Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 28 Núm. 2 (2023): Agosto de 2023
Vol. 28 Núm. 2 (2023): Agosto de 2023
Publicado:
2023-09-05
SABERES DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NOS PRIMEIROS ANOS DA DOCÊNCIA: APONTAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Anderson Moreira da Silva, Edinaldo Medeiros Carmo, Sandra Escovedo Selles
01-19
PDF (Portugués)
ANÁLISE COMPARATIVA DA TEMÁTICA SAÚDE EM DOCUMENTOS CURRICULARES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO BRASIL, CHILE E COLÔMBIA
Andréia de Freitas Zômpero, Bruna Alves Silva, Carlos Eduardo Laburú
20-35
PDF (Portugués)
UM ESTUDO CIENCIOMÉTRICO DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS EM PERIÓDICOS NACIONAIS DA ÁREA DE ENSINO (2008 – 2019)
Lucas Guimarães Barros, Rodolfo Langhi
36-64
PDF (Portugués)
A ÁREA 46 NA CAPES: ORIGEM, MUDANÇAS E CONSOLIDAÇÃO COMO “ENSINO” NO CAMPO ACADÊMICO-CIENTÍFICO
Gabriela Agostini, Luciana Massi
65-91
PDF (Portugués)
Historia y Filosofía de la Ciencia y Biología y la Enseñanza de la Biología
Pensando algún Enfoque Basado en la Pedagogía Histórico-Crítica
Gabriel da Rocha Barbosa, Iury Kesley Marques de O. Martins, Leandro Jorge Coelho, Simone Sendin Moreira Guimarães
92-121
PDF (Portugués)
CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (TPACK) DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA: RESULTADOS DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Thaygra Severo Prodanov , Agostinho Serrano de Andrade Neto
122-148
PDF (Inglés)
LUA SELVAGEM E DOMESTICADA: A FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM DIFERENTES CONTEXTOS COM BASE NA TEORIA CULTURAL-HISTÓRICA DA ATIVIDADE
Leonardo Gonçalves Lago, Cristiano Mattos, Juliano Camillo
149-168
PDF (Portugués)
Análisis de recursos didácticos en la formación de profesores de ciencias
un marco basado en las ideas de Bourdieu y Bajtín
Paulo Lima Junior
169-192
PDF (Portugués)
UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA
Lucas Massensini de Azevedo, Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa
193-217
PDF (Portugués)
ANÁLISE DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS PRODUZIDOS PELOS LICENCIANDOS DE QUÍMICA SOBRE A QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS NAS LAVOURAS BRASILEIRAS
Wilka Karla Martins do Vale, Verônica Tavares Santos Batinga, Ruth do Nascimento Firme
218-239
PDF (Portugués)
COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A RESPEITO DA SÍNDROME DE DOWN E SUAS INTERFACES HISTÓRICAS
Luciana Borowski Pietricoski, Lourdes Aparecida Della Justina
240-266
PDF (Portugués)
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES BRASILEIROS E PORTUGUESES SOBRE A APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS POR CRIANÇAS DO MEIO RURAL E PROPOSTA DE FORMAÇÃO SENSÍVEL À DIVERSIDADE CULTURAL
Geilsa Costa Santos Baptista, Rosa Branca Tracana, Graça Simões de Carvalho
267-291
PDF (Portugués)
REDE SOCIAL INSTAGRAM E A TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA: ANÁLISE DE IMAGENS COM CONTEÚDOS QUÍMICOS DE PERFIL EDUCACIONAL
Yrailma Katharine de Sousa, Karla Jeane Vilela de Oliveira, Tais de Oliveira Silva, Ricardo Ferreira das Neves
292-307
PDF (Portugués)
PERCEPÇÃO DOS MEDIADORES DE ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NÃO FORMAL SOBRE SEUS CONHECIMENTOS NAS DIFERENTES ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Natália Candido Vendrasco, Ainoa Marzàbal
308-331
PDF (Portugués)
PDF
UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A ABORDAGEM DO PROCESSO DE MEDIÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Letícia Tasca Pigosso, Leonardo Albuquerque Heidemann
332-351
PDF (Portugués)
UM DIAGNÓSTICO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE ASTRONOMIA
Luciano Slovinscki, Alan Alves-Brito, Neusa Teresinha Massoni
352-373
PDF (Portugués)
REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA QUANTO AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES, USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO, LIÇÕES APRENDIDAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA FORMA DE ENSINO
Alessandra Conti Gomes de Souza, Natalie, Manoel Silva Barata, Alessandra Melho de Aguiar
374-401
PDF (Portugués)
INDICADORES DO ENSINO DE BOTÂNICA NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BAIANAS: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Darcy Ribeiro de Castro, Francisco de Assis Ribeiro dos Santos, Robert Caetano, Renata Carvalho Santana, Charbel Niño El-Hani
402-420
PDF (Portugués)
CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DA BIODIVERSIDADE NA PERSPECTIVA DA SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA
Rogério Soares Cordeiro, Maria Santina de Castro Morini
421-438
PDF (Portugués)
A ESCOLHA DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: OS PROCESSOS E OS ESPAÇOS DE DECISÃO DOS DOCENTES
Ana Júlia Lemos Alves Pedreira, Rodrigo Diego de Souza
439-461
PDF (Portugués)
PDF (Inglés)
ARGUMENTAÇÃO E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO EM SALA DE AULA DE FÍSICA
Jeyvson Correia de Almeida, Sylvia De Chiaro
462-483
PDF (Portugués)
Idioma
English
Español
Português