Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Acervo
Sobre
Sobre a Revista
Submissão
Corpo Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Registrar-se
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 28 n. 2 (2023): Agosto de 2023
v. 28 n. 2 (2023): Agosto de 2023
Publicado:
2023-09-05
SABERES DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NOS PRIMEIROS ANOS DA DOCÊNCIA: APONTAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Anderson Moreira da Silva, Edinaldo Medeiros Carmo, Sandra Escovedo Selles
01-19
PDF
ANÁLISE COMPARATIVA DA TEMÁTICA SAÚDE EM DOCUMENTOS CURRICULARES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO BRASIL, CHILE E COLÔMBIA
Andréia de Freitas Zômpero, Bruna Alves Silva, Carlos Eduardo Laburú
20-35
PDF
UM ESTUDO CIENCIOMÉTRICO DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS EM PERIÓDICOS NACIONAIS DA ÁREA DE ENSINO (2008 – 2019)
Lucas Guimarães Barros, Rodolfo Langhi
36-64
PDF
A ÁREA 46 NA CAPES: ORIGEM, MUDANÇAS E CONSOLIDAÇÃO COMO “ENSINO” NO CAMPO ACADÊMICO-CIENTÍFICO
Gabriela Agostini, Luciana Massi
65-91
PDF
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA E O ENSINO: PENSANDO UMA ABORDAGEM A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Pensando algún Enfoque Basado en la Pedagogía Histórico-Crítica
Gabriel da Rocha Barbosa, Iury Kesley Marques de Oliveira Martins, Leandro Coelho, Simone Sendin Moreira Guimarães
92-121
PDF
CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (TPACK) DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA: RESULTADOS DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Thaygra Severo Prodanov , Agostinho Serrano de Andrade Neto
122-148
PDF (Inglês)
LUA SELVAGEM E DOMESTICADA: A FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM DIFERENTES CONTEXTOS COM BASE NA TEORIA CULTURAL-HISTÓRICA DA ATIVIDADE
Leonardo Gonçalves Lago, Cristiano Mattos, Juliano Camillo
149-168
PDF
A ESTÉTICA DA CRIAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: UM REFERENCIAL ANALÍTICO BASEADO NAS IDEIAS DO CÍRCULO DE BAKHTIN
un marco basado en las ideas de Bourdieu y Bajtín
Paulo Lima Junior
169-192
PDF
UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA
Lucas Massensini de Azevedo, Maria Inês Petrucci-Rosa
193-217
PDF
ANÁLISE DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS PRODUZIDOS PELOS LICENCIANDOS DE QUÍMICA SOBRE A QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS NAS LAVOURAS BRASILEIRAS
Wilka Karla Martins do Vale, Verônica Tavares Santos Batinga, Ruth do Nascimento Firme
218-239
PDF
COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A RESPEITO DA SÍNDROME DE DOWN E SUAS INTERFACES HISTÓRICAS
Luciana Borowski Pietricoski, Lourdes Aparecida Della Justina
240-266
PDF
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES BRASILEIROS E PORTUGUESES SOBRE A APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS POR CRIANÇAS DO MEIO RURAL E PROPOSTA DE FORMAÇÃO SENSÍVEL À DIVERSIDADE CULTURAL
Geilsa Costa Santos Baptista, Rosa Branca Tracana, Graça Simões de Carvalho
267-291
PDF
REDE SOCIAL INSTAGRAM E A TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA: ANÁLISE DE IMAGENS COM CONTEÚDOS QUÍMICOS DE PERFIL EDUCACIONAL
Yrailma Katharine de Sousa, Karla Jeane Vilela de Oliveira, Tais de Oliveira Silva, Ricardo Ferreira das Neves
292-307
PDF
PERCEPÇÃO DOS MEDIADORES DE ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NÃO FORMAL SOBRE SEUS CONHECIMENTOS NAS DIFERENTES ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Natália Candido Vendrasco, Ainoa Marzàbal
308-331
PDF
PDF (Espanhol)
UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A ABORDAGEM DO PROCESSO DE MEDIÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Letícia Tasca Pigosso, Leonardo Albuquerque Heidemann
332-351
PDF
UM DIAGNÓSTICO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE ASTRONOMIA
Luciano Slovinscki, Alan Alves-Brito, Neusa Teresinha Massoni
352-373
PDF
REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA QUANTO AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES, USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO, LIÇÕES APRENDIDAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA FORMA DE ENSINO
Alessandra Conti Gomes de Souza, Natalie Mayara Erich, Manoel Silva Barata, Alessandra Melho de Aguiar
374-401
PDF
INDICADORES DO ENSINO DE BOTÂNICA NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BAIANAS: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Darcy Ribeiro de Castro, Francisco de Assis Ribeiro dos Santos, Robert Caetano, Renata Carvalho Santana, Charbel Niño El-Hani
402-420
PDF
CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DA BIODIVERSIDADE NA PERSPECTIVA DA SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA
Rogério Soares Cordeiro, Maria Santina de Castro Morini
421-438
PDF
A ESCOLHA DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: OS PROCESSOS E OS ESPAÇOS DE DECISÃO DOS DOCENTES
Ana Júlia Lemos Alves Pedreira, Rodrigo Diego de Souza
439-461
PDF
PDF (Inglês)
ARGUMENTAÇÃO E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO EM SALA DE AULA DE FÍSICA
Jeyvson Correia de Almeida, Sylvia De Chiaro
462-483
PDF
Idioma
English
Español
Português