O IMPACTO DA INTERFACE ENTRE A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E A ARGUMENTAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Autores

  • Ana Carla da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Sylvia De Chiaro Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p82

Palavras-chave:

Argumentação, Alfabetização Científica, Resolução de problemas, Pensamento Crítico-Reflexivo

Resumo

O objetivo do presente trabalho é compreender o impacto que a interface entre a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a argumentação desempenha para a promoção da construção do conhecimento científico. Tomamos como foco de análise, as interações dialógicas entre aluno-aluno e aluno-professor ao longo da resolução de um problema na metodologia ativa ABP, por entendermos que a configuração deste tipo de metodologia favorece o debate crítico e reflexivo de ideias. As análises foram feitas com base na perspectiva da argumentação enquanto mecanismo epistêmico e promotor do pensamento crítico e reflexivo, bem como dos pressupostos sobre os indicadores de alfabetização científica para a promoção da aprendizagem. Nossos resultados apontaram que, embora a metodologia ABP seja propícia ao desenvolvimento de interações dialógicas, por si só, não garante que a argumentação ocorra nem tampouco que os alunos expressem indicadores de alfabetização científica. Concluímos que o desenvolvimento de interações dialógicas depende muito mais do manejo do tutor através de determinadas ações discursivas, as quais fazem toda a diferença quando se pretende utilizar a argumentação para o processo de ensino e de aprendizagem.

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Publicado

2018-12-22

Como Citar

da Silva, A. C., & De Chiaro, S. (2018). O IMPACTO DA INTERFACE ENTRE A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E A ARGUMENTAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. Investigações Em Ensino De Ciências, 23(3), 82–109. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p82

Edição

Seção

Artigos