REDE SOCIAL INSTAGRAM E A TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA: ANÁLISE DE IMAGENS COM CONTEÚDOS QUÍMICOS DE PERFIL EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p292Palavras-chave:
Instagram, TCAM, Imagens, Aprendizagem QuímicaResumo
As imagens, em suas diversas formas de representação, atuam como promotoras de significados sociais, políticos e educacionais. No âmbito escolar, são amplamente utilizadas na abordagem de conteúdos, visando colaborar na compreensão de conceitos ao estudante. Todavia, em muitos casos, isso tem implicado em vicissitudes na forma como elas são apresentadas em sala de aula. O docente quando do uso de ilustrações presentes em livros, tecnologias e multimídias necessitam de critérios que possam ajudá-los a melhorar o desenvolvimento de sua prática, propiciando a disseminação adequada do conhecimento. Este estudo qualitativo-descritivo, objetivou analisar os princípios multimidiáticos no ensino-aprendizagem em Química, em imagens postadas em um perfil educacional do Instagram. Para isso, foi selecionado um perfil que abordava e discutia sobre conteúdos químicos, a partir de imagens estáticas sobre ligações químicas. As ilustrações foram classificadas e posteriormente analisadas, tendo como base os Princípios de Coerência, Contiguidade Espacial e Sinalização, relacionados à Carga de Redução de Processamento Estranho, da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia. A Contiguidade Espacial se apresentou satisfatória, seguindo a relação de proximidade entre texto e imagem. Já o Princípio da Sinalização e da Coerência precisam ser mais delineados, no tocante à presença de elementos que podem provocar compreensões equivocadas/inapropriadas sobre os conceitos químicos. As postagens em Rede Social como o Instagram podem auxiliar na aprendizagem de conteúdos escolares, mas é imprescindível o cuidado no processo de elaboração e de inserção, visando colaborar com o ensino.Referências
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