PERCEPÇÃO DOS MEDIADORES DE ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NÃO FORMAL SOBRE SEUS CONHECIMENTOS NAS DIFERENTES ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Autores

  • Natália Candido Vendrasco Pontificia Universidad Católica de Chile https://orcid.org/0000-0003-3932-2579
  • Ainoa Marzàbal Pontificia Universidad Católica de Chile

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p308

Palavras-chave:

Educação científica não formal, mediadores, conhecimento profissional, práticas de mediação, desenvolvimento profissional

Resumo

A contribuição dos espaços de educação científica não formal para a melhoria do interesse e compreensão das ciências por parte dos visitantes depende, sobretudo, da mediação entre a exposição e o público realizada por mediadores[1]. A mediação de visitas guiadas é uma tarefa complexa que exige a mobilização de diferentes tipos de conhecimentos dos mediadores, que moldam as suas práticas educativas e, consequentemente, a experiência dos visitantes. Por isso, este trabalho buscou caracterizar as percepções dos mediadores de museus e centros de ciências, aquários, jardins botânicos e zoológicos brasileiros sobre seus conhecimentos. Para atingir esse objetivo, um questionário de percepção de conhecimentos foi aplicado com 78 mediadores de diferentes espaços educativos brasileiros. Isso nos permitiu caracterizar suas percepções do conhecimento do conteúdo, do contexto, dos visitantes e sua aprendizagem, e das estratégias de facilitação, reconhecendo diferenças nessas percepções de acordo com os anos de experiência do mediador. Da mesma forma, permitiu reconhecer três etapas de desenvolvimento profissional dos mediadores (inserção, estabilização e diversificação), discutir as diferentes necessidades formativas em cada uma delas e o seu potencial impacto nas práticas educativas dos mediadores.   [1] Existe uma vasta gama de termos que se referem à mediação humana na educação não formal e não existe uma abordagem única sobre o que significa o seu papel (Daza-Caicedo et al., 2020; Specht & Loreit, 2021) Neste trabalho, se referirá a mediadores e educadores como aqueles profissionais voluntários ou contratados pelo espaço que realizam as visitas guiadas dos grupos  

Biografia do Autor

Natália Candido Vendrasco, Pontificia Universidad Católica de Chile

Natália Cândido Vendrasco é mestre em Ensino de Ciências e doutoranda em Educação na Pontificia Universidad Católica de Chile. Durante os últimos 10 anos, ela trabalhou como educadora em vários contextos de educação científica formal e não formal no Brasil e no Chile e como formadora de professores em diferentes universidades. Atualmente é acadêmica da Pontificia Universidad Católica de Chile.

Ainoa Marzàbal, Pontificia Universidad Católica de Chile

Ainoa Marzábal Blancafort é doutora em Educação em Ciências. Sua área de interesse se concentra em práticas discursivas e educação científica baseada em modelagem. Atualmente é acadêmica da Pontificia Universidad Católica de Chile.

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Publicado

2023-09-05

Como Citar

Candido Vendrasco, N., & Marzàbal, A. (2023). PERCEPÇÃO DOS MEDIADORES DE ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NÃO FORMAL SOBRE SEUS CONHECIMENTOS NAS DIFERENTES ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. Investigações Em Ensino De Ciências, 28(2), 308–331. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p308

Edição

Seção

Artigos