ESTAÇÕES LABORATORIAIS COMO PROMOTORAS DA MOBILIZAÇÃO DE PRÁTICAS EPISTÊMICAS E MANIFESTAÇÕES METACOGNITIVAS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p515Palavras-chave:
Práticas epistêmicas, Metacognição, Estações laboratoriais, Ensino por investigaçãoResumo
Nas últimas décadas, estudos sobre metacognição e práticas epistêmicas têm vindo a ganhar destaque na área de Educação em Ciências, por se considerar que ambas são parte integrante e fundamental no processo de aprendizagem. Contudo, provavelmente porque crescem a partir de fontes diferentes (Psicologia Cognitiva e História e Filosofia da Ciência) e têm naturezas diferentes (as práticas epistêmicas envolvem interações sociais e a metacognição, processos individuais), as ideias foram-se desenvolvendo e consolidando de forma independente. O presente estudo analisa o desempenho de 137 alunos, do ensino fundamental, numa aula organizada em estações laboratoriais, sobre Forças e Leis de Newton, através da análise das respostas dos alunos nas fichas laboratoriais e num questionário individual. Os resultados sugerem que o modelo colaborativo das estações laboratoriais mobiliza o desenvolvimento de práticas epistêmicas e apresenta indícios da presença do pensamento metacognitivo. Neste modelo, tanto as práticas epistêmicas quanto as possíveis manifestações metacognitivas possuem natureza argumentativa e de justificação de ideias, em consequência, o desenvolvimento de práticas epistêmicas revela aspectos sociais, cognitivos e metacognitivos. Como implicações desta pesquisa, destaca-se o potencial das estações laboratoriais para a mobilização de práticas epistêmicas e manifestações metacognitivas.Referências
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