ENSINO DE FÍSICA NOS ANOS INICIAIS: ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE UMA “ATIVIDADE DE CONHECIMENTO FÍSICO”

Autores

  • Pedro Junior Donizete Colombo Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências. Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo/SP, CP 66318, CEP 05314-970
  • Ariane Baffa Lourenço Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências. Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo/SP, CP 66318, CEP 05314-970
  • Lúcia Helena Sasseron Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação. Avenida da Universidade, 308, CEP 05508-040, Cidade Universitária, São Paulo/SP
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação. Avenida da Universidade, 308, CEP 05508-040, Cidade Universitária, São Paulo/SP

Palavras-chave:

ensino de Física, ensino fundamental, argumentação, Toulmin

Resumo

Este texto pretende discutir como alunos dos anos iniciais do ensino fundamental constroem seus argumentos a partir da resolução de um problema de conhecimento físico proposto pelo professor. O problema escolhido, “o problema da cestinha”, tem como objetivo levar o aluno a compreender a relação entre a altura de lançamento de uma bolinha e seu alcance ao sair de uma rampa. Para as análises dos dados adotamos o modelo padrão de argumentação proposto por Toulmin. Quando nos referimos ao estudo da argumentação estamos interessados em observar as enunciações elaboradas pelos alunos durante discussões visando à construção de explicações coletivas para determinados fenômenos. Os resultados revelam a potencialidade de se trabalhar a atividades de conhecimento físico em sala e aula visando processos argumentativos. Revelam ainda que o modelo de Toulmin mostrou-se extremamente útil em nossas análises para o entendimento dos processos argumentativos.

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Publicado

2016-07-13

Como Citar

Colombo, P. J. D., Lourenço, A. B., Sasseron, L. H., & de Carvalho, A. M. P. (2016). ENSINO DE FÍSICA NOS ANOS INICIAIS: ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE UMA “ATIVIDADE DE CONHECIMENTO FÍSICO”. Investigações Em Ensino De Ciências, 17(2), 489–507. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/200

Edição

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Artigos

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