REDE SOCIAL INSTAGRAM E A TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA: ANÁLISE DE IMAGENS COM CONTEÚDOS QUÍMICOS DE PERFIL EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p292

Palavras-chave:

Instagram, TCAM, Imagens, Aprendizagem Química

Resumo

As imagens, em suas diversas formas de representação, atuam como promotoras de significados sociais, políticos e educacionais. No âmbito escolar, são amplamente utilizadas na abordagem de conteúdos, visando colaborar na compreensão de conceitos ao estudante. Todavia, em muitos casos, isso tem implicado em vicissitudes na forma como elas são apresentadas em sala de aula. O docente quando do uso de ilustrações presentes em livros, tecnologias e multimídias necessitam de critérios que possam ajudá-los a melhorar o desenvolvimento de sua prática, propiciando a disseminação adequada do conhecimento. Este estudo qualitativo-descritivo, objetivou analisar os princípios multimidiáticos no ensino-aprendizagem em Química, em imagens postadas em um perfil educacional do Instagram. Para isso, foi selecionado um perfil que abordava e discutia sobre conteúdos químicos, a partir de imagens estáticas sobre ligações químicas. As ilustrações foram classificadas e posteriormente analisadas, tendo como base os Princípios de Coerência, Contiguidade Espacial e Sinalização, relacionados à Carga de Redução de Processamento Estranho, da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia. A Contiguidade Espacial se apresentou satisfatória, seguindo a relação de proximidade entre texto e imagem. Já o Princípio da Sinalização e da Coerência precisam ser mais delineados, no tocante à presença de elementos que podem provocar compreensões equivocadas/inapropriadas sobre os conceitos químicos. As postagens em Rede Social como o Instagram podem auxiliar na aprendizagem de conteúdos escolares, mas é imprescindível o cuidado no processo de elaboração e de inserção, visando colaborar com o ensino.

Biografia do Autor

Yrailma Katharine de Sousa, UFRPE

Doutoranda em Ensino de Ciências pela UFRPE, Mestra em Educação em Ciências e Matemática (área de concentração Metodologias e Práticas de Ensino de Ciências e Matemática) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Graduada em Licenciatura em Química pela mesma instituição. Trabalha como Professora de Química no Ensino Médio de rede pública da cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE. Integra o Núcleo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem Baseados na Resolução de Problemas (NuPeABRP); Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica (GPEHCC) e o Grupo de fomento à práxis em Ensino, Pesquisa e Extensão em Química e Ciências afins (GEPEQC), atuando nas linhas de pesquisa: Resolução de Problemas; Mapas Conceituais e Metodologias e Práticas de Ensino de Ciências da Natureza.

Karla Jeane Vilela de Oliveira, UFRPE

Doutoranda no Programa de Pós- Graduação em Ensino das Ciências- PPGEC- UFRPE. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática -PPGECM da UFPE, Centro Acadêmico do Agreste- CAA, na linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática. Concluiu o curso de Aperfeiçoamento em Gestão Escolar, obtendo a certificação ocupacional para as funções de representação de diretor escolar e diretor adjunto. da Rede Estadual de Pernambuco (2012). É especialista em Programação do Ensino de Biologia pela Universidade de Pernambuco (2007). Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Biologia pela Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim (2005). Participa dos grupos de pesquisa: Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências LAPEC/ UFRPE, Laboratório em Pesquisa de Políticas Públicas, Currículo e Docência- LAPPUC e do Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias- GPEPPIT ambos da UFPE/CNPq. Também colabora com o Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica - GPEHCC/UFPE. 

Tais de Oliveira Silva, UFRPE

Doutoranda pelo programa de Pós- Graduação de Ensino de Ciências - PPGEC/UFRPE. Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências e Matemática-PPGCM/UFPE, Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Pesquisadora nas áreas de argumentação, história em quadrinhos, ensino de Ciências, ensino de Química. Atua no Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica e no Núcleo de Pesquisa da Argumentação. 

Ricardo Ferreira das Neves, UFRPE

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela UFRPE (2001), Especialização em Zoologia pela UFRPE (2002), Mestrado em Ensino de Ciências pela UFRPE (2006) e Doutorado em Ensino das Ciências e Matemática pela UFRPE (2015). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)/Centro Acadêmico de Vitória (CAV), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, nas disciplinas de Metodologia do Ensino da Biologia e Estágio do Ensino da Biologia. Professor Permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor Coordenador do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPQ - Imagem, Cognição e Ensino de Ciências Naturais (ICEN). Atua na linha de construção de conceitos e significados, versando sobre Ensino de Biologia, Uso de Imagens e Multimídias, Sequencias de Ensino-Aprendizagem e as Ferramentas de Design.

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Publicado

2023-09-05

Como Citar

Sousa, Y. K. de, de Oliveira, K. J. V., Silva, T. de O., & Ferreira das Neves, R. (2023). REDE SOCIAL INSTAGRAM E A TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA: ANÁLISE DE IMAGENS COM CONTEÚDOS QUÍMICOS DE PERFIL EDUCACIONAL. Investigações Em Ensino De Ciências, 28(2), 292–307. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p292

Edição

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Artigos