SABERES DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NOS PRIMEIROS ANOS DA DOCÊNCIA: APONTAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p01

Palavras-chave:

Saberes docentes, Docentes em início da carreira, Formação de professores de Ciências e Biologia

Resumo

Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa que teve como objetivo compreender como os/as professores/as de Ciências e Biologia, no início de carreira, constroem saberes didático-pedagógicos nas suas práticas cotidianas. Os dados foram produzidos por meio de entrevista semiestruturada, desenvolvida com quatro professores das disciplinas escolares Ciências e Biologia, em escolas públicas, na cidade de Vitória da Conquista, Bahia. A Análise de Conteúdo foi empregada, mediante uma imersão nas narrativas dos/as professores/as, por meio da qual analisamos o contexto das suas práticas, o que nos permitiu registrar modos de fazer docente. A análise sugere que parte dos saberes didático-pedagógicos desenvolvidos pelos/as professores/as no início da atuação profissional é situada, isto é, constituída por meio de uma articulação entre conhecimentos aprendidos na formação inicial e aqueles que emergem da ação no contexto da sala de aula, o que possibilita a construção de um estilo próprio de ensinar, favorecendo o emergir de artes de fazer (Certeau, 1994). Nesse sentido, formas particulares são criadas ao abordar o conteúdo das disciplinas escolares em situações reais de ensino, proporcionando a construção dos saberes em início de carreira.  

Biografia do Autor

Anderson Moreira da Silva, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Professor da Educação Básica da Rede Estadual da Bahia

Edinaldo Medeiros Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professor Titular do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

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Publicado

2023-09-05

Como Citar

Silva, A. M. da, Carmo, E. M., & Selles, S. E. (2023). SABERES DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NOS PRIMEIROS ANOS DA DOCÊNCIA: APONTAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Investigações Em Ensino De Ciências, 28(2), 01–19. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p01

Edição

Seção

Artigos