PERFIL SOCIOFORMATIVO DOS ORIENTADORES, HETEROGENEIDADE E HIERARQUIA SOCIAL NA ÁREA DE ENSINO DA CAPES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p421

Palavras-chave:

Área de Ensino, Sociologia da ciência bourdiana, Análise de Correspondências Múltiplas, Orientadores de pesquisas acadêmicas.

Resumo

A formação e atuação do orientador é um tema pouco estudado, porém cada vez mais discutido diante de relatos de dificuldades vivenciadas na pós-graduação. Entendemos que essa atuação dos orientadores não pode ser isolada do contexto de sua área de pesquisa. A área de Ensino, criada em 2010, reflete diversos agrupamentos temáticos e carrega uma polêmica associada ao momento de sua criação agrupando áreas de pesquisa que antes eram independentes. A sociologia da ciência de Bourdieu nos permite estudar esses temas e avançar no seu entendimento. Neste artigo, contribuímos para a compreensão da configuração da área de Ensino, por meio da investigação do perfil socioformativo de aproximadamente 530 orientadores que a compõem, apontando para heterogeneidades e hierarquias sociais entre esses agentes. Os dados desse estudo foram coletados por meio de um questionário online e foram tratados estatisticamente por Análise de Correspondências Múltiplas. Nossos resultados evidenciam perfis muito distintos em relação ao capital cultural e econômico dos orientadores, bem como a condição que eles tiveram para se formar como pesquisadores. Questionamos a implicação desses resultados para a área da CAPES que trata como um único grupo orientadores com perfis tão distintos.

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

Massi, L., Carvalho, H., & Giordan, M. (2020). PERFIL SOCIOFORMATIVO DOS ORIENTADORES, HETEROGENEIDADE E HIERARQUIA SOCIAL NA ÁREA DE ENSINO DA CAPES. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(1), 421–432. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p421

Edição

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Artigos