A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A TEORIA DOS CAPITAIS DE BOURDIEU: UMA REVISÃO CRÍTICA DO CONCEITO DE SCIENCE CAPITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p367

Palavras-chave:

, science capital, Bourdieu, capital cultural, capital da ciência

Resumo

A teoria de Bourdieu, ainda que não predominante, tem sido usada para fundamentar trabalhos na educação em ciência que buscam inserir a dimensão social nas discussões da área. Contudo, as ciências da natureza não receberam um foco direto na bibliografia de Bourdieu. Baseado nessa lacuna, o conceito de science capital foi proposto como um agregador dos aspectos das ciências nos capitais de Bourdieu. Ainda que já utilizado na literatura inglesa da área, esse conceito parece ter alguns distanciamentos com a teoria bourdiana. Assim, propomos realizar uma revisão crítica, baseada na teoria de Bourdieu, sobre a proposta e usos do science capital, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática. Com base nos resultados, o novo conceito parece se fundar em uma leitura substancialista que concebe, a priori, valores sociais para determinadas práticas e disposições relacionadas à ciência, tendendo a não questionar as relações de poder vigentes; o que entendemos como um distanciamento com a teoria bourdiana. Contudo, ressaltamos que o science capital apresenta a potencialidade de mobilizar um foco nas desigualdades sociais associadas à ciência na área de educação em ciências. Concluímos reafirmando que essa potencialidade pode ser ampliada se buscarmos repensar o science capital por uma perspectiva não substancialista.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Aparecido Alves Moris

Licenciado em Química pela UNESP-Araraquara e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, UNESP-Bauru.

Luciana Massi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

É professora assistente doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara e do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências de Bauru da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutora em Ensino de Química pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (2013).

Matheus Monteiro Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

O Professor Matheus Monteiro Nascimento é Licenciado em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS - 2014), mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2016) e doutor em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2019). Atualmente é Professor Adjunto 1A do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS.

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

Moris, C. H. A. A., Massi, L., & Nascimento, M. M. (2022). A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A TEORIA DOS CAPITAIS DE BOURDIEU: UMA REVISÃO CRÍTICA DO CONCEITO DE SCIENCE CAPITAL. Investigações Em Ensino De Ciências, 27(1), 367–387. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p367

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