ARGUMENTAÇÃO E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO EM SALA DE AULA DE FÍSICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p462

Palabras clave:

Argumentação, Metacognição, Ensino de Física, ABP, Pensamento Crítico-Reflexivo

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo analisar o impacto que a interface entre a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a argumentação pode desempenhar para a promoção da construção do conhecimento no componente curricular de Física, em uma sala de aula regular do Ensino Médio. Tomamos como foco de análise as interações dialógicas entre aluno-aluno e aluno-tutor ao longo da resolução de um problema na metodologia ABP, por entendermos que a configuração deste tipo de metodologia favorece o debate crítico e reflexivo de ideias, característico de um funcionamento metacognitivo. Os resultados apontam indícios de que a metodologia ABP é propícia ao desenvolvimento de ações discursivas que garantem a argumentação, desde que o tutor tenha conhecimento das mesmas e as utilize intencionalmente para manejar as discussões. Além disso, foi compreendido que os movimentos discursivos característicos da argumentação denotam um interessante potencial para o desenvolvimento da função metacognitiva autorreguladora de monitoramento do pensamento em um processo de ensino e de aprendizagem na Física, favorecendo, pois, o exercício do pensamento crítico e reflexivo.

Citas

Borochovicius, E., & Tortella, J. C. B. (2014). Aprendizagem baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio, Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 22(83), 263-294. https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000200002

MEC – Ministério da Educação e do Desporto. (2000). Parâmetros curriculares nacionais. Ensino Médio Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília, DF: MEC/SEMTEC. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf

MEC – Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Curricular Comum Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasil, DF: MEC/SEMTEC. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc-etapa-ensino-medio

Chabrol, C. (1994). Discours du travail social et pragmatique. Paris, France: Presses Universitaires de France.

De Chiaro, S., & Leitão, S. (2005). O papel do professor na construção discursiva da argumentação em sala de aula. Psicologia: Reflexão e Crítica, 18(3), 350-357. https://doi.org/10.1590/S0102-79722005000300009

De Chiaro, S. (2006). Argumentação em sala de aula: um caminho para o desenvolvimento da auto-regulação do pensamento. (Tese de doutorado). Programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva.CFCH, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE. Recuperado de https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8389

De Chiaro, S. (2015) O barulho interior de um aluno em silêncio: o desenvolvimento metacognitivo de alunos calados em situações de argumentação em sala de aula. In S. De Chiaro & C. E. Monteiro (Eds.), Formação de professores: múltiplos olhares (pp. 139-163). Recife: Editora UFPE. https://doi.org/10.1590/1983-21172020210135

De Chiaro. S. & Aquino, K. A. da S. (2017). Argumentação na sala de aula e seu potencial metacognitivo como caminho para um enfoque CTS no ensino de química: uma proposta analítica. Educação e Pesquisa, 43(2), 411-426. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201704158018

Duarte, J. O. M. (2017). Física: Livro do professor - Revista e atualizada para 2018. Sistema Ari de Sá de Ensino, 1(3), 54-58.

Erduran, S., & Jiménez-Aleixandre, M. P. (2008). Argumentation in Science Education: Perspectives from Classroom-Based Research. Dordrecht, Netherlands: Springer.

Fischer, S.C., & Spiker, V.A. (2000). Application of a theory of critical thinking to Army command and control. Alexandria, VA: US Army Research for the Behavioral and Social Sciences.

Flavell, J. H. (1979) Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive developmental inquiry. American Psychologist, 34(10), 906-911. https://doi.org/10.1037/0003-066X.34.10.906

Halpern, D. F. (2014). Thought and knowledge: an introduction to critical thinking (5th edition). New York, United Sates of America: Psychology Press. https://doi.org/10.4324/9781315885278

Jiménez-Aleixandre, M. P., & Brocos, P. (2015). Desafios Metodológicos na Pesquisa da Argumentação em Ensino de Ciências. Revista Ensaio, 17(n. esp.), 139-159. https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s08

Karpicke. J. D., & Blunt, J, R. (2011). Metacognitive strategies in student learning: Do students practice retrieval when they study on their own? Memory, 19(4), 449-457. https://doi.org/10.1080/09658210802647009

Koch, I.V. (2000). A interação pela linguagem. (5a ed.) São Paulo, SP. Contexto.

Kuhn, D. (2005). Education for thinking. Harvard Educational Review, 75(2), 109-128.

Kuhn, D. (2010) Teaching and Learning Science as Argument. Science Education, 94(5), 810-824. https://doi.org/10.1002/sce.20395

Kuhn, D. (2021). Metacognition matters in many ways. Educational Psychologist, 46(4), 221-228. https://doi.org/10.1080/00461520.2021.1988603

Leitão, S. (2007). Processos de construção do conhecimento: a argumentação em foco. Pro-posições, 18(3), 75–92. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643529

Leitão, S. (2008). La dimensión epistémica de la argumentación. In E. Kronmüller, & C. Cornejo (Eds.), Ciencias de la mente: aproximaciones desde Latinoamerica (pp. 89-119). Santiago, Chile: J. C. Sáez. https://doi.org/10.1590/1516-731320160040005

Leitão, S. (2011). O lugar da argumentação na construção do conhecimento em sala de aula. In S. Leitão, & M. C. Damianovic (Eds.). Argumentação na escola: o conhecimento em construção (pp. 13-46). Campinas, SP: Pontes Editores.

Ludke, M., & André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: Pedagógica e Universitária. Recuperado de https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/2431625/mod_resource/content/1/Pesquisa%20em%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Abordagens%20Qualitativas%20vf.pdf

Majid, S., & Javed, U. (2014). Metacognitive awareness and academic achievement in college students. Journal of Educational and Social Research, 4(5), 123-131. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2020.e04192

Marcuschi, L. A. (1999). Análise da Conversação. (5a ed.) São Paulo, SP. Ática.

Ribeiro, L. R. C., & Mizukami, M. G. N. (2004). Uma Implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) na Pós-Graduação em Engenharia sob a Ótica dos Alunos. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, 25, 89-102. Recuperado de https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2353/TeseLRCR.pdf?sequenc

Sakai, M. H., & Lima, G.Z. (1996). PBL: uma visão geral do método. Olho Mágico, 2(5), 1-29.

Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. (2013). Ações e indicadores da construção do argumento em aula de Ciências. Ensaio, Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), 15(2), 169-189. https://doi.org/10.1590/1983-21172013150211

Silva, A. C., & De Chiaro, S. (2018). O impacto da interface entre a aprendizagem baseada em problemas e a argumentação na construção do conhecimento. Química Nova na Escola, 37(1), 19-26. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p82

Tibério, I. D. F. C., Atta, J. A., & Lichtenstein, A. (2003). O aprendizado baseado em problemas-PBL. Revista de Medicina, 82(1-4), 78-80. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v82i1-4p78-80

Van Eemeren, F. H., & Grootendorst, R. (2004). A systematic theory of argumentation: The pragma-dialectical approach. Cambridge: Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9780511616389

Vygotsky, L. S. (1993). Pensamento e Linguagem. (2a ed.) São Paulo, SP: Martins Fontes.

Zimmermann, B. J. (2018). Metacognition in educational theory and practice. New York, United States of America: Routledge.

Zimmermann, B. J. (2019). Theories of self-regulated learning and academic achievement: An overview and analysis. In K. R. Wentzel, & D. B. Miele (Eds.), Handbook of motivation at school (2nd ed.) (pp. 71-88) New York, United States of America: Routledge.

Publicado

2023-09-05

Cómo citar

Correia de Almeida, J., & De Chiaro, S. (2023). ARGUMENTAÇÃO E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO EM SALA DE AULA DE FÍSICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 28(2), 462–483. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p462