PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES BRASILEIROS SOBRE MEIO AMBIENTE

Autores

  • Marcia Borin da Cunha Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste/NECTO Rua da Faculdade, 645, CEP: 85903-000, Toledo – PR
  • Olga Maria Schimidt Ritter Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste/NECTO Rua da Faculdade, 645, CEP: 85903-000, Toledo – PR
  • Angela Camila Pinto Duncke Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Bloco E, CEP: 21941-909, Rio de Janeiro – RJ
  • Raquel Roberta Bertoldo Universidade de São Paulo – USP/Lapeq Av. da Universidade, 308, Bloco B, CEP: 05508-900, São Paulo – SP
  • Marcelo Giordan Universidade de São Paulo – USP/Lapeq Av. da Universidade, 308, Bloco B, CEP: 05508-900, São Paulo – SP

Palavras-chave:

Percepção de C&T, meio ambiente, Ensino Médio

Resumo

Durante 2010 e 2011 realizamos uma pesquisa nacional sobre percepções de Ciência e Tecnologia (C&T) dos estudantes brasileiros, cuja finalidade principal foi interpretar o papel da escola na formação da cultura científica. A pesquisa ocorreu por amostragem em escolas públicas das cinco regiões (quatro em cada região, totalizando vinte escolas), em duas etapas: uma quantitativa e outra qualitativa. A etapa quantitativa, que contou com a participação de 1.034 estudantes, utilizou um questionário autoexplicativo como forma de instrumento de coleta de dados, relacionando as experiências, interesses, atitudes, escolhas e percepções sobre C&T. Na etapa qualitativa, participaram 338 estudantes, onde, por meio de discussão em grupo focal, foi possível observar as opiniões dos pesquisados e ampliar o entendimento dos dados coletados na etapa quantitativa. Neste trabalho apresentaremos as análises relacionadas somente às percepções que os estudantes de Ensino Médio têm sobre o tema meio ambiente.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

da Cunha, M. B., Ritter, O. M. S., Duncke, A. C. P., Bertoldo, R. R., & Giordan, M. (2014). PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES BRASILEIROS SOBRE MEIO AMBIENTE. Investigações Em Ensino De Ciências, 19(3), 505–515. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/67

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)