CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DA BIODIVERSIDADE NA PERSPECTIVA DA SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA

Autores

  • Rogério Soares Cordeiro Instituto Federal Baiano - IFBaiano https://orcid.org/0000-0003-0682-3182
  • Maria Santina de Castro Morini Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p421

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Cladística, Currículo, Filogenia

Resumo

Olhar para Biodiversidade sob a ótica da Sistemática Filogenética é garantir que a evolução assuma o status central no ensino de Ciências e Biologia. Este artigo tem como objetivo analisar as concepções docentes acerca da Diversidade Biológica na perspectiva cladística, a fim de identificar formação, domínio, aplicação e articulação desses saberes e práticas. A partir de pesquisa qualiquantitativa são discutidas as concepções de participantes que foram obtidas por meio de questionário aberto e análise de seus conteúdos em categorias. Obteve-se a participação de 66 docentes que, a partir da experiência em sala de aula, foram divididos em quatro grupos, entre iniciantes, experientes e formadores. As análises indicam que 93,4% dos participantes tiveram formação inicial em filogenia, sobretudo nos componentes de zoologia e botânica e com a utilização de cladogramas. Os participantes consideram os termos cladogramas, sinapomorfia, apomorfia, Biodiversidade e homologia, como imprescindíveis para compreensão das relações filogenéticas. Entretanto, apresentam equívocos e imprecisões, tanto nas definições quanto nas aplicações conceituais. Os docentes utilizam argumentos pautados em seleção natural, adaptação, cladogênese, anagênese, especiação, variabilidade genética, coevolução, extinções e parentesco para justificarem e estabelecerem relações entre Evolução e Biodiversidade. Mutação não foi mencionada, em nenhum dos grupos, como uma das fontes de variabilidade genética. Mesmo ante as dificuldades, 74% alegaram usar cladogramas em suas aulas e que este recurso facilita a compreensão e visualização de toda variedade de organismos, além de promover o ‘pensamento em árvore. Defendem que a Sistemática Filogenética é uma forma de integrar o ensino de Biodiversidade, mas que é necessário investir em formação, pois os conceitos são difíceis de serem ensinados, ao ponto de gerar inibição na participação do questionário. Por fim, um caminho promissor pode ser, além de formação continuada, a produção de bibliografias, para educação básica, com a temática.

Biografia do Autor

Rogério Soares Cordeiro, Instituto Federal Baiano - IFBaiano

Possui licenciatura e bacharelado em ciências biológicas (2001), mestrado (2010) e doutorado em Biotecnologia (2017), pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atualmente é professor EBTT - Biologia, do Instituto Federal Baiano - IFBAIANO e faz parte do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências na Universidade Federal do ABC (UFABC - Campus Santo André - SP). Tem experiência, publicações e interesse em técnicas e métodos de ensino de Ciências Biológicas, pesquisas com Biodiversidade e suas relações com a Sistemática Filogenética e Evolução; análises do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibulares, livros didáticos, etnobiologia, educação em espaços não formais e formação de professores.

Maria Santina de Castro Morini, Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista. Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Ciências Biológicas - área de concentração Zoologia, pela UNESP (Campus de Rio Claro, SP). Os trabalhos de doutorado e pós-doutorado abordaram o controle de formigas cortadeiras, usando extratos vegetais. Atualmente é professora da Universidade de Mogi das Cruzes, no curso de graduação em Ciências Biológicas. Atua nos programas de pós-graduação em Biotecnologia e Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes. Tem experiência no ensino de Zoologia de Invertebrados. Orienta trabalhos sobre biologia e ecologia de insetos sociais, especialmente formigas, visando a conservação e sustentabilidade de áreas agrícolas e de vegetação nativa.

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Publicado

2023-09-05

Como Citar

Cordeiro, R. S., & de Castro Morini, M. S. (2023). CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DA BIODIVERSIDADE NA PERSPECTIVA DA SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 28(2), 421–438. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p421

Edição

Seção

Artigos