ENSINO DE FÍSICA NOS ANOS INICIAIS: ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE UMA “ATIVIDADE DE CONHECIMENTO FÍSICO”
Palavras-chave:
ensino de Física, ensino fundamental, argumentação, ToulminResumo
Este texto pretende discutir como alunos dos anos iniciais do ensino fundamental constroem seus argumentos a partir da resolução de um problema de conhecimento físico proposto pelo professor. O problema escolhido, “o problema da cestinha”, tem como objetivo levar o aluno a compreender a relação entre a altura de lançamento de uma bolinha e seu alcance ao sair de uma rampa. Para as análises dos dados adotamos o modelo padrão de argumentação proposto por Toulmin. Quando nos referimos ao estudo da argumentação estamos interessados em observar as enunciações elaboradas pelos alunos durante discussões visando à construção de explicações coletivas para determinados fenômenos. Os resultados revelam a potencialidade de se trabalhar a atividades de conhecimento físico em sala e aula visando processos argumentativos. Revelam ainda que o modelo de Toulmin mostrou-se extremamente útil em nossas análises para o entendimento dos processos argumentativos.Downloads
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