HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA E O ENSINO: PENSANDO UMA ABORDAGEM A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Pensando algún Enfoque Basado en la Pedagogía Histórico-Crítica
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p92Palavras-chave:
História e Filosofia da Ciência, Ensino de Biologia, Materialismo Histórico-Dialético, Revisão Sistemática, Pedagogia Histórico-CríticaResumo
Este artigo é parte de um trabalho de iniciação científica intitulado “História e a Filosofia da Biologia na Educação Básica – os estatutos do conhecimento biológico nas publicações do periódico Filosofia e História da Biologia e suas potencialidades para o ensino”. A pesquisa tem fundamentação materialista histórico-dialética e parte de uma revisão sistemática para analisar as relações entre a História e Filosofia da Biologia (HFB) e o Ensino de Biologia (EB), estabelecidas nos artigos publicados pelo periódico da Associação Brasileira Filosofia e História da Biologia (ABFHiB), um dos mais relevantes do Brasil no que diz respeito à temática. Em nossa análise, percebemos que há dois grandes grupos de propostas de abordagens para articulação entre a HFB e o EB: a abordagem integradora e a abordagem contextualizadora. Também percebemos dois elementos que atravessam as produções: a centralidade no conhecimento e a ausência de teoria pedagógica, que acabam negando a especificidade do conhecimento escolar. Assim, reconhecemos que apesar dos avanços e dos benefícios pedagógicos que a HFB fornece ao EB, este campo de conhecimento ainda carece de articulações mais profundas com os conhecimentos de natureza pedagógica, visto que a HFB por si só não se constitui enquanto um referencial pedagógico autônomo. Por fim, visando avanços, superações e reelaborações, lançamo-nos ao desafio, ainda que embrionário, de pensar uma abordagem histórico-filosófica para o EB a partir da Pedagogia Histórico-Crítica.Referências
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