CONTEÚDOS E CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DE MUNDO MATERIALISTA, HISTÓRICA E DIALÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n3p78Palavras-chave:
Educação em Ciências, Pedagogia Histórico-Crítica, Conteúdos Curriculares, Concepção de MundoResumo
O contexto de esvaziamento dos conteúdos científicos e do currículo de ciências na atualidade trouxe a necessidade de desenvolver esta investigação, dando centralidade às discussões sobre conteúdos e currículos. O objetivo foi o de identificar e analisar a concepção de mundo presente nas relações entre os conceitos científicos das ciências naturais e sua conversão em conteúdos escolares pela articulação com a teoria pedagógica histórico-crítica. Fundamentado na pedagogia histórico-crítica, esse objetivo foi cumprido por meio de uma revisão bibliográfica sistemática de 33 trabalhos da área de Educação em Ciências. A análise apontou que os critérios de seleção de conteúdos para a composição do currículo de ciências deram centralidade à prática social, à história, aos documentos oficiais e à literatura da área. Embora confundida com o cotidiano, a prática social é fundamental para que se tenha claro o papel da ciência diante das concepções de mundo que estão em disputa na sociedade. Já a história, explorada a partir da necessidade de articulação do conteúdo no seu contexto de produção científica, apresentou escassa relação com os fundamentos do processo pedagógico, comprometendo os objetivos de ensino no processo educativo. Por fim, houve a ausência de um posicionamento crítico dos pesquisadores nas situações em que se buscou os currículos oficiais e a literatura da área como referência para a seleção de conteúdos escolares de ciências. Esses resultados são importantes para avançar a discussão sobre conteúdos escolares com maior articulação e ponderação, no sentido de desenvolver uma concepção de mundo materialista, histórica e dialética nos estudantes.Referências
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