SABERES DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NOS PRIMEIROS ANOS DA DOCÊNCIA: APONTAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p01Palavras-chave:
Saberes docentes, Docentes em início da carreira, Formação de professores de Ciências e BiologiaResumo
Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa que teve como objetivo compreender como os/as professores/as de Ciências e Biologia, no início de carreira, constroem saberes didático-pedagógicos nas suas práticas cotidianas. Os dados foram produzidos por meio de entrevista semiestruturada, desenvolvida com quatro professores das disciplinas escolares Ciências e Biologia, em escolas públicas, na cidade de Vitória da Conquista, Bahia. A Análise de Conteúdo foi empregada, mediante uma imersão nas narrativas dos/as professores/as, por meio da qual analisamos o contexto das suas práticas, o que nos permitiu registrar modos de fazer docente. A análise sugere que parte dos saberes didático-pedagógicos desenvolvidos pelos/as professores/as no início da atuação profissional é situada, isto é, constituída por meio de uma articulação entre conhecimentos aprendidos na formação inicial e aqueles que emergem da ação no contexto da sala de aula, o que possibilita a construção de um estilo próprio de ensinar, favorecendo o emergir de artes de fazer (Certeau, 1994). Nesse sentido, formas particulares são criadas ao abordar o conteúdo das disciplinas escolares em situações reais de ensino, proporcionando a construção dos saberes em início de carreira.Referências
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