INDICADORES DO ENSINO DE BOTÂNICA NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BAIANAS: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p402Palavras-chave:
Projetos Pedagógicos de Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, Formação Inicial, Estratégias de EnsinoResumo
Os cursos de formação de professores da Educação Básica em todo o país estão em processo de mudanças, incorporando as novas diretrizes estabelecidas com a legislação atual. Este estudo tem como objetivo a análise de indicadores que impactam na qualidade do ensino de botânica nos cursos de Ciências Biológicas das universidades públicas baianas com vistas a contribuir com a formação docente inicial dos licenciados. Envolveu um trabalho quali-quantitativo mediante estudo documental dos Projetos Pedagógico de Cursos- PPCs dos cursos. Os dados foram categorizados, processados e analisados qualitativamente e, depois, quantitativamente por meio de estatística básica e dos softwares Excel. Verificou-se que apenas os Cursos de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Universidade Federal do Oeste Baiano (UFOB) estão com os PPCs reformulados de acordo com a legislação vigente. Os indicadores, em geral, implicam em dificuldades operacionais para abordagem de conteúdos específicos de botânica para os quais demandam o uso de estratégias de ensino funcionais para a formação inicial docente.Referências
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