INDICADORES DO ENSINO DE BOTÂNICA NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BAIANAS: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Autores

  • Darcy Ribeiro de Castro Universidade do Estado da Bahia (UNEB) https://orcid.org/0000-0002-8505-6884
  • Francisco de Assis Ribeiro dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Robert Caetano Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Renata Carvalho Santana Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Charbel Niño El-Hani Universidade Federal da Bahia (UFBA) https://orcid.org/0000-0002-2308-3983

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p402

Palavras-chave:

Projetos Pedagógicos de Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, Formação Inicial, Estratégias de Ensino

Resumo

Os cursos de formação de professores da Educação Básica em todo o país estão em processo de mudanças, incorporando as novas diretrizes estabelecidas com a legislação atual. Este estudo tem como objetivo a análise de indicadores que impactam na qualidade do ensino de botânica nos cursos de Ciências Biológicas das universidades públicas baianas com vistas a contribuir com a formação docente inicial dos licenciados. Envolveu um trabalho quali-quantitativo mediante estudo documental dos Projetos Pedagógico de Cursos- PPCs dos cursos. Os dados foram categorizados, processados e analisados qualitativamente e, depois, quantitativamente por meio de estatística básica e dos softwares Excel. Verificou-se que apenas os Cursos de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Universidade Federal do Oeste Baiano (UFOB) estão com os PPCs reformulados de acordo com a legislação vigente. Os indicadores, em geral, implicam em dificuldades operacionais para abordagem de conteúdos específicos de botânica para os quais demandam o uso de estratégias de ensino funcionais para a formação inicial docente.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Ribeiro dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Departamento de Ciências Biológica  Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) Av. Transnordestina s.n., Novo Horizonte, Feira de Santana, Bahia, Brasil

Robert Caetano, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduado; Engenharia Sanitária e Ambiental; Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT Campus XXIV da Universidade do Estado da Bahia, UNEB; Endereço: Rua João Guimarães, 1032, CEP: 47400-000, Xique-Xique, Bahia, Brasil;

Renata Carvalho Santana, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduada; Engenharia Sanitária e Ambiental; Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT Campus XXIV da Universidade do Estado da Bahia, UNEB; Endereço: Rua João Guimarães, 1032, CEP: 47400-000, Xique-Xique, Bahia, Brasil

Charbel Niño El-Hani, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Faculdade de Educação Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências Universidade Federal da Bahia (UFBA), Avenida Reitor Miguel Calmon, s/n, Campus Canela, Salvador, Bahia, Brasil

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Publicado

2023-09-05

Como Citar

de Castro, D. R., Ribeiro dos Santos, F. de A., Caetano, R., Carvalho Santana, R., & Niño El-Hani, C. (2023). INDICADORES DO ENSINO DE BOTÂNICA NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BAIANAS: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. Investigações Em Ensino De Ciências, 28(2), 402–420. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p402

Edição

Seção

Artigos