PERFIL SOCIOFORMATIVO DOS ORIENTADORES, HETEROGENEIDADE E HIERARQUIA SOCIAL NA ÁREA DE ENSINO DA CAPES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p421

Palavras-chave:

Área de Ensino, Sociologia da ciência bourdiana, Análise de Correspondências Múltiplas, Orientadores de pesquisas acadêmicas.

Resumo

A formação e atuação do orientador é um tema pouco estudado, porém cada vez mais discutido diante de relatos de dificuldades vivenciadas na pós-graduação. Entendemos que essa atuação dos orientadores não pode ser isolada do contexto de sua área de pesquisa. A área de Ensino, criada em 2010, reflete diversos agrupamentos temáticos e carrega uma polêmica associada ao momento de sua criação agrupando áreas de pesquisa que antes eram independentes. A sociologia da ciência de Bourdieu nos permite estudar esses temas e avançar no seu entendimento. Neste artigo, contribuímos para a compreensão da configuração da área de Ensino, por meio da investigação do perfil socioformativo de aproximadamente 530 orientadores que a compõem, apontando para heterogeneidades e hierarquias sociais entre esses agentes. Os dados desse estudo foram coletados por meio de um questionário online e foram tratados estatisticamente por Análise de Correspondências Múltiplas. Nossos resultados evidenciam perfis muito distintos em relação ao capital cultural e econômico dos orientadores, bem como a condição que eles tiveram para se formar como pesquisadores. Questionamos a implicação desses resultados para a área da CAPES que trata como um único grupo orientadores com perfis tão distintos.

Referências

Alves, V. M., Espindola, I., C. P., & Bianchetti, L. (2012). A relação orientador- orientando na pós-graduação strictu sensu no Brasil: a autonomia dos discentes em discussão. Revista Educação em Questão, 43(29), 135-156. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4071

Alves, K. S. G. (2016). A didática das ciências no Brasil: Um olhar sobre uma década (2003- 2012). (Tese de doutorado em Educação em Ciências). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Recuperado de https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/151302

Ávila, P. (1997). A distribuição do capital científico: diversidade interna e permeabilidade externa no campo científico. Sociologia: problemas e práticas, 25, 9-49. Recuperado de https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/810/1/1.pdf

Carvalho, H. (2017). Análise Multivariada de Dados Qualitativos: utilização da Análise de Correspondências Múltiplas com o SPSS. (2a. ed.). Lisboa, Portugal: Edições Silabo.

Bianchetti, L., & Quartiero, E. M. (2010). Researchers under pressure: a comparative study of the new forms of producing, advising and transmiting knowledge in Brazil and the European Union. European Educational Resarch Journal, 9(4), 498- 509. https://doi.org/10.2304/eerj.2010.9.4.498

Borges-Andrade, J. E. (2003). Em busca do conceito de linha de pesquisa. Revista de Administração Contemporânea, 7(2), 157-170. https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000200009

Bourdieu, P. (1983a). Algumas propriedades dos campos. In P. Bourdieu (Ed.). Questo?es de Sociologia. (pp. 89-94). Rio de Janeiro, RJ: Marco Zero.

Bourdieu, P. (1983b) O campo científico. In R. Ortiz (Org.) Pierre Bourdieu: sociologia. (pp. 122-155). São Paulo, SP: Ática.

Bourdieu, P. (2001). Science de la science et réflexivité. Paris, França: Raison d’Agir Éditions.

Bourdieu, P. (2004). Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo, SP: UNESP.

Bourdieu, P. (2005a). Esboço de auto-análise. São Paulo, SP: Companhia das Letras.

Bourdieu, P. (2005b.). Homo academicus. Paris, França: Les Éditions de Minuit.

Bourdieu, P. (2007). A distinc?a?o: cri?tica social do julgamento. Sa?o Paulo, SP: EDUSP.

Brasil. (2016) Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Avaliação. Documento de área: ensino. Recuperado de https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/480/o/DOCUMENTO_DE_AREA_ENSINO_2016_final.pdf

Brasil. (2017). Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Avaliação. Relatório de Avaliação: ensino. Recuperado de https://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/relatorios-finais-quadrienal-2017/20122017-ENSINO-quadrienal.pdf Acesso em 25 out. 2019.

Feres, G. G. A pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: um leitura a partir da teoria de Bourdieu. (Tese de doutorado). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Campus de Bauru, SP. Recuperado de https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/102050/feres_gg_dr_bauru.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Gopaul, B. (2015). Inequality and doctoral education: exploring the “rules” of doctoral study through Bourdieu’s notion of field. Higher Education, 70, 73-88. https://doi.org/10.1007/s10734-014-9824-z

Hey, A. P. (2007). Bourdieu episte?mico-pra?tico: o espac?o de produc?a?o acade?mica em Educac?a?o Superior no Brasil. Educac?a?o & Linguagem, 16, 86-105. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1043/el.v10n16p86-105

Hey, A. P. (2008). Esboço de uma sociologia do campo acadêmico: a educação superior no Brasil. São Carlos, SP: Edufscar.

Jesuíno, J. C. (1995) (Coord.) A comunidade científica portuguesa nos finais do século XX. Oeiras, Portugal: Celta.

Lahire, B. (2002) Reprodução ou prolongamentos críticos? Educação & Sociedade, 23(78), 37-55. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000200004

Le Roux, B., & Lebaron, F. (2015) Idées-clefs de l’analyse géometrique des données. In F. Lebaron & B. Le Roux. La méthodologie de Pierre Bourdieu en action: espace culturel, espace social et analyse de données. (pp. 3-20). Paris, França: Dunod.

Lima Junior, P., Silveira, F. L. da, Ostermann, F., & Pinheiro, N. C. (2015). A Fi?sica como uma construc?a?o cultural arbitra?ria: Um exemplo da controve?rsia sobre o status ontolo?gico das forc?as inerciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educac?a?o em Cie?ncias, 15(1), 195-217. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4308

Massi, L., & Giordan, M. (2017). Formação do orientador de pesquisas acadêmicas: um estudo bibliográfico nacional e internacional. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 14, 1-19. https://doi.org/10.21713/2358-2332.2017.v14.1375

McCallin, A., & Nayar, S. (2012). Postgraduate research supervision: a critical review of current practice. Teaching in Higher Education, 17(1), 63–74. https://doi.org/10.1080/13562517.2011.590979

Ramos, C. R., & Silva, J. A. (2014). A emergência da área de ensino de ciências e matemática da Capes enquanto comunidade científica: um estudo documental. Investigações em Ensino de Ciências, 19(2), 363-380. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/84/59

Schnetlzer, R. P., & Souza, T. A. (2018). O desenvolvimento da pesquisa em educação e o seu reconhecimento no campo científico da química. Educação Química en Punto de Vista, 2(1), 1-19. http://dx.doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1049

Valadão, D. L. Apropriação da perspectiva teórica de Bourdieu na pesquisa em educação em ciências: uma revisão bibliográfica. (Dissertação de mestrado.). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG. Recuperado de http://www.ufjf.br/ppge/files/2018/06/Dissertação-final-Dirlene-L-Valadão.pdf

Villani, A., Dias, V. S., & Valadares, J. M. (2010). The development of science education research in Brazil and contributions from the history and philosophy of science. International Journal of Science Education, 32(7), 907-937. http://dx.doi.org/10.1080/09500690902855711

Villani, A. & Mattos, C. (2011). Editorial. Revista Brasileira de Pesquisa em Educac?a?o em Cie?ncias, 11(3), 7-8. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4205/2770

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Massi, L., Carvalho, H., & Giordan, M. (2020). PERFIL SOCIOFORMATIVO DOS ORIENTADORES, HETEROGENEIDADE E HIERARQUIA SOCIAL NA ÁREA DE ENSINO DA CAPES. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(1), 421–432. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p421

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>