ARGUMENTAÇÃO E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO EM SALA DE AULA DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p462Palavras-chave:
Argumentação, Metacognição, Ensino de Física, ABP, Pensamento Crítico-ReflexivoResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar o impacto que a interface entre a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a argumentação pode desempenhar para a promoção da construção do conhecimento no componente curricular de Física, em uma sala de aula regular do Ensino Médio. Tomamos como foco de análise as interações dialógicas entre aluno-aluno e aluno-tutor ao longo da resolução de um problema na metodologia ABP, por entendermos que a configuração deste tipo de metodologia favorece o debate crítico e reflexivo de ideias, característico de um funcionamento metacognitivo. Os resultados apontam indícios de que a metodologia ABP é propícia ao desenvolvimento de ações discursivas que garantem a argumentação, desde que o tutor tenha conhecimento das mesmas e as utilize intencionalmente para manejar as discussões. Além disso, foi compreendido que os movimentos discursivos característicos da argumentação denotam um interessante potencial para o desenvolvimento da função metacognitiva autorreguladora de monitoramento do pensamento em um processo de ensino e de aprendizagem na Física, favorecendo, pois, o exercício do pensamento crítico e reflexivo.Referências
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