauí
  • Lúcia Helena Sasseron Faculdade de Educação Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p39

Palavras-chave:

Normas Sociais, Ensino como Prática, Domínios do conhecimento científico

Resumo

A ideia de ensino de ciências como prática social tem sido exposta por diferentes pesquisadores da área e sustenta-se na concepção filosófica sobre a atividade científica como uma prática social. Assim, nessa compreensão consideramos a construção de entendimentos em sala de aula por meio das interações sociais. Neste texto, buscamos expor as relações entre o ensino de ciências como prática social e os domínios do conhecimento científico. Para isso, expomos e discutimos fundamentos filosóficos sobre a ciência como prática social, a partir das ideias de Helen Longino, e fundamentos educacionais sobre os domínios do conhecimento científico em sala de aula, por meio de proposições de Richard Duschl e David Stroupe. Entendemos que a transposição das normas sociais do conhecimento científico para a sala de aula implica na mobilização de todos os domínios, pois os estudantes possuiriam abertura para negociarem, i) compreendendo como sabem o que sabem (epistêmico), ii) reproduzindo normas, rotinas e valores (social), iii) incorporando ferramentas e recursos no processo de legitimação desses conhecimentos (material), e iv) construindo o conceito estudado (conceitual). Dessa forma, o ensino de ciências como prática social só se sustenta quando são considerados os domínios do conhecimento científico em sala de aula. Entendemos que as ideias apresentadas ao longo deste artigo podem contribuir para estudos da área de pesquisa em Educação em Ciências acerca de modos de avaliar ações e processos em que o currículo e o planejamento consideram elementos para além do domínio conceitual, trazendo, por isso, abertura para a explicitação da ciência como área de conhecimento.

Referências

Coelho, G. R., & Ambrózio, R. M. (2019). O ensino por investigação na formação inicial de professores de Física: uma experiência da Residência Pedagógica de uma Universidade Pública Federal. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 36(2), 490-513. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n2p490

Duschl, R. A. (2008). Science education in three-part harmony: balancing conceptual, epistemic and social learning goals. Review of Research in Education, 32(1), 268-291. https://doi.org/10.3102/0091732X07309371

Feinstein, N. W., & Waddington, D. I. (2020). Individual truth judgments or purposeful, collective sensemaking? Rethinking science education’s response to the post-truth era. Educational Psychologist, 55(3), 155-166. https://doi.org/10.1080/00461520.2020.1780130

Franco, L. G., & Munford, D. (2020). O Ensino de Ciências por Investigação em Construção: Possibilidades de Articulações entre os Domínios Conceitual, Epistêmico e Social do Conhecimento Científico em Sala de Aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 20(u), 687-719. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u687719

Gonzalez-Howard, M., & McNeill, K. L. (2016). Learning in a community of practice: factors impacting english-learning students’ engagement in scientific argumentation. Journal of Research in Science Teaching, 53(4), 527-553. https://doi.org/10.1002/tea.21310

Grene, M. 1985. Perception, Interpretation and the Sciences. In D. Depew & B. Weber (Eds), Evolution at a Crossroads (1-20). Cambridge, United States of America: MIT Press.

Jiménez-Aleixandre, M. P., & Crujeiras, B. (2017). Epistemic Practices and Scientific Practices in Science Education. In K. Taber & B. Akpan, (Eds). Science Education: An International Course Companion (pp. 69-80). Rotterdam, Nederland: SensePublishers. https://doi.org/10.1007/978-94-6300-749-8_5

Kelly, G. J. (2008). Inquiry, activity and epistemic practice. In R. A. Duschl & R. E. Grandy (Eds.), Teaching Scientific Inquiry: recommendations for research and implementation (pp. 99-117). Rotterdam, Nederland: Taipei Sense Publishers. https://doi.org/10.1163/9789460911453_009

Kelly, G. J., & Licona, P. (2018). Epistemic Practices and Science Education. In M. Matthews (Ed). History, Philosophy and Science Teaching (pp. 139-165). Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-62616-1

Krasilchik, M. (2000). Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, 14(1), 85-93. Recuperado de https://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9805.pdf

Lehrer, R., & Schauble, L. (2005). Cultivating Model-Based Reasoning in Science Education. In R. Sawyer (Ed.), The Cambridge Handbook of the Learning Sciences (Cambridge Handbooks in Psychology, pp. 371-388). Cambridge, United Kingdom: Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9780511816833.023

Lehrer, R., & Schauble, L. (2006). Scientific thinking and science literacy. In W. Damon, R. Lerner, K. A. Renninger & I. E. Sigel (Eds.). Handbook of child psychology: child psychology in practice (pp. 153-196). New Jersey, United States of America: John Wiley & Sons Inc. https://doi.org/10.1002/9780470147658.chpsy0405

Longino, H. E. (1990). Science as social knowledge: Values and objectivity in science inquiry. Princeton, United States of America: Princeton University Press.

Longino, H. E. (2002). The fate of knowledge. Princeton, United States of America: Princeton University Press.

Manz, E., Lehrer, R., & Schauble, L. (2020). Rethinking the classroom science investigation. Journal of Research in Science Teaching, 57, 1148–1174. https://doi.org/10.1002/tea.21625

Nascimento, L. D. A., & Sasseron, L. H. (2019). A constituição de normas e práticas culturais nas aulas de ciências: proposição e aplicação de uma ferramenta de análise. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 21(u). http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172019210104

Osborne, J. (2016). Defining a knowledge base for reasoning in Science: the role of procedural and epistemic knowledge. In R. A. Duschl & A. S. Bismarck, (Eds.), Reconceptualizing STEM Education: the central role of practice (215-231). New York, United States of America: Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315700328

Roberts, D. (2011). Competing Visions of Scientific Literacy: The Influence of a Science Curriculum Policy Image. In C. Linder, L. Ostman, D. Roberts, P. O. Wichmann, G. D. Erickson & A. McKinnon (Eds.). Exploring the Landscape of Scientific Literacy (pp. 11-27). New York, United States of America: Routledge.

Santos, W. (2009). Scientific literacy: a Freirean perspective as a radical view of humanistic science education. Science Education, 93(2), 361-382. https://doi.org/10.1002/sce.20301

Sasseron, L. H. (2019). Sobre ensinar ciências, investigação e nosso papel na sociedade. Ciência & Educação (Bauru), 25(3), 563-567. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320190030001

Sasseron, L. H. (2021). Práticas constituintes de investigação planejada por estudantes em aula de ciências: análise de uma situação. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 23(u). https://doi.org/10.1590/1983-21172021230101

Silva, M. B., & Sasseron, L. H. (2021). Alfabetização Científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 23(u). https://doi.org/10.1590/1983-21172021230129

Stroupe, D. (2014). Examining Classroom Science Practice Communities: How Teachers and Students Negotiate Epistemic Agency and Learn Science-as-Practice. Science Education, 98(3), 487-516. https://doi.org/10.1002/sce.21112

Stroupe, D. (2015). Describing “Science Practice” in Learning Settings. Science Education, 99(6), 1033-1040. https://doi.org/10.1002/sce.21191

Valladares, L. (2021). Scientific Literacy and Social Transformation. Science & Education, 30, 557-587.

https://doi.org/10.1007/s11191-021-00205-2

Downloads

Publicado

2022-05-01

Como Citar

Silva, F. C., Nascimento, L. A., Valois, R. S., & Sasseron, L. H. (2022). ENSINO DE CIÊNCIAS COMO PRÁTICA SOCIAL: RELAÇÕES ENTRE AS NORMAS SOCIAIS E OS DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO. Investigações Em Ensino De Ciências, 27(1), 39–51. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p39

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)